Benfica e SC Braga ficaram a conhecer os respetivos grupos na Liga Europa, esta sexta-feira, em sorteio para o qual partiram ambos como cabeças de série. Os encarnados estão no grupo D com Standard Liège, Rangers e Lech Poznan. Os minhotos podem queixar-se um pouco mais da sorte, pois ficaram no grupo G com Leicester City, AEK Atenas e Zorya. Os agrupamentos da competição estiveram em análise do António Tadeia no Futebol de Verdade, tal como pode ver aqui. Fora desta fase ficaram Sporting e Rio Ave, após as derrotas da noite passada. O desaire dos leões por 4-1 contra o LASK Linz serviu como mote para o António Tadeia abordar o futuro do clube, que terá de assentar na “coerência”, como pode ler no Último Passe.
O fim de semana vai ser recheado de espetáculo futebolístico – tal como pode verificar no habitual guia de jogos a acompanhar nos próximos dias -, mas também houve bola a rolar nesta noite de sexta-feira. Na Liga Portuguesa, destaque para um golaço de chapéu do meio-campo da autoria de Angel Gomes, mas ainda assim o Boavista empatou em casa do Moreirense. Já o Vitória SC alcançou o primeiro triunfo no campeonato com 1-0 diante do FC Paços de Ferreira, jogo resolvido por um penálti marcado por André André.
Vasco Seabra, treinador do Boavista, considerou que a sua equipa teve oportunidades para vencer o Moreirense. “Tivemos mais e melhores oportunidades para dilatar a vantagem e fechar o jogo mais cedo. Conseguimos estancar o jogo deles e criar as melhores condições para finalizar. Penso que o resultado ao intervalo [0-1] acabava por ser curto”, disse o técnico dos axadrezados. Já Ricardo Soares, timoneiro dos cónegos, frisou o golaço de Angel Gomes. “Entrámos bem, tivemos logo duas situações claras de golo e depois acontece um golo de antologia, do qual tenho pena de duas coisas: de não ter gente no estádio para poder festejar e gostava que esse golo fosse meu e não do adversário. Temos de dar os parabéns a quem faz um golo destes, é o que faz com que o futebol seja o desporto mais apreciado.”
Tiago Mendes, técnico do Vitória SC, admitiu alguma felicidade no resultado no triunfo diante do Paços de Ferreira. “Mais uma vez conseguimos não sofrer golos, mas foi muito por causa do Bruno Varela e isso define o nosso jogo. Não estivemos tão bem como nos outros dois jogos, mas conseguimos ganhar. O futebol é isto. Sentimos dificuldades, mas a atitude dos jogadores na segunda parte deu para ganhar.” Pepa, treinador dos pacenses, lamentou o desfecho. “Fizemos um jogo fantástico, mas o futebol é ingrato. Tivemos várias oportunidades, mas o futebol é golos. O que fica aqui é uma grande exibição do Paços. Quem joga desta maneira e desta forma está sempre mais próximo de ganhar.”
Neymar brilhou na goleada do Paris Saint-Germain ao Angers SCO. Os parisienses ganharam por 6-1 com bis e uma assistência para o astro brasileiro. Pode ver aqui os golos do encontro.
Na Bundesliga também foram muitos os golos na abertura da jornada, com o Union Berlim a vencer o FSV Mainz por 4-0. Pode ver aqui os golos.
Em Itália, a Sampdoria foi até Florença ganhar por 2-1 e somar os três primeiros pontos nesta Série A, como pode ver aqui.
O FC Porto prepara-se para receber o Marítimo no sábado e Sérgio Conceição disse acreditar que os insulares não vão levar a cabo uma estratégia de anti-jogo como têm vindo a ser recentemente acusados em relação ao jogo com o CD Tondela. “Conheço o Lito há alguns anos, ele tem a inteligência em termos táticos e não necessita de recorrer ao antijogo para saber defender e dificultar a tarefa ao FC Porto. Confio na inteligência do Lito para que não aconteça aquilo que envergonha o futebol português”, atirou o treinador dos azuis e brancos em conferência de imprensa. “Somos dos últimos países naquilo que é o ranking de tempo útil de jogo. Isso é um problema que merecia outro tipo de discussão. Espero que neste tipo de situações haja coragem, se tiverem de dar 15 ou 20 minutos de compensação, têm de dar”, acrescentou.
Conceição foi ainda convidado a comentar o grupo do FC Porto na Liga dos Campeões, que contará com Manchester City, Olympiacos e Olympique Marselha. “É um grupo extremamente equilibrado. Vem-me à cabeça tantos portugueses estarem nesta Champions, é um sinal fantástico. O Manchester City tem um grande orçamento, fez um grande investimento. O FC Porto é o que tem mais presenças na Liga dos Campeões, é um histórico, e tem sempre uma palavra a dizer. Depois temos o campeão grego, sempre uma equipa interessante. E o Marselha, que conheço bem e com um técnico português. É um grupo equilibrado”, considerou o técnico dos dragões.
Inconclusiva continua a situação de Toni Martínez, que tem sido apontado ao FC Porto, mas mantêm-se nas contas do FC Famalicão, pelo menos assim o garantiu João Pedro Sousa. “Mantém-se o mesmo cenário e é jogador do Famalicão. Enquanto assim for, é um jogador que pode ser utilizado”, disse o técnico dos minhotos na antevisão ao jogo com o Rio Ave, de domingo.
Confirmado está o empréstimo de Vinícius do Benfica ao Tottenham. Depois do Benfica ter comunicado a cedência à CMVM, os spurs anunciaram a aquisição do avançado nesta sexta-feira. “Juntos vamos rumar à vitória. Sou mais um para fazer parte desta família para que no final estejamos todos contentes e com títulos”, referiu o avançado brasileiro num vídeo publicado pelo clube inglês nas redes sociais. O Tottenham paga três milhões de euros pelo empréstimo e fica com opção de compra de 45 milhões, aos quais deduz os três já gastos.

No que toca ao Benfica, as eleições para a presidência ficaram confirmadas para 30 de outubro. Com o ato eleitoral já previsto para este mês, falta saber o dia certo. Através de comunicado, a Mesa da Assembleia Geral encarnada deu conta de que na próxima semana divulgará a convocatória formal das eleições, onde estarão mais informações sobre os procedimentos. Luís Filipe Vieira, João Noronha Lopes, Rui Gomes da Silva, Bruno Costa Carvalho e Francisco Benítez são os candidatos anunciados.
O Sporting emprestou Rosier ao Besiktas até ao final da temporada. O clube turco anunciou a chegada do lateral nesta sexta-feira. O defesa de 24 anos completou com sucesso os exames médicos e testes físicos que antecederam a assinatura do contrato.
Preparam-se as testagens para o regresso gradual dos adeptos aos estádios em Portugal e Pedro Proença anunciou que serão realizados cinco testes-piloto com dez por cento das bancadas ocupadas. Para além do Santa Clara-Gil Vicente e dos compromissos da Seleção Nacional contra a Espanha e a Suécia – os quais já tinha sido anunciado que contariam com público -, o Académico Viseu-Académica e o Feirense-GD Chaves, de 8 de outubro, também terão adeptos no estádio. “Todos estes jogos serão monitorizados pela própria Liga. Depois de cada jogo será elaborado um relatório passados dois dias e teremos uma reunião com Direção Geral de Saúde. A última reunião conclusiva será no dia 19 de outubro. A partir dessa data vão tirar-se as conclusões finais relativamente ao testes-piloto. Conseguimos aquilo que queríamos. o início dos testes-piloto que vão começar com dez por cento da capacidade dos estádios. Acreditamos que este é o primeiro passo para que a integração do público comece a acontecer com toda a naturalidade e toda a responsabilidade que o momento exige”, referiu o presidente da Liga Portugal.
A quinta jornada da Segunda Liga abriu nesta sexta-feira com o FC Penafiel a impor a primeira derrota ao CD Mafra. O Penafiel venceu em casa por 3-1 com golos de Wagner, Gustavo Henrique e Mateus (penálti), com Guilherme a marcar para o Mafra. Apesar do desaire, o Mafra continua na liderança do segundo escalão com 12 pontos e o Penafiel chegou aos nove.