Bruno Lage continua no foco da atualidade futebolística em Portugal e tudo indica que para se manter como treinador do Benfica, pelo menos até ao jogo com o Marítimo na segunda-feira. O técnico orientou a sessão de treino dos encarnados nesta quinta-feira, depois do plantel gozar uma folga, e esteve até ao final da tarde no Seixal. Lage e Luís Filipe Vieira estiveram reunidos e a conclusão é a continuidade do timoneiro, que na sexta-feira volta a orientar o treino das águias e estará presente na deslocação à Madeira, segundo avançaram a TVI , a SIC e o Record. Lage deixou o centro de estágios do Seixal quase ao mesmo tempo do que Tiago Pinto, diretor para o futebol do clube, e já depois do presidente o ter feito, todos eles em silêncio. Isto num dia que ficou marcado no relvado pelo triunfo do SC Braga sobre o Vitória SC (3-2) num dérbi minhoto eletrizante que levou os bracarenses a assumirem o pódio, à condição. Veja aqui os golos do jogo.
A cadeira de treinador do Benfica foi ainda o tema em foco no Último Passe do António Tadeia. Bruno Lage treinou o plantel nesta quinta-feira, mas uma eventual troca de técnico nas águias pode ser vista à luz do confronto de empresários (Mendes e Gonçalves), mas também das eleições do Outono no clube, considera o António Tadeia, tal como pode ler aqui.
A questão do treinador do Benfica foi precisamente um dos temas em análise do António Tadeia no Futebol de Verdade desta quinta-feira. Entre Bruno Lage, Marco Silva e Jorge Jesus, como fica Vieira, que tem sucessivamente garantido a continuidade do treinador? Veja aqui a mais recente edição do FDV, que vai para o ar, em direto, de segunda a sexta-feira, às 12h30, nas redes sociais. Para além disso, houve ainda tempo para abordar o fim da carreira de Mathieu – que deixou uma mensagem emotiva em discurso aos colegas de equipa nesta manhã.
O Sporting vai a jogo na sexta-feira com a receção à Belenenses SAD (19h15) e questionado sobre uma possível chegada ao segundo lugar, com base no ciclo de resultados do Benfica, Rúben Amorim destacou que os leões olham para o futuro jogo a jogo e ainda nem a Europa têm assegurada. “Há que ver dos dois lados: penso em manter a nossa posição e em melhorar, mas também penso que se perdermos o nosso jogo e o SC Braga ganhar, perdemos o terceiro lugar. O foco é sempre em vencer o nosso jogo, isso é o mais importante: não penso no segundo, no quarto ou no primeiro. Penso é em vencer o Belenenses e em ir jogo a jogo. E neste projeto, com tanta juventude neste momento, o único foco é o próximo jogo. Os jogadores não têm de se preocupar com outro”, salientou o treinador do emblema leonino.
“Temos muito a fazer e muito por onde crescer. Temos de finalizar bem uma temporada. Ao contrário do que se diz, o lugar europeu não está certo. Ao contrário do que se diz, estamos mais perto de perder esse lugar do que de atingir o segundo”, acrescentou ainda Amorim. O técnico comentou ainda a retirada de Mathieu, anunciada na quarta-feira depois do defesa contrair uma grave lesão no joelho. “O Mathieu é uma pessoa invulgar, muito calada, muito introvertida, mas muito querida pelos colegas. Estive quatro meses com ele, ainda que de forma intercalada devido à paragem, mas é um jogador acima da média. Que deu uma resposta fantástica quando ficou fora, que eu provavelmente não teria dado o seu currículo, e isso surpreendeu-me bastante”, disse Amorim, confidenciando também que o lance em que o francês se lesionou no treino “foi um choque entre dois jogadores, num lance perto da baliza, quando tentou impedir o remate. Um lance que acontece mil vezes, foi um azar muito grande. Não foi culpa dele, nem de ninguém”.


Os jogos portugueses não vão ser muitos durante o fim-de-semana, mas o João Pedro Cordeiro compilou uma lista de partidas com grande interesse para ver nos próximos dias. Há passagens pela Alemanha, Espanha, Inglaterra, Itália e Turquia. Leia aqui o habitual guia de fim-de-semana a ver a bola.
Esta noite ficou também marcada pela confirmação do Liverpool FC como campeão inglês. Os reds festejaram no sofá graças à vitória do Chelsea sobre o Manchester City (2-1), o que selou matematicamente o título para os lados de Liverpool. Veja aqui os golos que acabaram com o jejum de 30 anos do Liverpool.


Em Espanha, o Valência CF falhou o assalto aos lugares europeus com uma derrota por 1-0 em Eibar. Para além disso, o Betis afundou ainda mais o Espanyol na lanterna vermelha do campeonato. Veja aqui os golos de ambas as partidas.
Ainda nesta quinta-feira, a Polícia de Segurança Pública confirmou a detenção de sete pessoas com ligações aos No Name Boys – claque não oficial do Benfica -, no âmbito da operação “Sem Rosto”, que decorre desde maio de 2019. O comissário Bruno Pereira admitiu que ainda possam haver mais e destacou a “extrema violência” de que alguns dos detidos são suspeitos. Em causa estão “um crime de homicídio na forma tentada, crimes de roubo, agressão qualificada, dano e furto”. O comissário falou ainda em “agressões a agentes da autoridade ou entre adeptos, dentro dos recintos desportivos, ou fora deles, ou por causa do futebol”. “Havia ações claramente planeadas, orquestradas e é bem indicativo disso mesmo o facto de serem encontrados manuscritos com elementos de identificação e informações relacionados com jornalistas, pessoas com cargos de direção em clubes, comentadores de televisão, claramente demonstrativo daquilo que eram os impulsos que moviam estas ações e grau de planeamento prévio, que foge ao que é uma mera reação de oportunidade ou estímulo”, referiu Bruno Pereira.
Apesar de estarmos em fase de conclusão de campeonatos, o mercado já mexe e o Borussia Dortmund confirmou, esta quinta-feira, a aquisição de Meunier. Após quatro épocas ao serviço do Paris Saint-Germain, o defesa belga assinou pelo clube alemão até 2024. “O Borussia Dortmund joga exatamente o tipo de futebol que eu pretendo: entusiasmante, autêntico e natural. É um clube conhecido pelos seus adeptos entusiastas, e para ser sincero o ambiente que encontrei no estádio, quando lá fui jogar pelo PSG, influenciou a minha decisão. Sou ambicioso e quero conquistar títulos com o Dortmund, tal como nos clubes anteriores”, referiu o lateral de 28 anos.
As dificuldades financeiras em todo o mundo do futebol provocadas pela pandemia de Covid-19 levou a FIFA a desbloquear um fundo de ajuda às federações, no valor de 1,32 mil milhões de euros, distribuído na forma de subvenções ou empréstimos. O anúncio foi feito por Gianni Infantino, presidente do organismo que rege o futebol mundial, e aconteceu após a reunião do Conselho da FIFA, que vai levar a cabo um “controlo restrito” em relação à utilização desses fundos. Em abril a FIFA já tinha antecipado o auxílio às federações com cerca de 134 milhões de euros.