E Raul de Tomás lá foi. Seguiu o caminho do Espanyol, para onde o Benfica já tinha recambiado Ferreyra, há cerca de um ano, e mais uma vez os encarnados conseguiram que Jorge Mendes lhes aliviasse o fardo de um jogador que tinha sido caro mas nunca chegou a justificar o investimento. O avançado ainda não foi oficialmente confirmado em Barcelona, mas tudo o que falta para se fechar um negócio dos mesmos 20 milhões de euros que Luís Filipe Vieira concordara pagar (mais 2,5 milhões por objetivos, dos quais 1,5 nem serão difíceis de atingir) são formalidades.
Acaba assim, sem glória mas oficialmente com lucro, o trajeto na Luz de um jogador que prometeu muito mas se vai embora com apenas três golos em 17 jogos. No Último Passe de hoje, que pode ler aqui, refleti sobre o tema. E no Futebol de Verdade, que pode ver aqui, tentei explicar, em 15 minutos, as regras do mercado de transferências e as razões pelas quais há jogadores que nunca se desvalorizam, outros que ninguém consegue valorizar e as ligações pouco transparentes entre clubes e fundos de investimento que levam a que tudo isto seja contestado pelos adeptos.
A verdade é que o Benfica não perdeu tempo e já está a trazer gente para o plantel. Tal como explica o Fernando Gamito, na ronda diária pelas novidades de mercado, que pode consultar aqui, os encarnados já receberam, por empréstimo, Elias Pereyra, um lateral esquerdo de 20 anos oriundo do San Lorenzo, da Argentina, e partirão agora em busca de um avançado que renda De Tomás no plantel. No sentido inverso, a SAD do Benfica parece inclinada a abrir a licitação por Gedson. Hoje à noite começou a circular o rumor de que o Chelsea estaria na corrida. Falta saber se é manobra para convencer o West Ham, que já se mostrou interessado na contratação do médio, a avançar, ou se há mesmo fundo de verdade na coisa.


As grandes novidades do dia, de resto, vieram de Espanha. Não só porque se jogou a primeira meia-final da Supertaça da discórdia (por ser jogada por quatro equipas e… na Arábia Saudita), mas também porque na antecipação da segunda meia-final, Diego Simeone, o treinador do Atlético Madrid, mandou umas farpas a João Félix. “Cada jogador tem a sua personalidade. Cada um precisa de um tempo de adaptação diferente. Para além do talento, têm de ter compromisso. Quando começarem a sentir o que é jogar pelo Atlético, as coisas sairão mais naturalmente”, disse “El Cholo” a propósito das dificuldades sentidas por Félix, que até já levaram a que o português fosse incluído pelo diário Marca no onze de desilusões da primeira metade da Liga. Eu já tinha escrito sobre o assunto ontem, como podem ver aqui.
No campo, o Real Madrid qualificou-se para a final, batendo o Valência CF por 3-1, abrindo a vitória com um canto direto de Toni Kroos, que pode admirar aqui. Amanhã, FC Barcelona e Atlético Madrid bater-se-ão pela outra vaga na final, que se jogará no domingo, também em Jeddah. E também houve futebol de alto nível em Inglaterra, onde Leicester City e Aston Villa empataram a um golo na primeira mão da segunda meia-final da Taça da Liga. Em França, também na Taça da Liga, mas ainda nos quartos-de-final, o destaque foi para a goleada (6-1) que o Paris Saint-Germain infligiu ao Saint Etiènne, com Icardi a assumir papel de destaque pelo seu hat-trick. Por fim, na Grécia, o Olympiakos de Pedro Martins ganhou fora ao Kalamata, por 2-0, em partida da primeira mão dos oitavos-de-final da Taça, aumentando o natural favoritismo que já tinha para seguir em frente.


Em Portugal, enquanto não se joga, as equipas vão-se preparando para a 16ª jornada da Liga, que arranca já na sexta-feira. O FC Porto está a preparar o jogo com o Moreirense sem Pepe, lesionado, e já sem Bruno Costa, que seguiu por empréstimo para o Portimonense, ao passo que o Sporting viu o defesa-central Neto ser reintegrado no treino sem limitações, a tempo portanto de poder ser utilizado contra o Vitória FC. Isto se houver jogo, claro, porque os sadinos estão a contas com um surto gripal que afeta 80 por cento do plantel, hoje nem treinaram e admitem pedir o adiamento da partida.
Mais animado estará Jesualdo Ferreira, que foi hoje oficialmente apresentado como treinador do Santos FC. A carreira do professor no Brasil foi um dos temas acerca dos quais falei no Q&A de hoje, que pode ver aqui e onde também há muito Sporting. Mas Jesualdo parece estar a começar a batalha da aceitação por parte dos brasileiros, abordando sempre os temas que lhes são mais simpáticos. Na apresentação, lembrou que viu o Santos FC de Pelé ser campeão do Mundo contra o Benfica, falou de Quaresma, que no Brasil se diz poder rumar também a Vila Belmiro, e ajudou até a alimentar a onda, lembrando que já viveu muita coisa boa ao lado do extremo de 36 anos, que atualmente defende as cores do Kasimpasa, da Turquia. E nem hesitou em falar de Jorge Jesus, que a partir de hoje é para ele um rival. “Temos uma forma muito parecida de ver o futebol. Vocês já viram o Jorge Jesus. Agora esperem para me ver a mim”, disse.
Estamos todos à espera.

