Esta terça-feira ficou marcada pela confirmação do adeus aos relvados de Casillas. “Chegou o momento de dizer adeus. Hoje é um dos dias mais importantes e também mais difíceis da minha vida desportiva. O meu percurso no mundo do futebol começou há 30 anos, foi um caminho longo e, como todo o caminho, teve momentos bons e menos bons, alegrias e também tristezas. Neste momento da minha vida posso dizer, sem sombra de dúvida, que valeu a pena. Hoje é um dia difícil, mas não um dia triste. Considero-me um sortudo por ter chegado aqui, por como cheguei, por ter conquistado tudo o que conquistei, por tudo. Estou feliz”, escreveu o espanhol numa mensagem deixada nas redes sociais.
Pinto da Costa, presidente do FC Porto, comentou a decisão de Casillas e descreveu como “simbólica” a homenagem do clube em ter o espanhol a levantar o troféu da Taça de Portugal. “Foi para mostrar ao Casillas, que não precisava disso, mas para que toda a gente saiba que para nós, mesmo partindo e tendo deixado de jogar, o Casillas será sempre um dos nossos. É uma referência do futebol mundial e nós temos muito orgulho de o termos tido como atleta estes anos, de ter sido campeão pelo FC Porto há dois anos e de saber que ele continua sentimentalmente ligado ao FC Porto. Tanto que veio expressamente [para a final da Taça de Portugal], até fez o teste à Covid-19 para poder estar presente para apoiar a equipa. Teve esse significado e eu achei muito bem, pois demonstra não só o que o Casillas representa para o FC Porto, como para toda a gente do FC Porto, inclusivamente o treinador e os jogadores. Para se apaixonar pela cidade do Porto, é preciso conhecê-la e vivê-la. O Casillas chegou aqui, integrou-se, viveu a cidade do Porto e apaixonou-se por ela. E a cidade retribuiu-lhe com grande carinho, considerando-o um dos seus. É um tripeiro”, disse Pinto da Costa em entrevista ao jornal O Jogo.
O presidente dos azuis e brancos comentou ainda a estratégia do clube para a próxima temporada e frisou que pretende segurar a “espinha dorsal” da equipa. “Tentar segurar os jogadores que o treinador quiser que fiquem e colmatar qualquer saída com outros que o treinador pense que serve. Não vamos prometer o que não possamos pagar, mas estamos interessados em manter a espinha dorsal da equipa e ter um grupo capaz de continuar a competir para ganhar. Não temos de prometer grandes figuras, grandes nomes, grandes loucuras, porque não precisamos. Não o fiz no tempo de eleições e ia fazê-lo agora? Há maneiras de encarar as eleições. Eu encarei-as com toda a naturalidade, não me preocupando com elas, deixando os sócios à vontade para escolher.” Quanto à renovação de Sérgio Conceição, Pinto da Costa salientou que é com ele que conta para estar ao leme da equipa. “Quando o FC Porto tem um treinador e o mantém, seja ele qual for, é porque entendo que é do que o FC Porto precisa. Porque no dia em que entendesse que o treinador, fosse quem fosse, já não servia os interesses do FC Porto, não continuaria. O Sérgio, como outros que estiveram muito tempo, interessa ao FC Porto.”
O presidente dos dragões voltou a apelar à presença de adeptos nos estádios na próxima temporada. “As pessoas responsáveis com quem já falei, até mesmo o secretário de Estado do Desporto, todas elas acham inacreditável que o estádio estivesse sem público. Toda a gente acha que não faz sentido, que é injusto e que vai levar os clubes à falência, como já aconteceu com o Aves. O Aves estava à espera dos jogos com FC Porto e Benfica para pôr as contas em dia. Isto é não ligar ao futebol, permitem público nas touradas e espetáculos em sala. Eu só queria entender, mas ninguém explica. Este país está sem rei nem roque. Não haver adeptos é um absurdo, alguns dizem que é uma estupidez. Em Paris, onde a situação é pior, a final da taça permitiu 10 mil adeptos e não houve problema”, concluiu.
As competições europeias estão aí à porta, mas nesta terça-feira ainda foi dia de decidir a última vaga de acesso à Liga Inglesa da próxima época. O Fulham FC garantiu a subida à Premier League com um triunfo por 2-1 sobre o Brentford FC na final do play-off do Championship, golos que pode ver aqui. Apesar da derrota, nem por isso o Brentford deixa de ter um sucesso inequívoco, cujo segredo passa por uma abordagem arrojada que torna o projeto do clube especial, tal como explicou o João Pedro Cordeiro.


Também nesta segunda-feira ficou confirmado que a Liga Portuguesa de 2020/21 começa a 20 de setembro, enquanto o segundo escalão tem início marcado uma semana antes, para dia 13 de setembro. “A Liga Portugal informa que já são conhecidas as datas de arranque das edições 2020-21 da Liga e da Segunda Liga. O pontapé de saída das competições profissionais está, assim, agendado para o fim-de-semana de 13 de setembro, com o arranque da Segunda Liga, enquanto que as emoções da Liga regressam no fim-de-semana seguinte, de 20 de setembro”, pode ler-se no comunicado divulgado pela Liga de Clubes. O organismo informa ainda que as datas carecem de ratificação por parte da Federação Portuguesa de Futebol.
Voltamos a passar pelo FC Porto, pois o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol instaurou um processo disciplinar a Sérgio Conceição na sequência das palavras do treinador do FC Porto à equipa de arbitragem na primeira parte da final da Taça de Portugal. Recorde-se que o técnico foi expulso e Artur Soares Dias, o árbitro do encontro, incluiu no relatório as palavras do treinador com vários insultos relatados.
No que toca ao Benfica, o presidente do Grémio confirmou que vai dialogar com os encarnados para uma possível transferência de Everton ‘Cebolinha’. “Não temos pronunciamento oficial. De momento não há nada. Estas questões só nos desestabilizam. Deixem as coisas acontecerem naturalmente. Se ele vai jogar o Gre-Nal ou não, não há como dizer, pois não há nada concreto sobre nada. O que há de concreto é que, sim, vamos receber uma delegação do Benfica”, referiu Romildo Junior, presidente do clube, em declarações à Rádio Bandeirantes e à Fox Sports. O extremo de 24 anos está há oito temporadas no Grémio.


Ainda por cá, o Belenenses SAD confirmou a renovação de contrato com Petit para a próxima época. “Estamos aqui para anunciar o nosso treinador para a próxima época, que não propriamente uma surpresa. Terminou muito bem esta época que foi muito difícil para nós e fizemos 20 pontos na segunda volta. (…) Vamos ter o treinador que sempre quisemos, a começar um novo ciclo aqui e esperamos ser tão felizes como fomos nesta dificílima segunda volta”, disse Rui Pedro Soares, presidente do Belenenses SAD, em videoconferência. Já Petit mostrou confiança em melhorar o 15º lugar conseguido nesta temporada. “Vamos trabalhar para dar um salto qualitativo. Contratar jogadores para formar um bom grupo e juntar aos que temos aqui. Formar uma equipa forte para dar um salto qualitativo e sermos mais fortes no futuro”, referiu o técnico aos jornalistas.
Tempos menos felizes vive o CD Aves, que não apresentou o recurso ao veto de inscrição nas ligas profissionais pelo que irá mesmo cair para o Campeonato de Portugal – o Vitória FC apresentou o recurso. “O tribunal ainda não viabilizou o Processo Especial de Revitalização (PER) solicitado em 24 de julho. A lei é clara: não podemos fazer a inscrição com um PER se não tivermos esse acordo homologado no Tribunal da Comarca de Santo Tirso. Como nada disso aconteceu, não valia a pena recorrer”, explicou Estrela Costa, administradora da SAD avense, à agência Lusa. “Continuamos com dívidas à Autoridade Tributária e à Segurança Social. A boa notícia é que ficaram extintas as dívidas para com outras sociedades desportivas. Contudo, não podíamos fazer nada em todas as outras alíneas sem um PER aprovado e homologado”, acrescentou ainda a dirigente.
Lá fora, a UEFA anunciou novas regras para os cartões amarelos nas competições europeias, que entram em vigor já na próxima época. O conselho executivo do organismo que rege o futebol europeu deu conta, esta terça-feira, das medidas que visam cortar a continuação da contagem dos amarelos dos play-offs para a fase de grupos e dos oitavos de final para os quartos. “Todos os cartões amarelos e suspensões pendentes de cartões amarelos expiram no fim dos play-offs. Eles não continuam para a fase de grupos. Em adição, todos os cartões amarelos expiram no fim dos oitavos de final. Eles não continuam para os quartos de final”, pode ler-se no comunicado da UEFA.
Em Itália, Dybala levou a melhor sobre o colega Cristiano Ronaldo na eleição para melhor jogador da Série A em 2019/20. O internacional português tinha obtido essa distinção na última temporada. Ronaldo não levou para casa também o prémio de melhor avançado, que foi para Immobile (Bota de Ouro europeu com 36 golos). De resto, entre as outras distinções atribuídas pela Liga Italiana: Szczesny (Juventus) foi o melhor guarda-redes, De Vrij (Inter Milão) o melhor defesa, Papu Gómez (Atalanta) o melhor médio e Kulusevski (Parma Calcio) o melhor jovem.
Comentários 1