Segundo o Instituto Português de Administração e Marketing a realização da Final 8 da Liga dos Campeões em Portugal deverá significar um impacto na ordem dos 50 milhões de Euros. Segundo o estudo, 49% desse impacto estará relacionado com a restauração. Além disso, o alojamento, com estadas mais longas devido ao modelo concentrado da fase final, contribui para 13% do impacto, as viagens para 9%, atividades turísticas 5%, com as restantes percentagens divididas entre atividades publicitárias, eventos, compras e outras atividades comerciais. O IPAM estima ainda a presença de “16 mil adeptos sem bilhete e 3.300 visitantes na final”, número no qual se incluem as comitivas das equipas, quatro centenas de jornalistas, mais de um milhar de integrantes do staff de apoio e outro milhar de convidados da UEFA, entre outros profissionais de produção e transmissão.
Vítor Murta, presidente do Boavista, revelou que está a trabalhar em conjunto com Luís Campos, diretor desportivo do Lille OSC, acerca do futuro do futebol do clube axadrezado. Segundo a imprensa portuguesa, Gerard Lopez, dono do clube francês, tem um acordo para adquirir a SAD do Boavista, negócio que está dependente da aprovação do projeto em Assembleia Geral: “Estamos a trabalhar em conjunto com o Luís Campos naquilo que será o futuro do Boavista. Mas os sócios serão ouvidos no momento certo e antes da tomada de qualquer decisão”, afirmou o dirigente.
O líder dos axadrezados não confirmou ainda o sucessor de Daniel Ramos no comando técnico da equipa, mas deixou em aberto a possibilidade de ser Vasco Seabra o escolhido. Quem não irá sê-lo, definitivamente, é Vítor Oliveira como alguma imprensa chegou a avançar durante o dia de hoje. “O Vasco Seabra é uma das hipóteses, como tantas outras. Se gostamos do Vasco Seabra? Sim. É um jovem treinador com sucesso e boas ideias. Mas não temos nada neste momento de concreto que nos permita afirmar que o Vasco Seabra será o treinador da próxima época. Estamos a pensar e a tomar decisões”, assegurou.
Por cá, foi dia de reflexão acerca da classificação final da Liga por parte do António Tadeia. Se ainda não o fez pode ler a edição de hoje do Último Passe aqui. Já durante o Futebol de Verdade, o António Tadeia arrancou com um tweet de Bernardo Silva a pedir debates entre candidatos na BTV, e contextualizou-o com a decisão da SIC acabar com programas de comentadores engajados. Fez ainda as contas finais à Liga, que acabou ontem. Pode ver aqui a edição do dia do Futebol de Verdade.
O mercado continua a mexer e o Vitória SC a contratar jovens promessas para a próxima temporada. O clube de Guimarães voltou hoje a anunciar ter pescado no RB Salzburgo fazendo chegar da Áustria o sul coreano Kim Jung-Min que passou os últimos meses emprestado ao Admira Wacker e ao Liefering, equipa satélite do Salzburgo na segunda divisão austríaca. Em 2019, pela seleção sub-19, Jung-Min participou na final do campeonato do mundo, que a Coreia do Sul veio a perder para a Ucrânia por 3-1. Kim assinou contrato com os vimaranenses até 2024.
Já Hulk afirmou ter propostas para regressar a Portugal, ele que já deu a conhecer que não pretende renovar com o Xangai SIPG pelo que deverá estar de saída da China. “Se é a minha última época na China? Não posso dizer isso. Até porque não gosto de dar uma palavra e, depois, voltar atrás. Não renovarei com o Shanghai e estou a ouvir muitas propostas do Brasil e de muitos lugares mesmo da Europa: Turquia, Portugal, Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha… E tenho propostas da China também”, afirmou em entrevista ao portal Lance.
Ainda por cá, o presidente do Rio Ave confirmou que estão em curso negociações para a saída de Carlos Carvalhal do clube, ele que, aliás, já tinha anunciado que o técnico português iria deixar o clube de Vila do Conde. “Consta-se que há contactos. Mas isso é pessoal, não devo comentar, até porque não estou dentro do assunto, não sei se é verdade ou não. Acho que ele poderá treinar em Portugal, mas o seu futuro passará sempre por um grande clube, porque tem qualidade e experiência para isso”, afirmou António Silva Campos.
O dirigente garantiu ainda que o clube tem o perfil do sucessor de Carvalhal bem traçado, anunciado também o interesse de vários clubes em diversos jogadores do plantel vilacondense. “O perfil está desenhado e temos os nossos critérios, sendo obrigatório que o novo treinador se enquadre na mentalidade e na cultura do clube e que aposte num futebol positivo e atrativo. Já temos o plano A, B e C em cima da mesa e estamos nas negociações finais para o escolher o mais rápido possível”, afirmou à Lusa.
“Há clubes grandes interessados no Taremi, mas tenho de defender os interesses do Rio Ave e estou a aguardar mais uma proposta [do estrangeiro]. Vai sair pela melhor oferta com a certeza de que será para um grande clube. Estou a lutar para fazer uma boa venda e penso que é um jogador que justifica bem um investimento. Nuno Santos dificilmente continuará no Rio Ave, porque já há propostas pelo jogador. A venda de ativos é muito importante para o orçamento do Rio Ave. Mas gostava de vender dois ou, no máximo, três jogadores, até porque temos a Liga Europa na próxima época. Há vários jogadores nossos a serem cobiçados, mas só sairá alguém do plantel por um valor que considere justo” acrescentou em declarações à Lusa.
Ainda por cá, o Gil Vicente anunciou a saída de Kraev e Sandro Lima do clube eles que estavam emprestados por Midtjylland e Grémio regressando assim aos seus clubes de origem. Já o SC Braga avançou com uma atualização ao estado de saúde de Rui Fonte que sofreu uma grave lesão perante o CD Tondela. O avançado foi esta segunda-feira operado ao joelho esquerdo, para debelar a rutura de ligamentos no joelho sofrida frente aos tondelenses e em comunicado, o emblema bracarense informou que a cirurgia “correu bem” e que o tempo estimado de paragem para o avançado é de seis meses. Já José Gomes voltou a trocar de clube deixando o Marítimo para assumir o comando técnico do Almería.
Em França, Kylian Mbappé vai falhar o jogo dos quartos de final da Liga dos Campeões frente à Atalanta. O avançado lesionou-se na partida frente ao AS Saint-Étienne a contar para a final da Taça de França –sofreu uma entorse no tornozelo com lesão no ligamento externo – e o PSG informou esta segunda-feira que o tempo de paragem é de três semanas. Mbappé vai assim falhar o jogo com a Atalanta, em Lisboa, que está agendado para o dia 12 de agosto. Além disso, o gaulês falhará também a final da Taça da Liga de França, frente ao Olympique Lyon, na próxima sexta-feira.
Em Inglaterra, findada a temporada, é altura de começar a arrumar a casa. No Tottenham, por exemplo, no mesmo dia foi anunciada a renovação com o jovem central Tanganga até 2025 enquanto Jan Vertonghen, capitão dos Spurs, aproveitou para se despedir dos adeptos do clube, ele que está em final de contrato com o emblema orientado por José Mourinho. “O meu tempo no clube chegou ao fim. Um dia triste por muitas razões. Vou sentir falta dos amigos que fiz, do staff que põe o clube a funcionar, de jogar neste incrível estádio novo, e claro de vocês, adeptos”, escreveu o belga nas redes sociais.
Quem também deixa Inglaterra é Dejan Lovren. O defesa central croata foi hoje anunciado pelo Zenit São Petersburgo que paga cerca de 12 milhões de Euros ao Liverpool FC pelo passe do experiente defensor. “O Zenit e o Liverpool chegaram a acordo para a transferência do defesa croata. O contrato do jogador é de três anos”, anunciou o clube russo em comunicado. Ora uns saem e outros mantêm-se como é o caso de Adam Lallana que foi apresentado como reforço do Brighton & Hove Albion depois de ter terminado contrato com o Liverpool FC.
Na Alemanha já se sabe quem é o novo treinador do TSG Hoffenheim e quem esperava por um nome de peso numa das melhores equipas da Bundesliga nos últimos anos bem que se enganou. Aos 38 anos, Sebastian Hoeness tem o seu primeiro grande desafio na carreira depois de anos passados ao serviço de camadas jovens e equipas secundárias do Bayern Munique. O nome, naturalmente, é bem conhecido já que Sebastian Hoeness é filho do antigo jogador Dieter Hoeness e, por isso, sobrinho de Uli Hoeness. “O Sebastian provou, de maneira impressionante, que consegue formar jovens jogadores, como um coletivo forte e capaz de desenvolvimento individual. Escolheu uma abordagem ofensiva, que não só é atrativa, mas extraordinariamente bem-sucedida”, anunciou o clube em comunicado.
Alemanha e Bayern Munique onde jogou Renato Sanches que agora ao serviço do Lille OSC se tornou numa das figuras da Liga Francesa. Segundo os responsáveis do clube francês até já chegaram propostas na ordem dos 70 milhões de euros pelo médio português. “Tivemos uma proposta de um valor superior a 70 milhões de euros pelo Renato Sanches e recusámos… Posso garantir que ele não vai sair, o principal é o projeto desportivo. Queremos continuar a desenvolvê-lo. Tivemos propostas por jogadores do Lille que totalizam ao todo 200 milhões de euros, mas não as vamos aceitar. Na Liga Francesa, quantas equipas se podem dar ao luxo de rejeitar uma proposta de 70 milhões de euros, sem ser o PSG?”, atirou Gerard Lopez, presidente do clube francês.
Já em Espanha ficou hoje a conhecer-se o novo treinador do Valência CF com o clube Che a apresentar Javi Gracia como o novo técnico do clube. Na nota publicada no seu site oficial, o emblema valenciano, que conta no plantel com os portugueses Gonçalo Guedes e Thierry Correia, informou que o técnico espanhol rubricou um contrato válido até junho de 2022.
Comentários 2