Sem mercado e sem futebol, continua a ser o coronavírus a marcar a atualidade desportiva. As medidas preventivas que visam restringir o máximo possível a disseminação do Covid-19 vão levando a que vários jogos sejam disputados à porta fechada e nem a Liga dos Campeões vai escapar a elas. Hoje ficou a saber-se que o confronto entre PSG e Borussia Dortmund também será disputado à porta fechada por imposição da polícia municipal de Paris sob recomendação da OMS. O jogo está marcado para esta quarta feira. Já em Itália, segundo anunciou o primeiro ministro do país, não haverá futebol (pelo menos) até ao início de Abril devido ao estado de verdadeira calamidade vivida no país. Giuseppe Conti decretou mesmo quarentena para todo o país depois de Itália ter confirmado 463 mortes e ainda 7.985 infetados com coronavírus.
O PSG-Dortmund não será o único jogo da primeira mão dos quartos de final da Liga milionária a ser disputado à porta fechada. Há vários dias que se sabe que também o Valência CF-Atalanta será jogado sem adeptos nas bancadas algo que hoje até motivou a uma primeira página assinada por Dani Parejo, em Espanha, no Super Deporte. Segundo Parejo não faz sentido que o jogo seja disputado sem adeptos quando muitos outros eventos na cidade continuam a ser celebrados.
Os casos de jogos condicionados e adiados em função do Covid-19 continuam a aumentar. Já tínhamos escrito sobre isso ainda numa primeira fase da doença, mas à medida que o tempo avança, não só a disseminação do vírus não abranda, como são cada vez mais os casos conhecidos. Já sabíamos que o futebol na Suíça estava parado devido ao coronavírus, mas agora também o FC Basileia-Eintracht Frankfurt referente à segunda mão dos oitavos de final da Liga Europa foi cancelado ou, pelo menos, não se irá disputar em Basileia como seria de esperar. Por enquanto, a primeira mão, que será disputada esta quinta-feira mantém-se em Frankfurt como planeado. Menos sorte têm os adeptos da AS Roma que queiram seguir a sua equipa até Sevilha já que esse jogo será disputado sem público.
Em Itália, o Inter Milão suspendeu a atividade de todas as suas equipas jovens o que acabou por resultar na eliminação imediata da equipa Sub-19 que competia na UEFA Youth League garantindo passagem automática ao Stade Rennes para a próxima fase da competição. Já em França ficou a saber-se que o jogo desta sexta feira entre Olympique Lyon e Stade Reims, para a liga francesa, também será jogado sem público nas bancadas. Itália que vai mesmo seguir o exemplo da Suíça e já depois dos jogos deste fim de semana terem levantado polémica com a realização da jornada contra todas as indicações das autoridades de saúde, hoje o Comité Olímpico do país apelou à suspensão de todos os eventos desportivos até ao início de Abril, algo que foi mesmo anunciado pouco depois pelo primeiro ministro do país, Giuseppe Conti.
Em estado de graça está Bruno Fernandes. Desde que chegou a Inglaterra, nenhum outro jogador teve influência direta em mais golos do que o internacional português. O médio ex Sporting voltou a estar em evidência no fim de semana ao abrir caminho para a vitória do Manchester United no dérbi da cidade perante o City assistindo Martial para o primeiro golo do jogo e, hoje, foi votado pelos adeptos como o melhor jogador do mês de Fevereiro na competição, numa votação levada avante pelo sindicato de jogadores profissionais, a PFA. Em oito jogos pelos Red Devils, Bruno Fernandes leva três golos e três assistências.
Perto da seleção portuguesa poderá estar Otávio. Segundo a imprensa portuguesa, o médio do FC Porto, de 25 anos e natural de Paraíba, pediu a nacionalidade portuguesa e tem como objetivo jogar pela seleção das quinas. Otávio, recorde-se, chegou a Portugal em 2014 para representar o FC Porto vindo do Internacional, tendo passado as duas primeiras temporadas em solo luso emprestado ao Vitória SC. Já agora, em relação à liga portuguesa, a organização da competição deu hoje a conhecer todo o calendário até à penúltima jornada. Ainda assim, há que perceber até que ponto o coronavírus não irá acabar por influenciar também a competição por cá. Tanto Benfica como Portimonense já tomaram medidas e enquanto os encarnados cancelaram a viagem para Inglaterra onde a equipa B tinha jogo marcado com o Swansea na PL International Cup, os algarvios decidiram suspender temporariamente todas as atividades desportivas do clube, em virtude das informações sobre a evolução do coronavírus na cidade. Ainda assim, é preciso ter em conta que esta decisão foi tomada pelo Portimonense clube e não pela SAD, sociedade à qual pertence a equipa principal de futebol.
Agora, boas notícias para todos aqueles que já não têm paciência para a guerra de comunicação que parece culturalmente intrínseca ao futebol português, uma espécie de vírus que afeta mais o cérebro do que os pulmões, ao contrário daquele que vai condicionando o jogo propriamente dito e toda a vida social de muitos países por esta altura. Algo que voltou a ser tema central da discussão da jornada em Portugal e sobre o qual, hoje, o António Tadeia refletiu no Último Passe. Segundo António Salvador, a partir da próxima temporada, o SC Braga não irá mais falar sobre arbitragens.
“Eu tenho uma ideia para o futuro e o Sporting de Braga vai ser, provavelmente, o primeiro clube a assumir isso: na próxima época, vai proibir jogadores, treinadores, colaboradores, dirigentes e presidente, independentemente dos erros que se vierem a cometer, de falar de arbitragem. Gostava que todos os clubes em Portugal dessem pelo menos um ano para se perceber se os árbitros irão ou não ter mais tranquilidade para fazer o seu trabalho ao longo da época. Gostaria que todos os clubes fizessem um pacto e dessem o benefício da dúvida de um ano de tréguas à nossa arbitragem”, afirmou o presidente arsenalista à margem da apresentação do programa das cerimónias do centenário do clube.
Salvador comentou ainda a atualidade desportiva do clube referindo-se aos rumores que ligam Esgaio, Sequeira e Paulinho ao Sporting tal como foi avançado por parte da imprensa nacional nas edições de hoje. Segundo o dirigente do SC Braga, tal como aconteceu com Rúben Amorim, só se o Sporting pagar as cláusulas de rescisão é que se torna possível acontecer tal negócio.
“Não acredito nisso, e não é porque os jogadores não tenham qualidade para jogar no Sporting, em qualquer um dos ditos grandes em Portugal ou nos melhores clubes da Europa, mas sim pelos valores pelos quais podem ser transferidos. Esses três jogadores têm cláusulas de rescisão e não acredito que o Sporting consiga vir buscá-los. Têm cláusulas de rescisão no total de 65 milhões de euros e, a querer os três, o Sporting tem de pagar 65 milhões de euros. Um tem cláusula de 15 milhões, outro de 20 e outro de 30”, atirou.
Hoje que não foi um dia de futebol. Só na Premier League e na Serie A houve quem entrasse em campo, com o Aston Villa a sair goleado de Leicester e a ficar com a permanência na Premier League cada vez mais ameaçada. Os Foxes regressaram à melhor forma ao bater o Aston Villa por 4-0 e com Ricardo Pereira a titular. Harvey Barnes bisou, tal como Jamie Vardy que regressou de lesão saltando do banco para também fazer dois golos frente ao rival. Enquanto o Leicester é terceiro classificado, o Villa mantém os 25 pontos e está na penúltima posição a dois pontos de um lugar de salvação.
Já em Itália, o US Sassuolo recebeu e bateu Brescia por 3-0 dando seguimento à sua recuperação paulatina na competição e agravando a crise do Brescia que parece estar a caminho do regresso à Serie B. Em evidência esteve Francesco Caputo com dois golos, deixando uma mensagem de alento para toda a população italiana durante o festejo do primeiro. “Está tudo bem, fiquem a salvo por casa”, podia ler-se.
Por cá, ainda assim, jogou-se na segunda liga com o Farense a visitar Matosinhos e a perder a liderança da liga para o Nacional. A equipa algarvia não foi além de um empate a um golo perante o Leixões e a coisa até podia ter sido pior não fosse um golo de Ryan Gauld aos 83 minutos a anular a vantagem conseguida pelo Leixões, aos 46 minutos, por João Graça. Com este resultado o Farense cai assim para a segunda posição depois do Nacional ontem ter batido o Benfica B por 3-1. Os madeirenses têm agora dois pontos de vantagem sobre o Farense.
Já na Alemanha chegou ao fim a estadia do suíço Martin Schmidt à frente do FC Augsburgo que não resistiu à recente série negativa de sete derrotas nos últimos nove jogos. O Augsburgo ocupa por esta altura a 14ª posição na Bundesliga com cinco pontos de vantagem face ao lugar de play-off de despromoção. Por fim, destaque para mais uma lesão no Tottenham de José Mourinho depois de se saber que Steven Bergwjin, contratação de inverno dos Spurs, não deverá voltar a jogar esta temporada devido a uma lesão no tornozelo.