Depois da reunião entre o Primeiro-Ministro António Costa e os presidentes de Federação Portuguesa de Futebol, Liga de Clubes, Benfica, FC Porto e Sporting, começou a conversa de quando será possível reatar o principal escalão. 18 de maio e 1 de junho são as datas avançadas na imprensa desportiva ao longo desta quarta-feira, mas o dado comum vai para a possibilidade de que o desporto rei venha mesmo a ser retomado. Isto depois de os campeonatos de modalidades de pavilhão, como o andebol, basquetebol, hóquei em patins e voleibol terem sido cancelados e sem campeão coroado.
Ora, a ‘SIC’ deu conta de que o governo vai permitir as atividades desportivas em recinto aberto a partir de 1 de junho. Isto pressupõe igualmente o futebol. Esses eventos desportivos terão de ser à porta fechada, como já tinha vindo a ser apontado. A ‘Rádio Renascença’ aponta ainda uma data anterior a essa e avança que o governo irá sugerir 18 de maio como a data em que as ligas podem ser reatadas, com a decisão a ficar do lado da Liga de Clubes. É importante referir que em qualquer caso a situação estará sempre dependente da evolução da pandemia de Covid-19 no país, que a partir do dia 2 de maio deixa de estar em estado de emergência. Depois da reunião de terça-feira, Fernando Gomes comunicou que António Costa deverá anunciar a decisão na quinta-feira.
A cimeira de terça-feira foi destaque no Último Passe do António Tadeia. Apesar da possibilidade de retomar esta época, mesmo com a injustiça que pode ter, é necessário olhar já para setembro e aí a história será outra. Pode ler aqui o texto.
No FC Porto, o recurso por Soares foi recusado pela UEFA e o avançado brasileiro vai mesmo ter de cumprir três jogos de suspensão nas competições europeias. O recurso apresentado pelos azuis e brancos foi rejeitado pelo Comité de Controlo, Ética e Disciplina da UEFA. De recordar que Soares foi expulso com vermelho direto frente ao Bayer Leverkusen na segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa, eliminatória na qual os dragões foram eliminados. A juntar ao castigo, que se mantém, a UEFA multou ainda o FC Porto numa quantia a rondar os 28 mil euros – 10.000 por conduta imprópria da equipa e 18.000 pelo bloqueio de passagens públicas.
Já o Sporting pagou os três milhões de euros a Sinisa Mihajlovic, indemnização aplicada pelo Tribunal Europeu do Desporto (TAD). A informação foi avançada pela agência ‘Lusa’ nesta quarta-feira. O treinador sérvio foi despedido em 2018 por Sousa Cintra, que tomou as rédeas leoninas após a destituição de Bruno de Carvalho como presidente, ele que o tinha contratado. Mihaljovic exigiu 11 milhões de euros de indemnização por rescisão unilateral do contrato e os leões apontaram que o técnico tinha saído durante o período experimental. O caso seguiu para o TAD e a dívida ficou assim nos três milhões de euros. De salientar ainda que inicialmente tinha de ser paga até ao fim de março, mas que um novo prazo foi estabelecido para cumprimento do fair-play financeiro da UEFA.
Vinícius, principal artilheiro da Liga Portuguesa nesta época, recorreu à memória para destacar aquele que considera ter sido o golo que mais o marcou pelo Benfica. “Qual o golo mais marcante pelo Benfica? Contra o Vitória FC, em casa, na primeira volta. Estávamos empatados a zero e pude sair do banco e fazer o golo. Durante essa semana tinha voltado de lesão e graças a Deus ajudei a equipa a conquistar os três pontos”, disse o atacante canarinho em declarações à página ‘B24’.


O jogador das águias deu ainda conta do que tem feito em casa durante a quarentena para manter a forma. “Temos feito tudo dentro do plano que o Benfica nos passou devido a esta situação. Trabalho em casa, mais de prevenção de lesões, para manter a forma. Uma coisa básica para manter a forma.” Relativamente ao estado de espírito, Vinícius confidenciou que estar sem jogar e treinar tem pesado um pouco. “Estou um pouco ansioso. É chato estar sem competir, sem treinar e fazer o que amamos. Mas entendemos o momento, temos de ficar em casa até isto passar. E se Deus quiser vamos voltar o mais rápido possível, para estarmos todos felizes a fazer o que mais amamos”, referiu.
Ainda no Benfica, mas um pouco mais no passado, Marc Zoro recordou os tempos que passou de águia ao peito e revelou algum desrespeito que sentiu da parte de Rui Costa em relação aos colegas de equipa. “O Rui Costa é um jogador emblemático do Benfica, mas por vezes desrespeitava os colegas, fazia o que lhe apetecia. Não gostei das atitudes dele. Disse-lhe e ainda me confrontou. Acabámos a discutir”, contou no programa ‘La Grande Team’ do canal ‘LA3’. O antigo central marfinense integrou o plantel principal dos encarnados em 2007/08.
O futebol está parado, mas o SC Braga anda ativo no mercado e já garantiu a aquisição de Schettine a custo zero. O atacante termina contrato com o Santa Clara em junho. A confirmação chegou da parte do empresário do avançado, Javier Achuelo. “Ir para o Braga vai ser um salto importante para o Schettine, que assim vai poder crescer”, disse o agente de Schettine em declarações ao jornal ‘O Jogo’. O atacante assina um contrato válido por cinco épocas.


António Silva Campos, presidente do Rio Ave, deixou a garantia de que quer continuar a continuar com Carlos Carvalhal como treinador para a próxima época, não obstante o assédio vindo do estrangeiro. “Gostava de contar com o Carvalhal para a próxima época e já manifestei esse interesse. Sei das dificuldades, a nível financeiro e não só. Irão aparecer boas proposta, de grande dimensão. Ele merece também, mas sente-se feliz no Rio Ave. Nós temos valorizado treinadores e jogadores. Eu mantenho a esperança”, disse no ‘Canal 11’. “Ele tem um compromisso comigo: se não for uma boa proposta do estrangeiro ou dos três grandes, a seguir está o Rio Ave! Gostava que continuasse”, concluiu.
Fez esta quarta-feira um ano desde que o FC Porto conquistou a UEFA Youth League e Mário Silva, técnico que alcançou essa façanha, recordou o triunfo dos Sub-19. “Lembro-me desse dia com saudades, orgulho e muita felicidade, por perceber o feito histórico que todos conseguimos. Eu represento um grupo de jogadores, uma estrutura que sempre nos apoiou para termos todas as condições para triunfar. Represento a figura de treinador, um elemento que fez parte de um grupo fantástico que entrou para a história do FC Porto e do futebol português. Foi um momento único e brilhante de todos. Se calhar, na altura não tivemos bem a noção do feito que conseguimos”, lembrou em declarações no programa ‘FC Porto em casa’.
Mário Silva encontra-se atualmente sem treinar, mas acompanhou o trajeto do FC Porto nesta temporada e acredita numa dobradinha azul e branca, caso o futebol regresse mesmo. “Desejo que o FC Porto continue a ganhar, que é o que nós queremos, e que consigamos ganhar este campeonato e a Taça de Portugal, porque o merecemos.”
Lá fora e depois de se saber que o futebol não regressa em França nesta época, a Suíça pretende que o desporto rei vai voltar no país a 8 de junho e à porta fechada. A medida prevista pelo Conselho Federal da Suíça tem ainda de ser formalmente aprovada até ao dia 27 de maio e vai depender da expansão da pandemia de Covid-19, apontou o canal televiso ‘RTS’. Até ao momento está em vigor até 31 de agosto uma proibição da realização de eventos públicos para mais de dez mil pessoas no país.
Nesta quarta-feira houve mais um capítulo na longa escolha entre Cristiano Ronaldo e Messi, desta feita com Balotelli. O internacional italiano foi questionado sobre qual dos dois astros preferia ter como colega de equipa e não hesitou. “Quem não quer jogar com ele [Messi]? Disseram-me que é incrível nos treinos, a curiosidade é demais. É claro que não me faria mal jogar com [Cristiano] Ronaldo, porque ele também é um fenómeno, mas eu preferiria Messi”, disse numa conversa nas redes sociais com o comediante Damiano “Er Faina”.