A Final Four da Taça da Liga está aí à porta e os quatro clubes envolvidos já aceleram para os jogos de Braga, mas enquanto isso a Liga continuou e chegou hoje ao fim da primeira volta. A novidade do dia foi a dificuldade que o FC Famalicão teve para somar um ponto em casa contra o Marítimo, alcançando-o apenas em período de compensação. Chegou, ainda assim, para alargar a vantagem que os famalicenses têm sobre o Sporting no terceiro lugar, mas não para evitar a aproximação de SC Braga, Vitória SC e Rio Ave, todos eles vitoriosos nesta 17ª jornada. Mas há muito mais. Há a estreia de Quique Setién no FC Barcelona e mais uma noite salvadora de Cristiano Ronaldo na Juventus. Mas já lá vou.
Entre os grandes, só o Sporting apresentou hoje novidades: devolveu Fernando ao Shakthar Donetsk, sem que o jovem extremo brasileiro tivesse feito sequer um minuto pela equipa principal, o que desde logo mostra a inutilidade que foi a sua contratação no último dia do mercado de Verão. O regresso do brasileiro à Ucrânia é o maior destaque da resenha de mercado que o Fernando Gamito hoje preparou para si, e que pode ler aqui. Nela não houve novidades acerca do dossier que mais prende os adeptos leoninos, que é o da ida de Bruno Fernandes para o Manchester United. Os dois clubes ainda não têm acordo, o que também está a atrasar a contratação do esloveno Sporar ao Slovan Bratislava: o avançado hoje nem participou num particular de preparação que a equipa eslovaca fez no seu estágio na Turquia.
Oe leões viram também o FC Famalicão alargar para dois pontos a diferença que os separa do terceiro lugar, aparentemente o posto mais alto a que ainda podem ambicionar nesta Liga. Tal como pode conferir aqui, foi mesmo no último lance da partida que a equipa de João Pedro Sousa evitou a derrota caseira com o Marítimo, que encontrou nova alma sob o comando de José Gomes. O camaronês Joel Tagueu marcou para os madeirenses e o espanhol Toni Martínez só fez o 1-1 final aos 90+6′. O resultado foi uma desilusão para os famalicenses, mas dificilmente justifica o cenário que o treinador quis exorcizar no final da partida. “Não nos passa pela cabeça acabar no oitavo lugar”, disparou João Pedro Sousa, entre elogios ao Marítimo e à capacidade do guarda-redes Abedzadeh para mudar sentido de jogo e evitar a pressão alta que a sua equipa levava preparada para o jogo.


Antes deste jogo, já se tinha disputado o FC Paços de Ferreira–Gil Vicente, que acabou sem golos. Pode ainda assim ver aqui o resumo da partida que elevou para quatro o total de jogos consecutivos que a equipa de Pepa leva sem sofrer golos na Liga. São já 372 minutos de jogo desde o golo do setubalense Berto, a 8 de Dezembro, na que foi a última derrota dos pacenses. Mais tranquilo e também sem perder há quatro jogos segue o Gil Vicente de Vítor Oliveira. Ora a última equipa a vencer os gilistas na Liga foi o Rio Ave, que hoje encerrou a primeira volta do campeonato com uma vitória por 2-0 sobre o Boavista, que lhe permite manter-se colado ao Vitória SC na sexta posição, a quatro pontos do Sporting. Diego Lopes, num golaço que vale a pena ver (está aqui o resumo do jogo) e Taremi marcaram pela equipa de Carlos Carvalhal, deixando o Boavista em maus lençóis: desde que chegou ao Bessa o novo treinador, Daniel Ramos, os axadrezados somam um empate e duas derrotas.
Farense e Nacional é que continuam sem acertar na II Liga. As duas equipas que há três jornadas ainda pareciam fortemente encaminhadas para a subida de divisão (tinham dez e oito pontos de avanço sobre o terceiro…) somaram a terceira jornada seguida sem ganhar e reabriram mesmo a luta pela subida. O Farense voltou mesmo assim a isolar-se no topo, pois empatou em casa com o SC Covilhã (0-0), que é quarto, a seis pontos. O Nacional, por sua vez, perdeu fora com o penúltimo, o CD Cova da Piedade, por 3-1 (bis de Edinho, na estreia de João Alves à frente da equipa da margem Sul), permitindo assim a aproximação do CD Mafra, que ontem tinha ganho fora ao Leixões (2-0) e se colocou agora a três pontos dos madeirenses e a quatro dos algarvios. Está cada vez mais tudo em aberto para se saber quem vai chegar ao futebol de primeira em 2020/21.
No futebol internacional, o maior destaque vai para mais uma vitória do Liverpool FC, desta vez no clássico do Noroeste, contra o Manchester United, em Anfield. Os comandados de Jürgen Klopp venceram por 2-0, como pode ver aqui, graças a golos de Van Dijk e Salah e beneficiaram ainda da derrota do Leicester City em Burnley, por 2-1, para ficarem mais à vontade no topo da tabela: mesmo com um jogo a menos, têm agora 16 pontos de avanço sobre o segundo, que é o Manchester City, e 19 sobre o terceiro, que é o Leicester City. Tudo em resultado de um percurso acima de extraordinário: nos primeiros 22 jogos da prova, cederam apenas um empate, ganhando os restantes 21. Inacreditável.


Quem voltou a marcar foi Cristiano Ronaldo. E logo por duas vezes, como pode conferir aqui, tornando-se decisivo na forma como a Juventus venceu o Parma, por 2-1. O resultado permitiu à equipa de Turim alargar para quatro pontos a vantagem no topo da tabela da Série A sobre o Inter Milão, que durante a tarde não tinha ido além de um empate caseiro em Lecce. Pode ver aqui os golos da partida: Bastoni abriu o ativo já perto do final, mas Mancosu conseguiu o empate.
Em Espanha, a curiosidade era grande para a estreia de Quique Setién à frente do FC Barcelona. E as dificuldades dos blaugrana para se desfazerem da oposição do Granada CF foram igualmente grandes: só um golo de Messi, a um quarto-de-hora do fim, em jogada que até meteu um toque de calcanhar de Vidal, permitiu um sofrido 1-0 contra uma equipa reduzida a dez homens pouco antes, por expulsão de Sanchez. Aqui ficam as imagens do golo salvador. No que restou da jornada, há a notar a pesada derrota sofrida pelo Valência CF em Palma de Maiorca, frente ao RCD Maiorca (4-1), bem como para os esclarecedores 3-0 com que o Betis venceu a Real Sociedad em Sevilha, levando a que os bascos fossem superados pelo Getafe em posição de qualificação para a Liga Europa. E, como deixar de falar disso, o regresso de Raúl de Tomás à felicidade: o avançado que fracassou no Benfica foi pela primeira vez titular no Espanyol e, tal como já tinha feito na estreia (na Taça do Rei, contra o San Sebastián de los Reyes), marcou, ajudando os catalães a vencer fora o Villarreal CF por 2-1. Pode ver aqui os detalhes da primeira vitória do Espanyol na Liga desde finais de Outubro.
Na Bundesliga, o Bayern só conseguiu desfazer-se da oposição do Hertha Berlim na segunda parte: conforme pode ver aqui, depois do 0-0 ao intervalo, os bávaros fizeram quatro golos (e também pode vê-los aqui) que lhes valeram um claro 4-0 e a subida ao segundo lugar, por troca com o Borussia M’Gladbach, a quatro pontos do RB Leipzig. Não está fácil para os colossos, como pôde verificar o Paris Saint-Germain, que na Taça de França se viu aflito para se desfazer da oposição do FC Lorient, da II Liga: só um golo de Sarabia, a 10′ do fim, permitiu a passagem dos parisienses aos oitavos de final, após uma vitória por 1-0, obtida sem vários titulares em campo.
Destaque ainda lá fora para a continuada luta entre treinadores portugueses pelo título de campeão grego. Hoje, ambos ganharam. O Olympiacos de Pedro Martins bateu em casa o Aris Salónica por 4-2 e manteve um ponto de avanço sobre o PAOK Salónica de Abel Ferreira, que venceu o Asteras Tripolis por 3-1. A Liga grega fala cada vez mais português, como pode verificar-se consultando os nomes dos heróis do dia: o AEK Atenas, por exemplo, ganhou por 3-0 ao AEL Larisa, com golos de André Simões, Nélson Oliveira e Hélder Lopes. E ainda se diz que não há portugueses que façam golos.