Tem vindo a ser uma segunda-feira de muita conversa e poucas certezas no que diz respeito ao mercado de inverno. O grande destaque do dia até agora vai mesmo para a confirmação da retirada de Daniele de Rossi do futebol. O ex-internacional italiano anunciou a saída do Boca Juniors (fez sete jogos pelo clube argentino) e deu conta de que vai deixar os relvados, embora pretenda manter um papel ligado ao desporto rei.
“Despeço-me de um clube que me entrou no coração, despeço-me deste desporto que é a minha paixão. Era para ter acontecido em junho, tenho 36 anos e não posso jogar mais dez anos”, referiu De Rossi em conferência de imprensa, citado pelo diário ‘Olé’. Para trás, De Rossi deixa um legado de 740 jogos, 117 deles com a camisola da seleção italiana.
Em termos portugueses, nota para oficialização do empréstimo de Alexandre Guedes ao Vegalta Sendai, equipa do principal escalão japonês. O avançado português de 25 anos é, assim, cedido pelo Vitória SC após uma metade de época na qual marcou dois golos em oito aparições pelo emblema vimaranense. O atacante português vai jogar no clube nipónico até ao final de 2020, sendo que o empréstimo não contempla opção de compra.
Ainda no capítulo de mexidas de jogadores, o FC Famalicão andou ativo neste dia. O clube que voltou recentemente ao pódio da Liga Portuguesa anunciou, esta tarde, o central francês Ibrahim Cissé, de 20 anos, como reforço vindo do OGC Nice. Os famalicenses ainda não deram a conhecer mais informações sobre a transferência e a duração do contrato do jovem defesa.
✍️ Ibrahim Cissé reforça FC Famalicão
— Futebol Clube de Famalicão (@FCF1931_Oficial) January 6, 2020
🌐 Mais informações em https://t.co/KCF1KPZB9t#amordeperdicao 💙💪 pic.twitter.com/70mhIi2BoG
Na Segunda Liga, o Estoril Praia comunicou a saída de António Filipe. O guarda-redes de 34 anos rescindiu contrato com a equipa da Linha, após ter chegado ao clube apenas no último verão, proveniente do GD Chaves. Em sentido contrário, um ex-Estoril ficou com o futuro definido. Tiago Gomes (formado no Benfica, já passou por Estrela da Amadora, Zagliebie Lubin, Osasuna, Belenenses, Estoril, SC Braga, Metz, Apollon Limasson e Feirense) regressou a Portugal para representar o FC Alverca, do Campeonato de Portugal.
Tiago Gomes é reforçohttps://t.co/bSTQeUPIS5 pic.twitter.com/VOZVorpj7t
— FC Alverca (@FCAlverca) January 6, 2020
Nota de destaque ainda para Hélder Cristóvão, treinador que foi anunciado pelo DAC 1904 Dunajská Streda, terceiro classificado do campeonato eslovaco.
Falcao e River, Ajax mira ‘Ody’ e Jesus com alternativa
Na ‘ilha’ dos rumores, há muito para conversar nesta segunda-feira. Um dos destaques do dia vai para uma cara conhecida dos adeptos portugueses. O ex-FC Porto Falcao, atualmente no Galatasaray (quatro golos em onze jogos), tem vindo a ser apontado ao River Plate, pela própria imprensa argentina, naquele que seria um regresso à América do Sul. Por falar em jogadores ligados ao desporto rei português, parece que as exibições de Vlachodimos pelo Benfica têm agradado aos olhos do Ajax. De acordo com o ‘Spor Time’, jornal grego, o guardião parte na pole-position para render Onana. Ainda nos encarnados, o ‘Telegraph’ aponta o Everton como o mais recente interessado na aquisição de Gedson Fernandes. A publicação dá conta de que Carlo Ancelotti estará motivado pela polivalência do médio português.
Dos jogadores passamos a apontar baterias a um treinador em específico: Jorge Jesus. Não tanto no futuro do técnico campeão do Brasil e da Libertadores, mas sim para aquilo que procura de forma a continuar em grande no país canarinho. Gabriel Barbosa está emprestado pelo Inter Milão ao Flamengo e muito tem sido falado que o avançado não irá continuar na equipa. Ora, o ‘UOL Esporte’ avança um nome para a sucessão na frente de ataque: Pedro. O jogador de 22 anos deixou o futebol brasileiro para rumar à Fiorentina somente nesta época e não tem sido opção regular, daí que começam a surgir rumores de um eventual retorno.
Fora da ‘esfera’ portuguesa, também há nomes de peso a fazer mexer o mercado. Na Catalunha o diário ‘Sport’ avança que o FC Barcelona não pretende deixar Vidal sair para o Inter Milão. Também em Espanha, mas na capital, tudo aponta para que Cavani irá mesmo ser jogador do Atlético Madrid. O jornalista Gianluca di Marzio (Sky) assegurou que os colchoneros chegaram a acordo com o uruguaio para o fim da temporada, quando termina o vínculo com o Paris Saint-Germain. Em Inglaterra, Adama Traoré é o jogador da moda e o ‘The Sun’ aponta que o atacante do Wolverhampton WFC tem como interessados o Barcelona, Liverpool FC e Manchester City. Para os lados de Itália, o Milan terá feito um ultimato a Todibo (Barcelona): o ‘Mundo Deportivo’ refere que os italianos irão esperar apenas mais 48 horas para perceberem se o defesa quer mesmo rumar ao clube.
Fique aqui com o top-10 de transferências neste mercado de inverno.
