Luís Filipe Vieira garante que que não corrompeu nem subornou alguém depois de, hoje, a TVI ter avançado que o presidente do Benfica será acusado de recebimento indevido de vantagem no âmbito da Operação Lex. Vieira assinala que ainda não foi notificado da acusação, mas admite que essa acusação vai acontecer brevemente.
“O Sr. Luís Filipe Vieira limitou-se a exercer os seus direitos, como qualquer cidadão o faria: antes de mais, o processo nunca tratou de o Sr. Luís Filipe Vieira ter que entregar alguma quantia ao Estado, contrariamente ao que foi falsamente noticiado. Tratou exatamente do contrário. O Sr. Luís Filipe Vieira, tendo sido interpelado para pagar um imposto que não era devido, no exorbitante valor de 1 milhão 611 mil euros, o que fez foi pagá-lo primeiro. De seguida impugnou a decisão que o mandava pagar tal imposto e exerceu o seu direito de exigir a devolução do pagamento, por o imposto ser indevido”, pode ler-se no comunicado emitido por via de uma agência de comunicação.
“O problema foi que a entrega ao Estado do 1 milhão e 611 mil euros pelo Sr. Luís Filipe Vieira foi feita em 28.09.2011. E a devolução do que o Estado devia ao Senhor Luís Filipe Vieira só foi feita 8 anos mais tarde. Repete-se, oito anos mais tarde. Que cidadão fica satisfeito e inactivo durante oito anos à espera que o Estado lhe devolva o que indevidamente pagou? E foi então que o Sr. Luís Filipe Vieira se queixou a todos os seus conhecidos dessa ilegal demora. Em especial, o Sr. Luís Filipe Vieira não deu nem pagou nada, nem um cêntimo, ao Sr. Desembargador Rui Rangel. Nem nunca o Sr. Luís Filipe Vieira sequer lhe prometeu fosse o que fosse”, pode ainda ler-se.
Por cá, já temos guia de fim-de-semana para que não perca nada do que vai ser jogado nos próximos dias. Além disso, o António Tadeia refletiu acerca da possível compra do Boavista por parte do Lille OSC no Último Passe de hoje, que pode ler aqui, enquanto o Futebol de Verdade de hoje foi dedicado principalmente ao Sporting. Se ainda não viu a edição de hoje do Futebol de Verdade, está aqui.
Em Espanha hoje foi dia de mais um par de jogos na Liga Espanhola, horas depois de se saber que Rodrigo, antigo avançado do Benfica e agora às ordens do Valência CF tem rotura parcial de ligamento do joelho. Em casa, o Real Madrid aproveitou novo deslize do FC Barcelona para fugir ainda mais na frente da liga cheirando cada vez mais a título pelo Santiago Bernabéu. Além disso, a Real Sociedad remontou o jogo para vencer o Espanyol, enquanto o Osasuna foi ao terreno do SD Eibar vencer por 2-0. Pode ver os golos do dia em Espanha aqui.
Já em Inglaterra houve duelo entre os primeiros classificados da Premier League e uma grande surpresa em Sheffield com o United local a bater o Tottenham por 3-1, num jogo em que a equipa da casa esteve mesmo a vencer por 3-0. Para isso muito contribuiu uma exibição de alto nível de Sander Berge que surpreendentemente reforçou os Blades no mercado de inverno. Já em Manchester, o City jogou pela honra e deu uma demonstração de força ao bater o Liverpool FC por 4-0. A coisa até podia ter sido ainda mais negra para o atual campeão – que até teve direito a guarda de honra – não tivesse um golo de Mahrez sido anulado já em período de compensação. Pode ver os golos dos dois jogos do dia em Inglaterra aqui.
Quem também deu uma demonstração de força foi a Atalanta que venceu o SSC Nápoles por 2-0. Depois de uma primeira parte sem golos em Bergamo foi Pasalic a abrir a contagem aos 47 minutos, com o 2-0 a chegar por Gosens pouco depois, aos 55 minutos. Já em Roma a equipa de Paulo Fonseca sucumbiu à pressão colocada pela equipa da Atalanta e acabou surpreendida pela Udinese perdendo também por 2-0. Pode ver os golos do dia em Itália aqui.
Na Alemanha, o RB Leipzig recebeu luz verde para ter adeptos presentes no estádio na próxima temporada até um máximo de vinte mil. “O RB Leipzig apresentou um conceito de higiene sólido e adequado, na opinião do Ministério da Saúde [local], para reduzir significativamente o risco de infeções. Por esse motivo, o serviço de saúde público confirmou o seu plano sanitário”, explicaram as autoridades locais. Hoje que foi dia de play-off com o Werder Bremen a receber o FC Heidenheim, mas nem a equipa da Bundesliga, nem a equipa da Bundesliga 2 conseguiu desfazer o nulo ficando tudo por decidir na próxima segunda feira no terreno do FC Heidenheim. Pode ver os melhores momentos desse jogo aqui.
Está completa a estrutura do futebol do Sporting. Depois de Filipe Celikkaya ter sido confirmado por Luís Castro como o próximo treinador da equipa B do Sporting, hoje foi a vez do clube de Alvalade anunciar a chegada de Filipe Pedro para orientar a equipa Sub-23 do clube. Filipe Pedro regressa assim ao Sporting onde já tinha trabalhado como técnico de formação e depois de experiências como treinador-adjunto e principal no GD Estoril Praia, CD Mafra e Casa Pia AC.
“Queremos formar atletas e prepará-los para entrar nas equipas acima, seja na B ou na principal, e para que possam competir ao mais alto nível. Obviamente que, nos sub-23, e como acontece em todas as competições nas quais o Sporting CP entra, queremos ganhar, mas o nosso foco passará por formar jogadores”, afirmou o jovem técnico ao site do clube de Alvalade, assinalando que gosta de colocar as equipas a jogar “um futebol positivo”. Sporting cuja equipa principal já pôde contar com Marcos Acuña em pleno no treino de hoje.
Tiago Tomás, que foi uma das mais recentes apostas de Rúben Amorim, assinalou que o trabalho mais duro começa agora pois é mais difícil manter-se na equipa do que chegar a ela. “Quando entrei em campo vieram-me à cabeça todos os anos de trabalho e os muitos sacrifícios que tive de fazer para chegar até aqui. É um sonho realizado, o que todos querem é jogar pelo Sporting, ainda por cima em Alvalade (…) Podem contar comigo para correr até ao último fôlego. Sempre fui assim e sempre serei. Vou dar tudo por esta camisola e espero que os Sportinguistas possam festejar muitos golos meus”, afirmou aos canais oficiais do clube.
Complicada parece estar a renovação de Otávio com o FC Porto, segundo um dos representantes do jogador. “Para já são só rumores, não houve contactos reais. O Otávio é um jogador que agrada a muitos campeonatos porque se adapta bem. Depois de tantos anos no FC Porto, ele gostaria de tentar uma nova aventura”, afirmou Jerónimo Soares que confessou que o jogador “se sairia muito bem uma equipa como a de Gattuso porque joga muito com a bola no chão e com saídas rápidas. As negociações para renovar não correram muito bem, por isso, a partir de janeiro ele poderá chegar a acordo com qualquer clube. Ele ainda tem todas as hipóteses em aberto, inclusive a renovação”, afirmou à Radio Music Television de Itália.
Coimbra foi ontem confirmada como cidade sede da final da Taça de Portugal da presente temporada que será disputada entre Benfica e FC Porto, algo natural para o presidente da Câmara da cidade. “Sendo uma das equipas finalistas da prova de Lisboa e outra do Porto faz sentido que o jogo seja disputado num local com uma situação geográfica como a de Coimbra, entre aquelas duas cidades”, afirmou Carlos Cidade à Agência Lusa que garantiu ainda que “as obras de reabilitação da pista de atletismo no Cidade de Coimbra não interferem com a logística do jogo”.
Marítimo e Santa Clara vão a jogo na próxima sexta-feira e se José Gomes desvalorizou o resultado alcançado perante o Benfica e que isso não é sinónimo de facilidades perante o Santa Clara, João Henriques deixou claro que o clube açoriano vai à procura da sua melhor classificação de sempre. “Temos de estar focados e não pensar que, por já termos feito isto, as coisas vão acontecer naturalmente e que os pontos vão cair no nosso bolso. Temos que lutar muito para que os pontos fiquem connosco e não podemos pensar que, por ganharmos ao Benfica, com o Santa Clara vai ser tudo fácil. As coisas não funcionam assim”, afirmou José Gomes.
“A equipa do Marítimo [vem] à procura da estabilidade na tabela classificativa, a necessitar de pontos e o Santa Clara à procura da melhor classificação possível nesta fase da época, em que, felizmente, não estamos a olhar para trás. Olhamos apenas para a frente, o que dá segurança para, também, abordar esse jogo de uma forma bastante positiva, até porque queremos dar uma resposta rápida àquele jogo menos conseguido, ainda por cima sem pontos”, assinalou João Henriques, por seu lado.
Ora quem já não irá orientar a antiga equipa durante a próxima jornada é Julio Velázquez. Em nota publicada no site oficial do clube, o Vitória FC cita uma “decisão tomada por mútuo acordo e com efeito imediatos”, pelo que o técnico espanhol já não orientou o treino da tarde desta quinta-feira. “O Vitória informa ainda que Alberto Meyong assumirá o comando da equipa de forma interina, tal como já tinha sucedido na transição entre Sandro Mendes e Julio Velázquez”. O técnico espanhol deixa o clube depois de onze jogos consecutivos sem conhecer o sabor da vitória.
Era uma questão de horas e hoje foi confirmado oficialmente: Achraf Hakimi deixa o Real Madrid em definitivo e assina pelo Inter Milão até 2025. O ala marroquino passou as duas últimas temporadas em Dortmund por empréstimo do emblema espanhol e agora transfere-se para Itália a troco de 40 milhões de Euros. Numa curta nota divulgada no site oficial, o Real Madrid agradece ao ala direito “a dedicação, profissionalismo e comportamento exemplar” desde que chegou ao clube em 2006.
Já em França o dia foi pródigo em novidades, ora em entradas, ora em saídas. Niels Nkounkou, por exemplo, jovem defesa de 18 anos que terminou contrato em junho com o Olympique de Marselha foi hoje confirmado como reforço do Everton para as próximas três temporadas. O Marselha, de André Villas-Boas, parece mesmo com dificuldades em segurar algumas das pérolas da formação já que também Isaac Lihadji foi confirmado como reforço do Lille OSC. De saída poderá estar Paulo Sousa com a imprensa francesa a citar divergências com a direção do Girondins Bordéus para tal desfecho.
Por fim, a UEFA confirmou que irá disponibilizar 775,5 milhões de euros destinado ao desenvolvimento do futebol. “Não devemos ficar parados quando a competição voltar. Precisamos usar o HatTrick para continuar a levar o futebol adiante, oferecendo mais oportunidades, melhor infraestrutura e maior qualidade para garantir que o futebol europeu continue o mais forte possível”, explicou Ceferin naquele que é um aumento de 27% face ao valor anteriormente disponibilizado pela organização que tutela o futebol europeu.