A situação de Bruno Lage no comando técnico do Benfica levou ao surgimento de vários nomes apontados pela imprensa desportiva ao cargo de treinador dos encarnados. O regresso de Jorge Jesus foi abordado como a escolha prioritária de Luís Filipe Vieira e o Flamengo, atual clube do técnico, quebrou o silêncio sem mostrar preocupações com o alegado interesse das águias. “Quando tens um treinador como o Jorge Jesus e um plantel desta qualidade, é normal existir este interesse. Vejo como um elogio ao que estamos a fazer. Acham que as pessoas iam querer outro treinador? Só o Jesus e também iam pensar no Gabigol, no Bruno Henrique, no Arrascaeta, no Aarão. Mas quanto ao assédio, só tenho a dizer que quando a relação é boa, você está de alguma forma blindado. Já sabíamos que ia acontecer e só atesta o esforço que o Flamengo fez para manter o Jorge Jesus”, salientou Luiz Eduardo Baptista, vice-presidente das relações externas do Flamengo, no canal de Youtube de Venê Casagrande. No início de junho, Jesus renovou contrato com o emblema brasileiro até junho de 2021.
Paulo Sousa foi outro dos nomes mencionados principalmente pela imprensa francesa, mas a assessoria do treinador do Girondins Bordéus negou qualquer abordagem efetuada pelos encarnados.
Esta sexta-feira foi tarde/noite de Assembleia Geral na Luz, com o orçamento do Benfica a ser chumbado pelos sócios, ao receber 48,28% dos votos contra (correspondentes a 812 votantes) e 47,79% a favor (640 sócios). Houve ainda 3,93% de abstenções. No total, participaram na Assembleia Geral 1505 associados, o que correspondeu a 37.965 votos. O ponto único da ordem de trabalhos era a votação do orçamento ordinário de exploração, o orçamento de investimentos e o plano de atividades elaborados pela Direção, bem como o parecer do Conselho Fiscal, para o exercício de 2020/2021. Esta reunião magna foi realizada em moldes diferentes do habitual, tendo em conta as normas indicadas pela Direção-Geral da Saúde.
O título de campeão inglês do Liverpool FC, confirmado na quinta-feira, esteve em foco no Último Passe do António Tadeia. Jürgen Klopp não conteve as lágrimas, mas foram as palavras de confiança no futuro do técnico alemão que chamaram a atenção do António Tadeia. Leia aqui o texto. De resto, o fim do jejum de 30 anos sem vencer o campeonato levou os adeptos dos reds para as ruas, mesmo em tempo de pandemia, o que levou a críticas da polícia. “A esmagadora maioria dos fãs reconheceu que agora não é hora de se juntarem para comemorar e escolheu esperar pelo evento comemorativo [mais tarde] em segurança”, referiu Rob Carden, agente da polícia de Merseyside, deixando depois críticas à atitude de “um grande número de pessoas que não aderiu aos regulamentos em vigor”.
Para além da conquista do título pelo Liverpool, o Futebol de Verdade desta sexta-feira contou ainda com a análise do António Tadeia ao dérbi do Minho em que o SC Braga venceu o Vitória SC, assim como a antevisão ao Belenenses SAD-Sporting desta noite e palavras sobre a questão do treinador do Benfica. Veja aqui a mais recente edição do FDV, que vai para o ar, em direto, de segunda a sexta-feira a partir das 12h30, nas redes sociais.
Esta sexta-feira teve o fecho da 28ª jornada da Liga Portuguesa com a vitória do Sporting sobre o Belenenses SAD (3-1), em Oeiras, resultado que recolocou os leões no pódio em detrimento do SC Braga. Jovane bisou e Coates também marcou numa partida em que os azuis até estiveram a vencer. Veja aqui os golos e resumo do jogo.


No rescaldo do triunfo, Rúben Amorim até foi questionado sobre o possível regresso de Jorge Jesus a Portugal, mas o técnico do Sporting deu única e exclusiva importância ao seu trabalho e clube. “[Jesus em Portugal] É indiferente. Sou treinador do Sporting. Espero cá estar para construir um Sporting forte. Estou desejoso de ter adeptos. Estamos a criar uma boa dinâmica, os jovens estão a acreditar, mesmo com problemas de lesões, estamos a criar um bom ambiente. Portanto, não nos interessa muito quem é o treinador das outras equipas”, atirou Amorim na conferência de imprensa.
Do outro lado, Petit considerou que a desvantagem por 3-1 logo ao intervalo não fez justiça àquilo que os jogadores do Belenenses SAD conseguiram dentro de campo. “Tenho de estar orgulhoso pelo que os meus jogadores fizeram. A primeira parte foi injusta pelo que os jogadores fizeram. Entrámos muito bem no jogo, com a equipa a pressionar alto e a não ficar à espera. O Sporting faz três golos, em que há alguma falta de comunicação da nossa equipa e acaba por ditar o jogo com os três golos que faz na primeira parte.”
Em Itália, a Juventus de Cristiano Ronaldo reforçou a liderança do campeonato com um triunfo na receção ao US Lecce por 4-0 e com um golo do internacional português de grande penalidade, para além de duas assistências. Veja aqui todos os golos da partida.
Em Espanha, o Sevilha FC foi surpreendido pelo Real Valladolid na Andaluzia, compromisso que terminou empatado a uma bola. Com esta igualdade, o conjunto de Julen Lopetegui falhou o assalto à terceira posição do campeonato do país vizinho. Veja aqui os lances que marcaram o duelo.
Voltamos a terras lusas e o FC Porto regressou aos treinos nesta sexta-feira com vista à deslocação a Paços de Ferreira, agendada para segunda-feira. Marcano (tratamento em recuperação de intervenção cirúrgica) e Zé Luís (trabalho de ginásio) foram as baixas na sessão matinal orientada por Sérgio Conceição. Para além deles, Nakajima também continua afastado do plantel, mas o clube azul e branco não deu qualquer informação sobre a situação do nipónico. De recordar que Conceição chegou a referir que a situação de Nakajima é tratada pela direção e não a equipa técnica.


O aumento do número de casos positivos de Covid-19 em Lisboa não coloca em causa a fase final da Liga dos Campeões a disputar na capital português a partir de 12 de agosto. Assim o considera Marta Temido, a Ministra da Saúde. “Uma vez mais, gostaríamos que a situação epidemiológica fosse com menor número de casos por dia, ainda que seja com o número que todos conhecemos. Mas a situação está controlada e implica medidas como as que tomámos em conselho de ministros. É uma situação que estamos a acompanhar e não vemos motivo para que qualquer uma das atividades previstas para um tempo mais dilatado possa sofrer alterações”, referiu Marta Temido em conferência de imprensa, quando questionada sobre o evento a decorrer em Lisboa.
Já a UEFA também mantém a confiança em Lisboa para a Champions e não está a elaborar uma estratégia secundária, neste momento. “A UEFA tem estado em permanente contacto com a Federação Portuguesa de Futebol, bem como com as autoridades portuguesas. Neste momento, não há razões para a UEFA ter um plano B, mas estamos a avaliar a situação diariamente e estaremos prontos para dar resposta quando e se for necessário”, confirmou o organismo que gere o futebol europeu em declarações à agência LUSA.
UEFA que confirmou nesta sexta-feira as novas datas para a realização da fase de grupos da segunda edição da Liga das Nações, a disputar-se entre setembro e novembro deste ano. No Grupo 3 da Liga A, a Seleção Nacional terá pela frente a França, a Croácia e a Suécia. Portugal abre as contas do grupo diante da Croácia a 5 de setembro e fecha também contra os croatas a 17 de novembro. Eis o calendário completo da equipa das quinas: 5 de setembro, Portugal – Croácia (19h45); 8 de setembro, Suécia – Portugal (19h45); 11 de outubro, França – Portugal (19h45); 14 de outubro, Portugal – Suécia (19h45); 14 de novembro, Portugal – França (19h45); 17 de novembro, Croácia – Portugal (19h45).