Mathieu anunciou o fim da carreira, esta quarta-feira, após sofrer uma entorse traumática no joelho esquerdo durante o treino matinal do Sporting. O central de 36 anos recorreu às redes sociais para anunciar o pendurar das chuteiras. “Pensava terminar a minha carreira de outra forma, mas faz parte do futebol. Lesionei-me esta manhã num duelo. Queria tanto terminar dentro do relvado, mas o destino decidiu de outra maneira. De qualquer forma, passei 19 anos a viver a minha paixão intensamente, com altos e baixos, alegria e choro, vitórias e derrotas e troféus incríveis. Diverti-me muito a fazer o que amo e sempre amarei”, começou por escrever Mathieu numa conta pessoal, em texto partilhado pelo Record. O Sporting não falou em final de carreira para o jogador e referiu apenas que “não estará em condições de voltar a jogar pelo Sporting até ao final da presente época”.
O internacional francês – que até já tinha dado conta de que pretendia terminar a carreira em breve, mas viu-se agora traído por uma lesão – agradeceu ainda “a todos os que me apoiaram durante a minha carreira e que me seguiram no Sochaux, Toulouse FC, Valência CF, FC Barcelona e Sporting”. Agora que vai deixar os relvados, Mathieu destacou o maior tempo que terá para a família. “Uma nova vida vai começar para os 4 daqui a um mês. Mal posso esperar por estar lá e poder aproveitar um pouco mais da vida sem restrições. Mil obrigados, até breve e viva a reforma!”, concluiu.
No centro do turbilhão encontra-se Bruno Lage depois das palavras dirigidas à comunicação social na sequência da derrota do Benfica contra o Santa Clara (4-3), na terça-feira, que proporcionou a liderança isolada do FC Porto. “Quem anda a pagar-vos almoços, jantares e viagens para entrar para o meu lugar?”, foram algumas das palavras do técnico quando questionado sobre o futuro no cargo de timoneiro das águias. As palavras de Lage foram precisamente comentadas pelo António Tadeia no Último Passe desta quarta-feira, tal como pode ler aqui.
Ora, o Sindicato de Jornalistas apareceu em resposta e pediu provas a Bruno Lage em “relação às graves acusações”. “Na ausência dessas provas, o Sindicato dos Jornalistas exige a Bruno Lage que se retrate publicamente e ao Benfica que se demarque das declarações do treinador”, pode ler-se no comunicado divulgado no site oficial do Sindicato dos Jornalistas. Já o CNID (Associação dos Jornalistas de Desporto) considerou as declarações de Lage “inaceitáveis, de qualquer ponto de vista. Uma acusação que tem de ser repudiada”.
Para além de uma avaliação à posição do treinador do Benfica e à derrota dos encarnados, o António Tadeia abordou no Futebol de Verdade desta quarta-feira a vitória do FC Porto sobre o Boavista e também a dicotomia entre a tranquilidade de Sérgio Conceição e um Bruno Lage de cabeça perdida. Veja aqui a mais recente edição do FDV, que vai para o ar de segunda a sexta-feira, em direto, nas redes sociais, a partir das 12h30.
Esta quarta-feira foi dia de futebol em Portugal. O FC Famalicão empatou 1-1 na deslocação ao reduto do Moreirense e falhou a missão de igualar o SC Braga, à condição na tabela classificativa. Já o FC Paços de Ferreira deu um salto de gigante rumo à permanência com um triunfo por 3-1 em Tondela, que resulta também na ultrapassagem dos pacenses aos beirões.


Em Inglaterra, o Liverpool FC despachou o Crystal Palace por 4-0 e pode sagrar-se campeão no sofá já na quinta-feira, caso o Manchester City não ganhe ao Chelsea em Londres. Veja aqui os golos do triunfo dos reds, assim como o hat-trick de Martial na vitória do Manchester United e os resultados proveitosos de Wolverhampton WFC e Everton, ambos com portugueses em campo.
No país vizinho, o Real Madrid voltou ao trono com uma vitória por 2-0 sobre o RCD Maiorca, jogo que fez história pelo recorde batido por Luka Romero de ser o mais jovem de sempre a entrar em campo no campeonato espanhol com 15 anos e 219 dias. Veja aqui os golos do triunfo merengue e dos restantes jogos do dia em Espanha.


A Juventus tem motivos para sorrir em Itália depois de ter visto a Lazio ser derrotada pela Atalanta (3-2), o que coloca o emblema de Roma a quatro pontos da líder Vecchia Signora. Paulo Fonseca também tem razões para estar bem disposto ao ganhar diante da Sampdoria e com reviravolta. Já o Inter Milão empatou 3-3 com o US Sassuolo num jogo com final de loucos. Veja aqui todos os golos dessas partidas.
O Sporting comunicou, através do Conselho Fiscal e Disciplinar do clube, a expulsão de 26 sócios, envolvidos no ataque à Academia de Alcochete, a 15 de maio de 2018. Ficaram ainda suspensos quatro associados, dois deles durante três meses, um por seis meses e outro por um ano. Bruno Jacinto, antigo oficial de ligação dos adeptos, foi o único dos 31 associados alvo de processo disciplinar que não foi sancionado, com o arquivamento do procedimento contra si. “As infrações disciplinares cometidas são especialmente graves, e, para a maior parte dos sócios visados, consubstanciam uma quebra da relação de confiança irremediável, absoluta e inultrapassável, entre o visado e o clube, pelo que não restou alternativa ao CFD do que aplicar penas de expulsão a 26 dos 31 sócios visados”, pode ler-se no comunicado.
No futebol português, Zequinha foi suspenso por três jogos na sequência da expulsão no desaire do Vitória FC diante do Rio Ave (2-1), na terça-feira. O jogador dos sadinos foi, assim, punido pelo Conselho de Disciplina da FPF pela entrada dura sobre Mané e também devido às “injúrias e ofensas à reputação do árbitro”. Quem ainda vai a jogo nesta 28ª jornada é o SC Braga e o Vitória SC no dérbi minhoto (quinta-feira, às 21h00). Do lado bracarense, Custódio Castro salientou que o futuro dele no comando do clube “não está aqui em causa, o importante é a equipa estar confiante”. Já Ivo Vieira, timoneiro dos vimaranenses, considerou que “o dérbi não é decisivo, mas fundamental” para os objetivos.