Sim, o FC Porto reduziu para um ponto a distância que o separa do Benfica no topo da tabela, aproveitando da melhor forma a escorregadela dos encarnados em casa frente ao SC Braga (0-1), ontem. Hoje os azuis e brancos foram ganhar ao Vitória SC, em Guimarães por 2-1, num jogo de elevadíssima intensidade competitiva e dramática, porque depois de fazer o golo da vitória e de o festejar apontando para a cor da pele no braço, Marega continuou a ser alvo de insultos racistas vindos das bancadas e decidiu que não jogava mais. Esta é uma situação que já tínhamos visto acontecer noutras zonas da Europa, mas que é nova em Portugal. E que exige ação por parte da Liga.
O FC Porto tinha marcado primeiro, num autogolo de Douglas, após remate de Sérgio Oliveira à barra. O Vitória SC meteu então um ritmo elevado no jogo e acabou por chegar ao empate, por Bruno Duarte, mas Marega acabou por voltar a separar as equipas, aos 60′, num lance em que foi mais forte do que Venâncio. Logo aí, o avançado maliano trocou o seu habitual festejo por um movimento repetido em que batia no braço nu, percebe-se agora que para destacar a cor da pele. Os insultos racistas que, de acordo com o FC Porto, já duravam desde o aquecimento, ter-se-ão intensificado e Marega acabou por pedir para sair, sendo substituído por Manafá, aos 71′.


“Gostaria apenas de dizer a esses idiotas que vêm ao estádio fazer gritos racistas… vá se foder! E também agradeço aos árbitros por não me defenderem e por terem me dado um cartão amarelo porque defendo minha cor da pele. Espero nunca mais encontrá-lo em um campo de futebol! Você é uma vergonha!”, escreveu Marega na rede social Instagram. As críticas eram também para o árbitro, Luís Godinho, que advertiu Marega na sequência dos festejos do golo que o maliano marcou, aparentemente por ele ter demorado nos festejos e ter ido confrontar os adeptos adversários nessa altura.
As redes sociais foram muito a forma de jogadores e treinadores do FC Porto se solidarizarem com o colega, uma vez que não compareceram à flash interview. O único que lá esteve foi o treinador, Sérgio Conceição, que de qualquer modo se recusou a comentar o jogo e se limitou a falar do caso de racismo. “Estamos completamente indignados com aquilo que se passou. Sei da paixão que existe aqui pelo Vitória SC e que a maior parte dos adeptos não se revê na atitude de algumas pessoas que estavam hoje na bancada a insultar o Moussa [Marega] desde o aquecimento”, afirmou Conceição. “Nós somos uma família, independentemente da nacionalidade, da cor da pele, da altura, da cor do cabelo. Somos humanos e merecemos respeito. O que se passou aqui é lamentável”, completou.
O caso motivou até um comunicado de Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol. “Tudo continuarei a fazer para que os adeptos que não respeitam o futebol fiquem definitivamente à porta dos estádios. Este é um combate urgente de toda a sociedade”, escreveu. A Liga também condenou o sucedido em comunicado, onde garante que tudo fará “para que este e todos os episódios de racismo não fiquem impunes”. Com o problema em mãos estará o presidente do Vitória SC, Miguel Pinto Lisboa, que foi à sala de imprensa manifestar que o clube promove “a igualdade de género e de raça” e que não se revê “em comportamentos que possam ferir essa igualdade”. Ainda assim, mesmo garantindo que se as imagens provarem que houve atitudes incorretas o clube “irá agir”, Pinto Lisboa não deixou de condenar as atitudes do maliano do FC Porto. “Vi um atleta com uma determinada atitude que incendiou a bancada”, afirmou.


O caso tirou o foco de cima dos outros jogos do dia, onde se verificaram algumas surpresas. A última foi o empate caseiro do FC Famalicão com o CD Aves (1-1), que pode ver aqui. Welinton Júnior marcou, de penalti, o golo dos visitantes, tendo a equipa da casa chegado ao empate já em período de compensação, por Riccieli, numa altura em que estava reduzida a dez homens, devido ao duplo amarelo a Fábio Martins. O FC Famalicão igualou assim o Rio Ave na quinta posição, a três pontos do Sporting, enquanto o CD Aves falhou a ultrapassagem ao Portimonense e continua a ser último.
De tarde, tal como pode ver aqui, o Marítimo ganhou facilmente ao FC Paços de Ferreira por 3-0, com golos de Zainadine e Nanu (dois), e a Belenenses SAD foi ganhar com alguma surpresa ao Boavista em pleno Estádio do Bessa, por 2-1. Pode ver aqui os golos de Danny Henriques e Licá para os azuis e a forma como os axadrezados reduziram, num autogolo de Rúben Lima.
Na II Liga, o dia correu bem aos dois da frente, que ganharam e aproveitaram o empate entre Académica e CD Mafra (0-0) para aumentarem a vantagem. O Nacional já tinha ganho ontem ao Vilafranquense por 5-1, e lidera com 43 pontos, mais dois que o Farense, que ganhou hoje à Oliveirense por 3-1. O CD Mafra é terceiro com 34, mais dois que o Estoril, que perdeu nesta ronda, com o Varzim, por 3-0.


No estrangeiro, o destaque vai para o Flamengo de Jorge Jesus, que conquistou a Supertaça do Brasil, batendo por 3-0 o Athletico Paranaense, como pode conferir aqui. Bruno Henrique, Gabigol e Arrascaeta fizeram os três golos da vitória rubro-negra, mais uma a somar ao currículo do treinador português.
Em Itália, o dia foi da Lazio, que ganhou por 2-1 ao Inter Milão e ultrapassou os nerazzurri na perseguição à Juventus. A equipa romana é agora segunda, a um ponto da Vecchia Signora, que nem precisou de recorrer a Ronaldo (ficou a descansar) para bater por 2-0 o Brescia, como pode conferir aqui. Dybala e Cuadrado fizeram os golos dos líderes da Série A.
Um golo de Son, no último lance do jogo, aos 90+4′, permitiu ao Tottenham ganhar fora ao Aston Villa, por 3-2, num dos jogos de hoje da Premier League. O resultado valeu à equipa de José Mourinho isolar-se no quinto lugar, que em função da anunciada suspensão ao Manchester City, até deve dar Liga dos Campeões esta época. Os Spurs estão a um ponto do Chelsea (que tem um jogo a menos) e têm mais um do que o Sheffield United, mais três que Wolves e Everton e mais quatro que o Manchester United. Tudo muito próximo, portanto.
No dia do futebol há ainda a destacar a goleada do Bayern no terreno do FC Colónia (um 4-1 cujos golos também pode ver aqui), a valer a continuação bávara no topo da Bundesliga, e a importante vitória do Olympique Marselha em Lille (2-1, de virada, depois de um penalti falhado e tudo). Mas a surpresa de final de dia foi mesmo o empate do Real Madrid em casa com o Celta de Vigo. Pode conferir aqui os quatro golos de um 2-2 que permitiu a aproximação do FC Barcelona ao topo da tabela: há agora apenas um ponto entre os líderes madridistas e os perseguidores blaugrana.
Comentários 1