O mercado de inverno é pouco propício a lucros avultados em transferências para os clubes portugueses. Tem sido assim a tendência ao longo das últimas épocas. Como seria de esperar, as principais aquisições de jogadores no futebol são levadas a cabo em pleno verão e na passagem de uma temporada para outra. No entanto, há exceções: embora o mercado que ontem abriu ande em baixa, também já se verificaram algumas transferências de elevadas proporções em pleno mês de janeiro no estrangeiro. Na Liga Portuguesa contam-se somente dez jogadores vendidos acima dos dez milhões de euros nos mercados de inverno desde 2009. O Benfica é o clube que mais tem lucrado por cá nesta altura do ano, mas a maior venda até foi feita fora dos três grandes.
Basta recuar até ao ano passado para encontrar a maior venda efetuada durante o mercado de inverno no campeonato português das últimas dez temporadas. O mais curioso é que não foi de um jogador dos três grandes, mas sim do Portimonense. Trata-se de Nakajima, que jogava então na equipa algarvia, e foi adquirido pelo Al Duhail (Catar) a troco de 35 milhões de euros. Poucos meses mais tarde, o internacional nipónico rumou ao FC Porto por 12 milhões de euros (dados retirados do portal Transfermarkt).
Também no mercado de inverno de 2019, o Benfica recebeu 19,2 milhões de euros do Guangzhou Evergrande pela aquisição do passe de Talisca, cláusula de compra que estava presente no empréstimo efetuado pelos encarnados aos chineses. Tanto Talisca como Nakajima entram no top-10 de maiores transferências de janeiro em 2019. Em primeiro lugar nesta lista (ver tabela abaixo) surge Pulisic, contratado ao Borussia Dortmund pelo Chelsea por 66 milhões de euros, embora tenha permanecido nos alemães até ao final dessa época. O pódio fica completo com Paulinho (42 milhões) e Paredes (40 milhões).
Top Transferências de Inverno em Portugal
Nakajima
35M
Portimonense – Al Duhail
Gonçalo Guedes
30M
Benfica – PSG
Enzo Pérez
25M
Benfica – Valência
Matic
25M
Benfica – Chelsea
David Luiz
25M
Benfica – Chelsea
Imbula
24,2M
FC Porto – Stoke City
Talisca
19,2M
Benfica – Guangzhou Evergrande
Bernardo Silva
15,7M
Benfica – AS Mónaco
Hélder Costa
15M
Benfica – Wolverhampton WFC
Pizzi
13,5M
SC Braga – Atlético Madrid
2018/2019 (Transferências de Inverno no estrangeiro)
Pulisic
64M
Dortmund – Chelsea
Paulinho
42M
Barcelona – Guangzhou Evergrande
Paredes
40M
Zenit – PSG
Paquetá
38,4M
Flamengo – Milan
Piatek
38M
AS Roma – Milan
Almirón
24M
Atlanta United – Newcastle
Solanke
21,2M
Liverpool – Bournemouth
Jonny Castro Otto
20,5M
Atlético Madrid – Wolverhampton
Hamsik
20M
Nápoles – Dalian Yifang
Haidara
19M
RB Salzburgo – RB Leipzig
Se olharmos novamente para as principais transferências de inverno mais recentes do campeonato português, verifica-se uma grande predominância do Benfica como clube vendedor. Gonçalo Guedes (30 milhões para o Paris Saint-Germain em 2017), Enzo Pérez (25 milhões para o Valência CF em 2015), Matic (25 milhões para o Chelsea em 2014) e David Luiz (25 milhões de euros para o Chelsea em 2011) são alguns dos nomes de cartaz que deixaram os encarnados num qualquer janeiro rumo a outros voos na carreira. O único jogador que se aproxima destes valores é Imbula, transferido do FC Porto para o Stoke City em 2016 por uma quantia de 24,2 milhões.
Relativamente às dez temporadas mais recentes, foi precisamente no mercado de inverno de 2017/18 que se verificaram os valores mais avultados em transferências no estrangeiro. A prova de que o mercado de inverno está em baixa confirma-se com a queda nos preços praticados na última época quando comparada com 2017/18. Como figura de proa surgiu nessa altura Coutinho, que valeu 145 milhões de euros numa operação entre FC Barcelona e Liverpool FC. Como prova de que nem sempre a compra mais cara acaba por ser a que mais rende, a passagem do internacional canarinho pela Catalunha não correu às mil maravilhas e culminou com o recente empréstimo ao Bayern Munique.
Outro dos principais nomes a trocar de camisola em janeiro de 2018 foi Van Dijk, agora campeão do mundo de clubes pelo Liverpool. O central holandês deixou o Southampton a troco de 84,6 milhões de euros, o que fez dele o defesa mais caro da história do desporto rei. Foi, de facto, no futebol inglês que se vislumbrou o maior investimento nesse inverno com as transferências de Laporte (para o Manchester City por 65 milhões), Aubameyang (para o Arsenal por 63 milhões), Alexis Sánchez (para o Manchester United por 34 milhões), Mkhitaryan (para o Arsenal por 34 milhões) e Lucas Moura (para o Tottenham por 28,4 milhões).
2017/18 (Transferências de Inverno no estrangeiro)
Coutinho
145M
Liverpool – Barcelona
Van Dijk
84,6M
Southampton – Liverpool
Diego Costa
66M
Chelsea – Atlético Madrid
Laporte
65M
Real Sociedad – Man City
Aubameyang
63M
Dortmund – Arsenal
Bakambu
40M
Villarreal – Beijing Guoan
Alexis Sánchez
34M
Arsenal – Man United
Mkhitaryan
34M
Man United – Arsenal
Iñigo Martínez
32M
Real Sociedad – Ath Bilbau
Lucas Moura
28,4M
PSG – Tottenham
A queda do mercado de inverno tem vindo a acentuar-se desde que terminou o vasto investimento levado a cabo pelos clubes chineses, que procuravam reforçar os respetivos plantéis de forma ávida nos primeiros meses do ano civil. Olhemos por exemplo para 2015/16, temporada em que as quatro principais transferências de inverno foram protagonizadas por emblemas da China. Alex Teixeira foi o jogador mais caro, saindo do Shakhtar Donetsk para o Jiangsu Suning a troco de 50 milhões de euros. Jackson Martínez (Guangzhou Evergrande), Ramires (Jiangsu Suning) e Gervinho (Hebei China Fortune) seguiram-lhe o caminho, rumo a salários mais apetecíveis.
Na época seguinte a essa continuava a verificar-se a ‘invasão’ chinesa no mercado de transferências. No início de 2017, o brasileiro Oscar saiu do Chelsea para jogar no Shanghai SIPG, com Witsel a deixar o frio russo para rumar ao Tianjin Quanjian e Ighalo a trocar de camisola entre o Watford FC e o Changchun Yatai.
Abaixo pode verificar, época a época, as principais transferências do mercado de inverno no estrangeiro em anos recentes.
Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Visite a nossa Política de Privacidade.OK