Um golo de Ricardo Horta, após contra-ataque conduzido por Galeno, aos 71’, valeu ao SC Braga uma importante vitória por 1-0 no terreno do Wolverhampton WFC, na jornada de abertura da Liga Europa. Foi um resultado importantíssimo para a carreira bracarense na prova e um pontapé na crise que os resultados internos ameaçavam criar no plantel dirigido por Ricardo Sá Pinto. Ricardo Horta marcou mais uma vez em deslocação europeia, ele que já tinha feito um dos tentos nos 4-2 ao Brondby na Dinamarca e os dois na vitória por 2-1 frente ao Spartak em Moscovo.
Perante um adversário poderoso mas que também tem estado muito arredado dos melhores resultados nas competições internas, Sá Pinto apostou na estrutura habitual, com Palhinha e Fransérgio a segurarem um meio-campo à frente do qual se soltavam os dois irmãos Horta e Galeno, no apoio ao ponta-de-lança, Paulinho. Do outro lado, Nuno Espírito Santo entrava com vários jogadores bem conhecidos do futebol português, como Rui Patrício, Boly, Rúben Neves e Jiménez.
Foi a equipa portuguesa quem entrou melhor, remetendo os ingleses ao seu meio-campo durante o arranque da partida. Fransérgio viu um bom remate bloqueado, logo no primeiro minuto, e o primeiro “Lobo” a tentar a sorte foi mesmo Rúben Neves, de longe, aos 11’. A bola saiu por cima da baliza de Matheus. A primeira parte foi, de resto, repartida, com algumas situações de perigo nas duas áreas: Rui Patrício teve de se empenhar para deter o que pareceu ser um cruzamento falhado de Esgaio, aos 35’, mas Cutrone também se viu em boa posição para inaugurar o marcador por duas vezes, aos 22’ e 43’, saindo ambos os remates ao lado.
Matheus só teve de mostrar serviço aos 51’, para responder a um remate de Dendoncker, no que foi um início de segundo tempo mais forte por parte da equipa inglesa. E foi já com João Moutinho no meio-campo inglês que o SC Braga se adiantou: contra-ataque conduzido por Galeno na esquerda, bom movimento de Paulinho, a arrastar com ele os centrais opositores e bola na direita, onde surgiu Ricardo Horta, solto, a bater Patrício. Veja aqui o golo de Ricardo Horta:
Golo do @SCBraga ! Fazem a festa os minhotos em plena casa dos @Wolves, depois de uma arrancada de Galeno, culminada num passe para o disparo certeiro de @ricardohorta_ . pic.twitter.com/4KY8UsJWBQ
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) September 19, 2019
A perder, Nuno Espírito Santo ainda chamou Diogo Jota e Traoré, mas até final o SC Braga não teve grandes problemas em segurar a vantagem e garantir três pontos muito importantes no que será a luta pela qualificação neste grupo, bem como na tranquilização das hostes, que estarão tremidas em função dos maus resultados internos que a equipa tem vindo a obter.
À mesma hora do Wolverhampton WFC-SC Braga, decorreu o FC Porto-Young Boys, cuja crónica pode ler aqui.
Comentários 1