A Liga perdeu o principal patrocinador. Numa altura em que a liderança de Pedro Proença é altamente contestada, a NOS anunciou que irá deixar de patrocinar a competição no final da próxima temporada. “Esta decisão resulta de uma avaliação que a empresa tem vindo a realizar há já alguns meses e da qual resultou a conclusão que, após sete épocas, o valor que esta parceria representava para ambas as partes e os objetivos que lhe estiveram subjacentes estarão totalmente atingidos”, afirmou a empresa em comunicado.
Estava marcado para ontem, mas só hoje se soube o calendário da Liga naquele que será o recomeço da competição após a paragem motivada pela Covid-19. A Liga irá então regressar no próximo dia três de junho, em Portimão, num jogo que irá colocar frente a frente o Portimonense e o Gil Vicente. Na mesma noite o FC Famalicão irá receber o FC Porto. Pode conferir todo o calendário no site da Liga clicando aqui. Se prometer regressar, claro.
O regresso do futebol que serviu de reflexão ao António Tadeia no Último Passe de hoje. Pode ler o texto aqui e se falhou o anúncio, aproveito para o relembrar: É já na segunda feira que irá regressar o Futebol de Verdade, mais uma vez, como habitual, sempre a partir das 12h30. Futebol que já regressou na Alemanha e hoje foi dia de se iniciar nova jornada e logo com um dérbi de Berlim. Ainda assim, um jogo sem a história do da primeira volta já que o Hertha acabou por impor o seu estatuto ao bater o Union por 4-0. Pode ver os golos aqui.
Quem não irá regressar são os adeptos às bancadas, como se sabe. Hoje soube-se quais os planos que o FC Porto tem para reembolsar os adeptos que tinham bilhete de época no Dragão e que não irão poder assistir aos últimos jogos da temporada in loco. Em nota publicada no site oficial o FC Porto informa que os sócios podem optar pelo crédito na conta corrente e utilizá-lo em produtos ou serviços do clube, como proceder ao pedido de reembolso do valor em falta desde que o façam entre 1 de setembro e 30 de novembro de 2020. Mas há outra opção, diz o clube. “Poderão optar por ceder o valor do crédito ao FC Porto e, desta forma, contribuir, ajudando a manter a competitividade e compromisso das nossas equipas”.
Praticamente as mesmas medidas encontradas pelo Sporting para fazer frente à situação. Em comunicado, o emblema de Alvalade apresenta a possibilidade aos detentores de Gamebox receberem a devolução imediata do valor em voucher, válido até 30 de junho de 2021, que poderá ser utilizado na compra de produtos oficiais ou de bilhetes para jogos futuros. Outra das opções é o reembolso do valor na proporção dos cinco jogos não usufruídos, sendo que os sócios têm dois meses (agosto e setembro) para o fazer, podendo sempre abdicar de o pedir.
FC Porto que vai a votos nas próximas semanas e terá Vítor Baía como membro da lista de Pinto da Costa no cargo de vice-presidente. “A minha disponibilidade para ajudar o FC Porto e o nosso presidente é total. Pretendo fazer parte de algo válido que tem a ver com o presente e com o futuro. É um momento de grande felicidade para mim. O presidente acabou por me fazer esse convite e sinto-me muito honrado, porque é o regresso a uma casa que me diz muito e mais uma vez afirmo que é dos dias mais felizes da minha vida. O que poderia vir ou não a fazer no futuro terá de ser o nosso presidente a fazer referência a isso. Estou muito feliz por ter sido convidado para vice-presidente do clube”, anunciou o ex-guardião.
De regresso ao Benfica irá estar Jhonder Cádiz uma vez que o Dijon SCO já confirmou que não irá avançar para a contratação do avançado. À imprensa do seu país, Cádiz assumiu o desejo de jogar pelo clube da Luz. “Sei tanto quanto vocês. Sei que quero jogar no Benfica, é um sonho meu. É o que quero, mas de querer a cumprir-se… é algo que não depende só de mim, depende de muitos fatores. Não sei se me vão chamar para treinar ou se me dirão que há outra equipa para onde vou mais um ano ou se irei à pré-temporada para mostrar-me e, se tiver um bom desempenho, poder ficar. Há várias possibilidades, mas não depende de mim. Depende do presidente, do treinador e do diretor desportivo. Se me chamarem para treinar, aí já depende de mim e darei o máximo”, afirmou.
Benfica que segundo a imprensa nacional abandonou a liderança da Liga como forma de protesto contra a atuação de Pedro Proença. “Lourenço Coelho, representante encarnado neste órgão, decidiu renunciar à posição na reunião desta sexta-feira (…) Em causa está a forma como tem sido gerida a paragem e retoma da Liga, provocada pela pandemia de covid-19, e sobretudo a carta que Proença escreveu ao Presidente da República e ao Ministro da Economia, a sugerir jogos transmitidos em canal aberto. Uma iniciativa que caiu mal junto de vários clubes, apanhados de surpresa, e também junto das operadoras televisivas”, escreve o Mais Futebol.
A polémica à volta dos estádios que irão poder receber o regresso da competição em Portugal está cada vez mais esgotada já que praticamente todos os estádios da Liga que foram para a aprovação já a receberam. Depois da Capital do Móvel, Cidade de Barcelos e do Bessa nos dias anteriores, hoje foi a vez do Estádio do CD Aves receber a aprovação da DGS. Por aprovar, caso tal aconteça, já só estão o Estádio do Bonfim (Vitória FC) e o Estádio do Rio Ave FC (Rio Ave).