A Comissão de Auditoria da Liga reprovou as candidaturas do CD Aves e do Vitória FC, pelo que os dois emblemas deverão ser despromovidos aos campeonatos não profissionais. Em causa, segundo a Liga, estão incumprimentos de critérios financeiros necessários para autorizar a participação das equipas nas duas primeiras divisões portuguesas. Em comunicado, a entidade afirma que no caso dos sadinos, verificou-se um incumprimento em três pontos referentes ao critério financeiro, enquanto a SAD avense incumpriu em 15 pontos entre critérios financeiros e legais.
Quem irá beneficiar desta decisão é então o Portimonense, mas também o Casa Pia e o CD Cova da Piedade. No mesmo comunicado, a Liga informa ter convidado, à luz do artigo 21.º do Regulamento de Competições, o Portimonense a participar na próxima edição da Liga, em consequência da exclusão do Vitória FC, uma vez que o emblema algarvio cumpre os pressupostos de licenciamento. Já em consequência da exclusão do CD Aves, a Liga convidou também o Cova da Piedade e o Casa Pia (despromovidos ao Campeonato de Portugal) a participarem na II Liga, sendo que as candidaturas destes clubes terão ainda de ser apreciadas.
Também em comunicado o Vitória FC já anunciou que irá recorrer da decisão. “O Vitória Futebol Clube vem por este meio comunicar que irá recorrer da decisão para o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol. Ciente de que a razão está do seu lado, o Vitória Futebol Clube não baixará os braços e continuará a trabalhar arduamente na tentativa de ver resolvido este processo”, prometendo mais esclarecimentos sobre o assunto para a próxima quinta feira.
Igualmente, o Aves irá também recorrer da decisão. “É a decisão esperada, porque sabíamos que nos faltavam alguns pressupostos. No entanto, também se dizia que o Desportivo das Aves não ia jogar com Benfica e Portimonense e lá fomos. Vamos aguardar. Os advogados estão a trabalhar e isto pode ser reversível”, afirmou o presidente do clube.
Lá por fora foi dia de futebol em Itália numa noite para recordar do Milan e uma para esquecer para a Juventus. Quem também sorriu foram ambos os clubes de Roma, mas o que importa nesta altura é mesmo a luta pela manutenção já que todos os lugares europeus estão definidos. Lá por baixo, o Lecce Calcio ganhou um autêntico balão de oxigénio ao vencer a Udinese por 2-1, em Udine, enquanto o Génova CFC se viu goleado no terreno do Sassuolo. Com um ponto de diferença entre 17º e 18º, tudo está por decidir na última jornada da Liga Italiana. Para já, pode ver tudo o que se passou no dia de hoje, em Itália, aqui.
A Norte de Portugal, o Vitória SC surpreendeu ao anunciar Tiago Mendes como o novo treinador da equipa já depois da Entrelinhas de ontem ter sido publicada. Ontem já não fomos a tempo, mas o António Tadeia aproveitou a edição de hoje do Futebol de Verdade para abordar o assunto, programa que pode ver aqui. Antes disso, disso, no Último Passe, a reflexão centrou-se na decisão do TAD relativa ao pedido de impugnação das subidas no CNS por parte do Olhanenese. Pode ler o Último Passe de hoje aqui.
Ora, regressamos ao Vitória SC que hoje anunciou mais uma contratação para a próxima temporada. Falamos do defesa central alemão de 19 anos, Yann Aurel Bisseck, que chega emprestado do FC Colónia para os próximos dois anos. Bisseck fez história há cerca de três anos quando aos 16 anos se estreou na Bundesliga e se tornou no segundo jogador mais jovem de sempre a atuar na competição apenas superado por Nuri Sahin.
Hoje que foi dia de apresentação de Carlos Carvalhal no SC Braga com o técnico a admitir que pela segunda vez na carreira não terá de vestir uma pele já que o ADN do clube lhe corre nas veias. “Quando vou para um clube, visto a sua pele, incorporo os seus valores, tradições e ideias, mas desta vez é mais simples: esta é a minha pele. O meu ADN é Braga. O meu ADN tem muito do ADN do Braga, sempre o culto de ganhar os jogos todos. Muito satisfeito de voltar a casa e pelo convite do presidente António Salvador. A diferença é avassaladora, entre a minha última passagem, e agora. Voltei a reencontrar várias pessoas amigas. A minha equipa técnica, para além de estar repleta de pessoas de alta competência. Animados por disputar os jogos cara a cara com todos os adversários e para dar alegria aos adeptos do SC Braga, que também evoluiu com o clube. Algo que não existia há uns anos. Agora sim, existe braguismo”, afirmou.
Sopram ventos de mudança em Ponta Delgada e é tempo de despedida para vários dos protagonistas da melhor temporada de sempre do Santa Clara na primeira divisão portuguesa. João Henriques, por exemplo, deixou o comando técnico do emblema açoriano e deixou claro que o seu próximo projeto terá de ter os olhos postos nas competições europeias. “O teste seguinte é olhar para equipas que lutem por Liga Europa, que andam naqueles primeiros sete, oito lugares, a lutar por aquelas vagas de Liga Europa. Eu sinto que é o passo seguinte e é o passo que eu desejava dar na minha carreira em Portugal”, afirmou em entrevista à Lusa.
“Sinto que estou cada vez mais preparado [para trabalhar num clube grande], por tudo aquilo que já passei como treinador, as experiências que fui adquirindo. Obviamente, é um passo que tenho a certeza de que um dia terei esta oportunidade”, acrescentou ainda o antigo treinador do Santa Clara que esta temporada levou o clube ao nono lugar da classificação. Clube que hoje anunciou a saída de três dos homens responsáveis por esse feito como são os casos de Mamadu Candé, César e Francisco Ramos. O primeiro por ter terminado o vínculo com o clube e os restantes por estarem emprestados e terem regressado aos clubes de origem.
Livre está também Ricardo Quaresma que terminou o contrato que o ligava ao Kasimpasa da primeira divisão turca, tendo-se despedido hoje dos adeptos do clube. “Foi bonita a história no Kasimpasa. Quero agradecer a toda a equipa pela forma como soube estar unida neste ano difícil. Um abraço para os adeptos, dirigentes, equipa técnica e funcionários do clube. Obrigado pela forma carinhosa como me trataram”, escreveu o jogador nas suas redes sociais.
Mercado ao qual tem sido associado, e muito, o Benfica com o clube da Luz a deixar hoje a garantia de que qualquer proposta formal do clube a um jogador só irá ocorrer depois de disputada a final da Taça de Portugal. Os encarnados esclareceram ainda que o presidente do clube, Luís Filipe Vieira, não está envolvido em qualquer negociação, e negam que o dirigente tenha “chamado a si a condução do eventual processo de aquisição do jogador internacional uruguaio, Edinson Cavani”.
O que de alguma maneira corrobora o comunicado encarnado foi o facto de Gerson, médio do Flamengo, garantir que não recebeu qualquer proposta do clube da Luz apesar dos fortes rumores surgidos na imprensa nesse sentido. “Está a sair muita coisa, como sai sempre, mas não me chegou nada. O meu foco é no Flamengo e estou feliz aqui”, limitou-se a dizer o médio.
Ainda no que ao mercado diz respeito destaque para a renovação de Samuel Lino com o Gil Vicente até 2024. Lino, de 20 anos, chegou a Portugal e ao emblema minhoto oriundo do São Bernardo do Brasil esta temporada e participou em 26 jogos, marcando dois golos, da equipa orientada por Vítor Oliveira, entre 1ª Liga, Taça de Portugal e Taça da Liga. Já em Espanha, o Sevilha FC anunciou ter emprestado Rony Lopes ao OGC Nice para a próxima temporada.
Por fim, em Alvalade, o Sporting anunciou em comunicado ter já feito o pagamento devido a Sinisa Mihajlovic. “O Sporting CP efetuou o pagamento integral relativo ao processo com Sinisa Mihajlovic, tendo sido inclusive o mesmo validado junto de entidades competentes ligadas à monotorização do fair-play financeiro da UEFA. Pagámos o que tínhamos a pagar, descontando os impostos, fórmula aplicável em Portugal” pode ler-se no comunicado emitido pelos Leões.
senhor antonio tadeia , vendo a sua longa carreira , nao acha que a liga nao devia atacar assim os clubes deve ser o virus , isto vai se resolver e alguem tem que se retratar . eu acho assim e ainda nao tenho a carrreira e gostava de ter como jornalistas como o senhor que eu tenho respeito e acompanho a ordem e sei que tem que dar as noticias . ate logo e haja futebol de verdade este tema e forte .