Muda-se o treinador, mudam-se os resultados. Assim podem dizer Benfica e SC Braga com os triunfos conseguidos neste sábado. Os encarnados venceram o Boavista por 3-1 na estreia de Nélson Veríssimo e primeiro jogo após a saída de Bruno Lage. Pode ver aqui o resumo do jogo com que os encarnados pressionam o FC Porto, pois ficam a três pontos dos dragões, que ainda jogam na noite de domingo. Já o Braga atropelou o lanterna vermelha CD Aves por 4-0, já com Artur Jorge como sucessor de Custódio Castro. Veja aqui os golos da vitória com a qual os minhotos se aproximam do pódio e do Sporting provisoriamente.
Após o triunfo na estreia, Nélson Veríssimo confidenciou que o grupo de trabalho esperava por uma vitória destas há muito tempo. “Era uma vitória que a equipa andava a procura há bastante tempo, já tínhamos tentado nos dois últimos jogos e aconteceu hoje e esperamos que seja para continuar obviamente, a história do Benfica assim o exige. Fizemos um jogo, com um golo aos 15 minutos que nos deu tranquilidade suficiente para arrancar para uma boa exibição. Os jogadores estão de parabéns e queria valorizar a entrega e o empenho que tiveram”, referiu o técnico após o jogo. Já Jardel deixou palavras de elogio a Bruno Lage. Quero deixar uma palavra ao mister Bruno Lage. Foi um ‘cara’ que, desde que chegou aqui ao nosso plantel, sempre fez a diferença. Um ser humano fantástico, um profissional e um treinador muito competente. Quero deixar aqui um forte abraço a ele e que ele tenha muito sucesso daqui para a frente na sua carreira”, disse o central.
O Benfica que comunicou ter chegado a acordo com Bruno Lage para a rescisão do contrato, sem divulgar os montantes financeiros envolvidos. “A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD informa, nos termos e para o efeito do disposto no artigo 248.º-A do Código dos Valores Mobiliários, que formalizou hoje a rescisão do contrato de trabalho desportivo com o treinador Bruno Miguel Silva do Nascimento (Bruno Lage)”, pode ler-se no breve comunicado enviado pelos encarnados à CMVM. De recordar que com Lage, saíram também o preparador físico Alexandre Silva e o observador Jhony Conceição. A saída de Bruno Lage que foi uma das questões respondidas pelo António Tadeia no Q&A desta semana. Veja aqui a sessão de perguntas e respostas, que passou ainda pela situação do Vitória FC, o momento do FC Barcelona, a passagem de Rúben Amorim do SC Braga para o Sporting e o que isso pode ter custado aos minhotos.
Ainda por cá, o Vitória SC aproximou-se da zona europeia com um triunfo por 1-0 em Portimão, que deixou os algarvios ainda em zona de descida. Pode ver aqui o resumo do encontro. Ora, o Portimonense desperdiçou a oportunidade de igualar o Vitória FC na classificação, pois os sadinos perderam por 3-2 na receção ao FC Paços de Ferreira, jogo que até estiveram a vencer por dois golos ao intervalo. Veja aqui os lances capitais da partida.
Bruno Fernandes deu espetáculo em Inglaterra com um golo de livre direto e duas assistências na vitória do Manchester United sobre o AFC Bournemouth por 5-2. Veja aqui os golos do encontro. No entanto, os red devils não conseguiram ultrapassar o Chelsea no quarto lugar, que nesta noite venceu por 3-0 o Watford FC. Quem marcou passo na luta pelos lugares de Champions foi o Wolverhampton WFC na sequência da derrota por 2-0 contra o Arsenal. Veja aqui os golos dos triunfos londrinos.
Quem também está de pé quente é Cristiano Ronaldo que voltou aos golos de livre no triunfo da Juventus por 3-1 no dérbi de Turim. O internacional português admitiu mesmo depois do jogo que “precisava mesmo daquele golo de livre”. Veja aqui os lances que marcaram o cimentar da liderança para a Juventus (ficou com sete pontos de avanço sobre a Lazio, que perdeu frente ao Milan), assim como os restantes do dia da Liga Italiana.

Na Alemanha, o Bayern Munique conquistou a Taça e fez, assim, a dobradinha depois de já se ter também sagrado campeão. Os bávaros venceram o Bayer Leverkusen por 4-2 e levantaram a taça pelo segundo ano consecutivo e a 18ª vez na história. Veja aqui os golos da final.
Em Espanha houve golaço de Gonçalo Guedes no empate a duas bolas entre Valência CF e Granada CF. Veja aqui o golo do internacional português, assim como o empate entre Celta de Vigo e Betis e a vitória do Real Valladolid sobre o Deportivo Alavés.
O líder FC Porto vai a jogo no domingo com a receção ao Belenenses SAD (21h30) e Sérgio Conceição considerou que a vantagem pontual para o Benfica não assegura desde já o título e que o objetivo de quem já atribui o campeonato aos dragões é “distrair” a atenção dos jogadores. “Se calhar o objetivo de quem diz isso é distrair. Nós temos de focar no trabalho e nas tarefas, para que o coletivo seja forte. Coletivamente vamos ser mais fortes, é o objetivo. Obviamente há as estratégias que temos, mas no futebol, o que funciona para um grupo pode não funcionar para outro. Há estratégias para mexer com esse lado emocional, motivá-los ao máximo, dar tranquilidade para que possam exprimir-se ao mais alto nível”, referiu o técnico em conferência de imprensa.

Quanto à troca de treinador no Benfica, Conceição atirou que aquilo que acontece na casa dos outros não diz respeito aos azuis e brancos. “Sinceramente, não olhamos a nada disso, olhamos para a nossa equipa, para o que temos de trabalhar diariamente, para a seriedade do trabalho, três pontos que temos para conquistar. À medida que se vai aproximando o campeonato do final, cada jogo tem peso enorme. É essa consciência, seriedade no trabalho, tranquilidade em saber que estamos a trabalhar da mesma forma, independentemente do que se passa à nossa volta.”
Depois de estar afastado do grupo durante algumas semanas, Nakajima voltou aos treinos no Olival nesta semana, mas trabalhou à parte do grupo. Questionado sobre a situação do nipónico, Conceição revelou que este não é opção e preferiu apontar baterias aos adversários. “Digo sempre que o mercado fica sempre à porta do Olival, os jogadores que não pertencem ao plantel ou não são opção para o jogo, normalmente não falo deles. Aqui acontece exatamente o mesmo. O Nakajima não é opção para o jogo, neste momento. Já falámos variadíssimas vezes do Nakajima e não quero entrar por aí. O mais importante é eu preocupar-me com o Licá e o Marco Matias, com o Gonçalo Silva que está em dúvida, com a linha de três que fazem, com o Nuno Coelho, o Phete, o Cafú que foi meu jogador em Guimarães, muito interessante também, Tiago Esgaio, Nilton Varela, aí é que é importante. O Nakajima não faz parte das opções para o jogo, portanto estaríamos aqui a comentar algo que não faz sentido”, concluiu.
No Sporting, Jovane Cabral foi a grande novidade no treino deste sábado. Com a equipa leonina a preparar a deslocação a Moreira de Cónegos (segunda-feira, às 21h00), o extremo esteve integrado na sessão de trabalho desta manhã, ainda que sob vigilância do departamento médico. Já na sexta-feira Jovane tinha pisado o relvado, após realizar trabalho de ginásio, ele que tinha saído com queixas físicas diante do Belenenses SAD, há cerca de uma semana. Francisco Geraldes também voltou a treinar, depois de ter falhado o encontro com o Gil Vicente, e realizou tratamento, ginásio e treino no relvado, assim como Vietto. De fora das contas de Rúben Amorim está Luiz Phellype, em recuperação de lesão.