Neste domingo houve nova confusão em torno do CD Aves. Desta feita, é a receção contra o Benfica, na terça-feira (às 21h15), que está em risco. O treino deste domingo foi cancelado e primeiramente também os testes à Covid-19, obrigatórios nas 48 horas que antecedem as partidas. Estrela Costa, assessora da SAD, veio a público durante a tarde revelar que o cancelamento se deveu à apólice do seguro de acidentes de trabalho que foi “cancelada por falta de pagamento” e que, em virtude disso, os jogadores “não podem jogar, nem treinar”.
“A SAD estava a fazer esforços para ultrapassar esta situação, mas hoje, por volta da hora de almoço, pedimos para serem cancelados os treinos. No dia 17 de julho de 2020, através dos Seguros Caravela, fomos notificados no sentido de nos informarem que a apólice estaria anulada. Sabemos que o regulamento das competições não permite efetuar sequer o treino ou jogo sem seguros, por causa de possível acidente de trabalho. Após isto, após reunião de urgência, não reunimos a verba para pagar os seguros e não comparecemos aos seguintes jogos e cancelámos os treinos. Isto é um motivo de força maior. Estivemos articulados com a Liga, a Liga foi incansável para ultrapassarmos esta questão, mas não seria justo para os restantes clubes acionarem seguros sem pagamento da apólice. A nossa apólice foi anulada e não podemos fazer treinos e realização dos jogos”, referiu Estrela Costa em declarações à SportTV.
“O que acontece é que a lei é clara: o regulamento diz que não podemos treinar nem jogar se não tivermos apólice de seguros de acidente de trabalhos válida. O Aves não tem apólice e, em bom rigor, ninguém no seu perfeito juízo metia ninguém a treinar sem seguro. Não achamos que estejam reunidas as condições também a nível desportivo. A realidade é que estamos desfalcados de jogadores e estamos muito melindrados. Temos tido rescisões. O facto de não treinarmos hoje é uma decisão da administração, em virtude da anulação da apólice dos seguros. Não podemos mesmo realizar o treino”, concluiu a assessora da SAD, já depois das principais publicações desportivas darem conta de que os próprios jogadores do clube estavam dispostos a pagar para fazer os testes.
António Freitas, presidente do clube avense, lamentou os casos que têm envolvido o Aves recentemente e salientou que os jogadores querem ir para campo. “Os jogadores querem ir até ao fim e o treinador também. Eles querem jogar. Mas há quem esteja a tentar boicotar. Ela [Estrela Costa] tentou boicotar até as análises obrigatórias. Já não está em causa o jogo só de Portimão, está também o jogo com o Benfica”, lamentou o líder do clube, em declarações à SportTV. “A administração da SAD tudo, tudo tem feito para que o Aves não realize os dois jogos. O clube está disposto a fazer sacrifícios para ajudar, tenho aqui o plantel pronto para treinar, estavam prontos para defender o nome do clube, estão aqui todos para podermos realizar o jogo de terça-feira com o Benfica. Não levantamos qualquer entrave. Mas este senhora [Estrela Costa] cria outro. Isto para mim só tem uma palavra: chantagem. Isto vai obrigar-me a falar com jurídicos. Estão a arruinar o clube, que vai fazer 90 anos em novembro, e a pôr em causa o futebol nacional. É uma falta de respeito”, disparou António Freitas.
A Liga também já comentou o assunto e diz estar em contacto com clube e SAD do Aves para evitar “ataque à integridade da competição”. “A Liga Portugal tem intensificado contactos com diversos elementos da SAD e do clube avense com propósito de inverter esta situação e permitir que jogadores e treinadores realizem o referido encontro. Ao longo dos últimos dias, o Presidente da Liga, Pedro Proença, e toda a Direção Executiva da Liga Portugal têm acompanhado com extrema preocupação uma situação que representaria uma ataque à integridade da competição com danos não só para o clube como também para a imagem nacional e internacional da Liga Portuguesa, num período em que a Liga NOS tem sido apontada como um exemplo para toda a sociedade, ao longo deste período de retoma. Desde a passada sexta-feira, a Liga Portugal promoveu diversas reuniões, quer com a administração da SAD como com a Direção do Clube, na busca de plataformas de entendimento que permitam desbloquear a situação atual e a comparência nos últimos dois jogos da Liga NOS. A Liga Portugal continuará, como até aqui, empenhada na resolução deste processo que acreditamos culminará com uma solução que viabilizará a presença da equipa em campo e a dignificação da competição e do futebol português”, pode ler-se no comunicado da Liga.
Os jogadores e treinadores do Aves manifestaram vontade de ir a jogo, já na noite deste domingo. “A vontade de todos os profissionais [do Aves] é competir até ao último minuto da última jornada. Treinadores e jogadores apelam às autoridades para que intervenham de forma determinada e célere – apurando todas as responsabilidades e retirando daí as necessárias consequências – e criem condições para que no futuro mais nenhum profissional tenha de viver este tipo de situação”, pode ler-se em comunicado conjunto do Sindicato Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) e a Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF).
Sónia Carneiro, diretora executiva da Liga, também acredita que vai haver jogo. “Sabemos que há abertura da entidade que gere os seguros para resolver a questão, para que sejam ativados e os jogos se possam realizar. A informação que temos é que os jogadores fizeram o teste à covid-19. Está a ser tudo preparado para o Aves ir a jogo frente ao Benfica”, disse à SportTV.


Este domingo foi também dia de futebol em Portugal. O Belenenses SAD ficou com a manutenção praticamente garantida ao vencer o Gil Vicente por 1-0 com um golo de Marco Matias ao cair do pano, tal como pode ver no resumo. Umas horas mais tarde, o Vitória SC bateu o Marítimo por 1-0 com um golaço de Marcus Edwards, para ver aqui.
Em Inglaterra, o Chelsea assegurou a presença na final da Taça de Inglaterra ao ganhar por 3-1 ao Manchester United. Pode ver aqui os golos. No que diz respeito ao campeonato, o Tottenham de José Mourinho aproximou-se da Europa ao bater o Leicester City por três golos sem resposta. Veja aqui os golos dos spurs.
No país vizinho, foi dia de decisões com a última jornada da Liga Espanhola. O Atlético Madrid confirmou o pódio com um empate 1-1 diante da Real Sociedad, que vai à Liga Europa. Mais abaixo na tabela, o CD Leganés viu confirmada a descida de divisão, enquanto o Celta de Vigo se mantém no principal escalão. Pode ver aqui todos os golos da derradeira ronda em Espanha.
Em Itália, AS Roma e Inter Milão empataram 2-2, ao passo que a SPAL 2013 ficou condenada à descida de divisão. Pode ver aqui todos os golos do dia na Série A.
Jorge Jesus continua em foco e neste domingo foi o presidente do Flamengo a confidenciar que não contava perder o treinador português. “Com a saída do Jesus do Flamengo, algo que não estávamos a contar, as coisas complicaram-se aqui um pouco, porque não sabemos quando vamos ter um novo técnico e como ele vai querer usar esse tempo até ao campeonato brasileiro. Assumir esse compromisso agora poderia até atrapalhar o processo de seleção do novo técnico. Quero pedir muitas desculpas e que entendam esse problema que estamos a passar, mas realmente ficou complicado”, afirmou Rodolfo Landim.
O já campeão FC Porto entra em campo para a penúltima jornada da Liga Portuguesa na segunda-feira (contra o Moreirense, às 21h15) e Sérgio Conceição comentou aquele que tem sido proclamado como o momento de viragem na época dos azuis e brancos: o dito “murro na mesa” em que colocou o lugar à disposição do presidente do clube, Pinto da Costa, após a derrota contra o SC Braga na final da Taça da Liga em janeiro. O treinador dos azuis e brancos considerou que não foi um murro na mesa, mas sim a expressão daquilo que sentia. “Não dei um murro na mesa. Simplesmente defendi o meu estado de espírito. Nos momentos difíceis, é preciso as pessoas falarem – e nós fazemos isso semanalmente -, perceberem o que está bem e que está mal. Foi isso que aconteceu. Houve momentos na época que foram muito importantes, não só esse”, disse em conferência de imprensa.


Conceição acrescentou que todas as situações com Pinto da Costa foram bem resolvidas. “Comigo e com o máximo líder do clube, o presidente, o diálogo sempre foi excelente. Resolvemos os problemas que tínhamos para resolver.” O técnico foi ainda questionado sobre a continuidade no comando dos dragões, mas preferiu abordar o presente. “Estou cá agora, tenho de fazer mais três jogos e tenho contrato. Não é uma questão importante nesta altura. Não me apetece falar dessas coisas, é mesmo uma questão de estado de espírito.”
O timoneiro do FC Porto revelou ainda que Casillas não se pode sagrar campeão pelo clube nesta temporada e explicou as razões pelas quais o espanhol não pode jogar nas últimas rondas. “O Iker não pode jogar. Não sei se tem o aval médico para jogar, penso que não, e não tem contrato com o FC Porto. Até se podia fazer um contrato de um dia ou de um mês, mas tem a ver com o seu estado de saúde. É tão simples como isso. As pessoas estão mal informadas”, referiu Conceição, antes de desejar felicidades para o futuro do ex-guardião. “O Iker foi um jogador super importante, é um homem respeitado no futebol mundial. Se se confirmar o seu regresso ao Real Madrid, que tenha muita saúde e muita força para esse novo projeto», concluiu o treinador azul e branco.”
Para terminar, a MLS tem sido o campeonato com o reatar mais peculiar ao centrar as equipas todas numa “bolha” na DisneyWorld, na Flórida, onde está a organizar um mega-torneio que satisfaça patrocinadores. Fique a saber o que está em causa e por que razão faltam equipas e jogadores.
Comentários 2