Dois livres diretos de Nicolás Pépé, aos 80’ e aos 90+2’, impediram o Vitória SC de sair de Londres com um surpreendente sucesso sobre o poderoso Arsenal. Até essa ponta final do jogo, a equipa portuguesa vencia por 2-1, fruto de uma atuação personalizada e sempre capaz de conter um adversário que até aqui somava por vitórias os dois jogos feitos na Liga Europa. Mas Pépé deu a volta ao texto com aqueles dois remates certeiros e fixou o 3-2 final, que deixa os “gunners” com o pleno de nove pontos em três jogos e os vimaranenses ainda na estaca zero. Ao mesmo tempo, em Alvalade, o Sporting vencia os noruegueses do Rosenborg por 1-0.
O Vitória jogava em Londres na ressaca da eliminação da Taça de Portugal, pelo modesto Sintra Football, o que terá levado Ivo Vieira a apresentar várias alterações ao seu onze. E a verdade é que a equipa entrou bem, perante um adversário que vinha, também ele, de um mau resultado, a derrota por 1-0 frente ao Sheffield United – o que levou Emery a alterar também quase toda a equipa.
André Almeida teve uma boa situação para finalizar, logo aos 4’, mas permitiu a defesa de Martínez. Fez melhor Marcus Edwards, jogador da formação do Tottenham que teve o supremo prazer de marcar ao rival dos Spurs logo aos 8’. Recebeu do lateral direito Vítor Garcia e, na sequência de um excelente trabalho na área, em que se livrou de Tierney, abriu o marcador, como pode ver aqui.
É golo do @VitoriaSC1922 frente ao @Arsenal. @marcusedwards__ dominou a bola, tirou Tierney da frente e com o pé direito apontou o golo dos Conquistadores. pic.twitter.com/DPBboN3C6T
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) October 24, 2019
Supreendido pelo golo vimaranense, o Arsenal não conseguia garantir o domínio da partida, que ia sendo favorável aos portugueses em todos os registos estatísticos. Mesmo assim, aos 32’, os londrinos chegaram ao empate, através do brasileiro Gabriel Martinelli, que surgiu no centro da área a dar a melhor sequência, de cabeça, a um cruzamento da esquerda de Tierney. Veja aqui o golo do empate do Arsenal:
O @Arsenal empata o jogo. Tierney assistiu e Martinelli, de cabeça, assinou o golo dos gunners diante do @VitoriaSC1922! pic.twitter.com/sMXU2pMHho
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) October 24, 2019
O Arsenal ganhou alento com o empate e passou a rondar mais a baliza de Miguel Silva, mas o Vitória respondeu da melhor forma. Aos 37’, em contra-ataque após uma recuperação de bola no corredor central, Davidson acertou em cheio no poste da baliza de Martínez, tendo Bruno Duarte sido o mais rápido a chegar à bola para marcar na recarga. Repare na forma como o Vitória voltou a colocar-se em vantagem:
Volta a marcar o @VitoriaSC1922 frente ao @Arsenal. Davidson rematou ao poste e na recarga Bruno Duarte disparou para o fundo das redes contrárias! pic.twitter.com/vZ97mwBdkm
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) October 24, 2019
A perder ao intervalo, Unai Emery chamou Dani Ceballos e Guendouzi, mas a verdade é que quem continuava a criar mais situações de perigo era o Vitória SC. Poha, de calcanhar, aos 50’, esteve perto do 1-3, servindo o lance para refrear os ímpetos arsenalistas. E para dar tempo a Ivo Vieira para ir refrescando a equipa, com as entradas de Pepê, aos 64’, e de André Pereira, aos 71’. Foi por essa altura que o Vitória começou a encostar demasiado atrás, dando ao adversário uma superioridade que ele ainda não tinha experimentado até ali. Mas foi com a entrada de Nicolas Pépé que o Arsenal deu mesmo a volta ao jogo.
De livre direto, sobre a direita do ataque, o jogador contratado no Verão ao Lille OSC fez o empate, quando ainda faltavam dez minutos para o final da partida. A bola entrou pelo lado do guarda-redes Miguel Silva, que começou por dar um passo no sentido errado, como pode ver-se nas imagens.
O @Arsenal volta a empatar. Na conversão de um livre direto, Pépé atirou e bateu Miguel Silva. pic.twitter.com/gGsAbPCCGr
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) October 24, 2019
E já se jogava o segundo dos três minutos de compensação dados pelo árbitro quando o mesmo Pepé, outra vez de livre direto, mas agora em posição frontal, à saída da meia-lua, fez o golo da vitória londrina. Desta vez, como pode ver, sem responsabilidade do guarda-redes vimaranense.
O @Arsenal dá a volta ao marcador. Novamente de livre direto, Pépé leva a melhor no braço de ferro com Miguel Silva e assina o 3-2 para os gunners frente ao @VitoriaSC1922 pic.twitter.com/b6dRi2e1ql
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) October 24, 2019
A derrota deixa o Vitória SC com zero pontos, a seis do segundo classificado, que é o Eintracht Frankfurt. Os alemães venceram em casa o Standard Liège por 2-1.