Com o mercado praticamente a fechar, hoje choveram confirmações de reforços um pouco por toda a Europa, Portugal incluído. Aliás, por cá, parece ter se dado um passo de gigante para que se resolva a novela Bruno Fernandes. Segundo a Sky Sports, o Manchester United e o Sporting chegaram finalmente a um entendimento em relação aos valores da venda do internacional português depois de, em Espanha, se ter falado na possibilidade do FC Barcelona entrar na equação contratando Bruno Fernandes para o emprestar ao Valência CF até ao final da época facilitando a contratação de Rodrigo.
Vamos então às confirmações do dia de hoje e colocar de lado os rumores já que não há necessidade de falar neles. Em Itália, depois de vários dias de especulação, Christian Eriksen foi finalmente apresentado no Inter Milão e irá envergar o número 24 dos milaneses até 2024 tendo assinado por quatro temporadas e meia com os nerazzurri. Os valores oficiais do negócio entre Inter e Tottenham não foram tornados públicos, mas tudo aponta que tenha sido feito na casa dos 20 milhões de Euros.
Tottenham que anunciou também a contratação em definitivo de Giovani Lo Celso acionando a cláusula de compra do internacional argentino como aliás José Mourinho já tinha avançado que o clube iria fazer. Lo Celso, por quem o Tottenham já tinha pago 15 milhões de Euros para garantir o empréstimo esta temporada, assinou pelos Spurs até 2025, com o clube londrino a pagar mais 32 milhões de Euros ao Betis pelo passe do jogador.
Quem também fala português e hoje recebeu uma boa noticia foi Jorge Jesus em mais uma novela que chegou ao fim. Gabriel Barbosa vai mesmo ser jogador do Flamengo e hoje mesmo o clube do Rio de Janeiro anunciou a contratação em definitivo do avançado brasileiro que passou a temporada passada emprestada ao Flamengo pelo Inter Milão tornando-se decisivo nos sucessos recentes da equipa rubronegra. Por Gabigol, o Flamengo pagou 17 milhões de Euros. Ainda no Brasil, o Grémio oficializou a contratação do ex Benfica Diego Souza, avançado de 34 anos que estava ao serviço do Botafogo.
De volta a Itália para falarmos de Bruno Alves. O defesa central português tem sido um dos esteios do surpreendente Parma e sem surpresa renovou o seu contrato com o histórico emblema italiano. Bruno Alves, que vai cumprindo a segunda temporada em Parma, assinou até 2021 com o emblema italiano ao qual irá ficar ligado praticamente até aos 40 anos. Quem também renovou contrato hoje foi Fernandinho que assim irá ficar ligado ao Manchester City até 2021. Também em Itália, o negócio Eriksen acabou por ter um pequeno efeito dominó já que permitiu ao SSC Nápoles contratar Matteo Politano, precisamente, ao Inter. Segundo a imprensa italiana, os napolitanos terão pago 21 milhões de euros pelo extremo.
De Espanha também chegam novidades, com o Real Valladolid a confirmar a contratação de Hatem Ben Harfa, talentoso médio ofensivo francês que se encontrava sem clube desde que deixou o Stade Rennes no final da temporada passada. Ben Harfa, atualmente com 32 anos, assinou pelo emblema espanhol detido por Ronaldo, o fenómeno, até ao final da presente temporada.
Por fim, por cá, foi um dia de regressos ao futebol português, mas também de adeus. Começamos com Rúben Lima, sem clube desde que deixou o Moreirense em final de contrato na temporada passada, que assinou pelo Belenenses SAD reencontrando assim Petit com quem trabalhou em Moreira de Cónegos. Os detalhes da ligação do lateral que passou pelo futebol croata com o emblema do Jamor não são conhecidos. Quem regressou ao futebol português foi Hugo Vieira. O antigo avançado do Benfica, depois de passagens pelo futebol sérvio, russo e japonês, regressa ao Gil Vicente depois de ter rescindido contrato com o Sivaspor nos últimos dias. E se uns chegam ou regressam, outros saem, como é o caso de Rafael Costa. O brasileiro, indiscutível no Boavista, terminava contrato com os axadrezados no verão e foi o próprio clube a anunciar a sua saída para o Damak, clube da primeira divisão saudita.
Ainda por cá, o CD Aves anunciou ter chegado a acordo para rescisão amigável com Bruno Xavier e Redouane Kerrouche, enquanto o Leixões que há poucas horas anunciou Manuel Cajuda como novo treinador confirmou a contratação de Avto, extremo georgiano que regressa assim a Portugal depois de uma passagem pelo Voluntari da Roménia durante a primeira metade da época. Já o SC Covilhã anunciou o regresso de Gui, extremo costa marfinense de 26 anos que já tinha passado pelos Leões da Serra entre 2010 e 2014.
Os principais negócios do mercado de janeiro até ao momento:
