Depois do Feirense-GD Chaves ter sido cancelado com os jogadores já em pleno relvado, na sexta-feira, devido a casos positivos de Covid-19 nos transmontanos, e o Académico de Viseu-Académica deste sábado ter sido também adiado, ambos para a Segunda Liga, a Liga Portuguesa de Futebol Profissional veio a público reagir após uma reunião de emergência com os clubes. O organismo defende que é “imperativo” manter a orientação de que um caso positivo não faça com que o isolamento coletivo das equipas seja obrigatório, pois as competições não podem parar. A Liga reforçou ainda a importância do “cumprimento escrupuloso do código de conduta e a relevância para um critério uniforme em articulação com os respetivos delegados regionais de saúde”. Para segunda-feira ficou agendada uma reunião com António Lacerda Sales, o Secretário de Estado da Saúde.
Ora, o plantel do Chaves está neste momento em confinamento, enquanto é realizada uma avaliação de risco. Gustavo Martins-Coelho, delegado de saúde da Unidade de Saúde Pública do Alto Tâmega e Barroso explicou que a estrutura do clube está isolada “até que seja concluída a avaliação de risco. Depois de esta estar concluída, será determinado quantos elementos da estrutura terão de se manter em isolamento e quando serão realizados novos testes à covid-19”, disse em declarações à Lusa.
Já nesta noite, a Autoridade de Saúde do ACES Alto Tâmega e Barroso deu conta de que tomou conhecimento de um jantar de convívio do plantel e a equipa técnica do Chaves apenas às 18h34, a menos de hora e meia do arranque previsto do jogo entre os flavienses e o Feirense. “A autoridade de saúde local tomou conhecimento que o plantel e respetiva equipa técnica participaram num jantar convívio, organizado pelo Desportivo de Chaves, em pleno período de infeciosidade dos casos confirmados identificados”, destaca o comunicado da ARS do Norte sem precisar quando aconteceu esse jantar”, pode ler-se no comunicado da ARS Norte, que junto com as autoridades de saúde local, regional e nacional, decidiram a “determinação de medidas cautelares que inviabilizavam a participação do referido clube no jogo do campeonato de futebol. Esta decisão foi comunicada ao responsável médico do Desportivo de Chaves, pelas 19 horas desse mesmo dia”, concluiu.
Durante a tarde, Sónia Carneiro, diretora executiva da Liga, salientou que o desporto rei não pode parar, assim como o país. “A regra que estava definida é que os casos positivos eram isolados e todos os demais continuavam a atividade – é o que está escrito na norma 36 da DGS – e ontem fomos surpreendidos por uma decisão regional distinta desta que indicou que todos os jogadores do Chaves deviam ir para quarentena”, afirmou a dirigente em declarações à SIC. Sónia Carneiro explicou também o desentendimento na origem do cancelamento do Feirense-Chaves. “Da parte da manhã foram identificado os casos positivos e foram logo colocados em isolamento. A Liga foi notificada às 20h24 num email a dizer que os jogadores tinham de ir para o isolamento, e o jogo estava marcado para as 20 horas… Às 19h55 chegou-nos a informação de que a decisão da manhã do diretor regional de saúde de Chaves em isolar só aqueles jogadores, afinal, se tinha alterado.”
Em Inglaterra não houve cancelamentos e a bola voltou a rolar na Premier League com a primeira jornada a começar neste sábado. O campeão Liverpool FC venceu o recém-promovido Leeds United por 4-3 num jogo de loucos que viu três recuperações de desvantagem. Já o Arsenal também entrou com o pé direito ao ganhar por 3-0 na deslocação ao reduto do Fulham FC. Veja aqui todos os golos, assim como do triunfo do Crystal Palace sobre o Southampton FC (1-0) e do Newcastle United perante o West Ham por 2-0.
Em Espanha, o Granada CF dos portugueses Rui Silva, Domingos Duarte e João Costa entrou da melhor forma no campeonato ao ganhar por 2-0 na receção ao Athletic Bilbau. Já o Cádiz CF não teve o melhor dos regressos ao principal escalão, ao perder por dois golos sem resposta frente ao Osasuna. Pode ver aqui a ação do dia no país vizinho.

Na Liga Francesa, o AS Saint-Étienne subiu à liderança provisória com um triunfo por 2-0 diante do RC Estrasburgo, lanterna vermelha da competição. Destaque ainda para um duelo de portugueses, no qual o Montpellier HSC de Pedro Mendes levou a melhor sobre o OGC Nice de Rony Lopes (3-1), golos para ver aqui.
Por cá, este sábado foi dia do habitual Q&A semanal com o António Tadeia, onde foram respondidas perguntas dos espectadores do Futebol de Verdade, com temas como a seleção, as diferenças entre Ronaldo e Eusébio, mas também a venda dos miúdos do FC Porto, a política desportiva do Benfica, a capacidade do SC Braga e as relações com o Sporting. Uma sessão para ver aqui.
Em Portugal, o FC Porto venceu o Nacional por 2-0 em jogo particular com golos de Sérgio Oliveira e Uribe. Por falar nos azuis e brancos, pode ficar a conhecer neste sábado um dos mais recentes reforços do FC Porto. Evanilson, de 20 anos, chegou do Fluminense para dar mais opções a Sérgio Conceição na frente ataque. O jovem atacante já teve de enfrentar uma tragédia na vida, o falecimento da mãe, e foi aí que ganhou forças para concretizar o sonho que ela tinha para ele. Uma história para ler aqui.
Um dos temas do dia e que tem dado muito que falar em Portugal foi a integração de António Costa, Primeiro-Ministro, e Fernando Medina, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, na comissão de honra da recandidatura de Luís Filipe Vieira à presidência do Benfica, segundo avançou o Expresso. Os respetivos gabinetes confirmaram posteriormente o apoio. João Noronha Lopes e Bruno Costa Carvalho, também assumidos candidatos às eleições de outubro, já vieram a público criticar a situação, assim como outros políticos da esfera nacional. António Costa, por exemplo, recusou comentar o assunto.
Varandas Fernandes, vice-presidente do Benfica, já reagiu à conversa que a comissão de honra de Vieira tem originado e recorreu ao FC Porto como exemplo no que toca a políticos na lista. “Em Portugal, lamentavelmente está instalada uma cultura de suspeição e de hipocrisia, marca dos nossos tempos. Não é por serem políticos, António Costa e Fernando Medina, que estão impedidos de tomar posição na eleição do seu clube. Não deixam de ser cidadãos e neste caso benfiquistas. Devem ser livres de ter as suas opiniões e livres de apoiarem quem serve melhor os interesses do Clube. São dois sócios, entre muitos milhares, do Sport Lisboa e Benfica, nessa condição decidiram integrar a Comissão de Honra de Luís Filipe Vieira. Há uma diferença entre o que aconteceu no Porto e o apoio de António Costa. António Costa não integra qualquer lista à Direcção do Clube, observem a quantidade de políticos no Conselho Superior do FC Porto. Esta perseguição ao Benfica e ao seu Presidente é lamentável e reprovável”, pode ler-se no comunicado de Varandas Fernandes.
Já começa a ganhar destaque o embate entre PAOK e Benfica para a terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões e Abel Ferreira, treinador dos gregos, atribuiu favoritismo aos encarnados, muito pelo investimento feito em transferências. “O Benfica é favorito, investiu muito. Tem jogadores de top e um treinador de top. Tem grande qualidade individual e coletiva, mas acreditamos no nosso potencial. Temos espírito de equipa, os jogadores estão preparados e focados. Temos qualidade e vamos superar-nos para garantir a qualificação”, referiu o técnico português em conferência de imprensa após a vitória na abertura do campeonato grego diante do AEL (1-0). PAOK e Benfica jogam em Salónica na terça-feira a partir das 19h00, numa eliminatória disputada somente a uma mão.

No Sporting, o presidente Frederico Varandas voltou a elogiar os produtos da formação leonina. “É importante defender o jogador formado no Sporting, que tem de saber os valores e as exigências deste clube. Este é o futuro e o caminho”, salientou Varandas à margem de uma cerimónia com Eduardo Quaresma, Nuno Mendes, Tiago Tomás e Joelson Fernandes. Os quatro jovens mereceram palavras do presidente do clube. “É um dia importante para estes jogadores e sobretudo para o Sporting. Este tem de ser o verdadeiro sonho dos jogadores das camadas jovens.”
O Sporting que poderá estar em vias de transferir Acuña para o Sevilha FC. O Record avançou, este sábado, que os leões já chegaram a acordo com os andaluzes para a saída do internacional argentino por 10,5 milhões de euros fixos e ainda dois milhões dependentes de objetivos. A publicação dá ainda conta de que faltam somente questões burocráticas para o negócio ficar concluída. Ainda nenhuma das partes confirmou.
Por cá, dentro de campo houve jogo da Segunda Liga que não foi alvo de cancelamento este sábado. O Vizela regressou ao segundo escalão com uma vitória por 2-1 sobre a UD Oliveirense. Na Liga Revelação, Benfica e Belenenses SAD empataram sem golos, o Cova da Piedade bateu o Sporting por 2-1, o Estoril Praia venceu o Portimonense por 3-1 e o SC Braga ganhou 2-1 à Académica.
Em Barcelona, Trincão fez o primeiro jogo pelo FC Barcelona num particular contra o Gimnástic, que teve Messi na primeira convocatória de Ronald Koeman. Ao invés, Suárez ficou de fora dos eleitos do treinador holandês, o que alimenta ainda mais os rumores que dão conta da eventual saída do avançado uruguaio, muito provavelmente para a Juventus. No que toca ao jogo, os catalães venceram o Gimnástic por 3-1. Messi foi titular, enquanto Trincão e Nélson Semedo entraram no início do segundo tempo.

Este sábado foi dia de Taça na Alemanha e com André Silva em destaque. O internacional português marcou no triunfo do Eintracht Frankfurt frente ao TSV Munique por 2-1, com o outro golo a ser de Bas Dost. Este dia de primeira ronda da competição não contou com grandes surpresas: o RB Leipzig foi até Nuremberga vencer por 3-0; o Borussia Mönchengladbach goleou por 8-0 o Oberneuland; o VfL Wolfsburgo bateu o Union Füstenwalde por 4-1; e o Colónia ganhou por 6-0 ao VSG Altglienicke.
Comentários 1