Segundo Luís Filipe Vieira, Bruno Lage colocou o lugar à disposição depois de mais uma derrota da equipa do Benfica e deixou um pedido aos adeptos do clube da Luz. “Não deixem voltar um pouco do passado Benfica. Fazer o que fizemos nestes últimos 20 anos é muito difícil. Sou o único culpado. Entretanto quero dizer-vos que o nosso treinador Bruno Lage dirigiu-se a mim com uma grande elevação e disse-me: Presidente, o meu lugar está à disposição, entendo que neste momento as coisas não são boas para o Benfica. Não quer dizer que não tenha capacidade para dar a volta. Parece que toda a gente quer que me vá embora. E se aceitarem, a partir de amanhã não serei treinador do Benfica”, afirmou o líder encarnado em conferência de imprensa.
De acordo com o Mais Futebol e com o Record, Luís Filipe Vieira já terá aceitado o pedido de demissão de Bruno Lage com o líder dos encarnados deixar no ar a possibilidade de ele próprio se afastar do cargo que ocupa desde 2000. Ainda assim, Vieira assinalou que só tomará uma decisão na chegada a Lisboa e… depois de falar com a família. “Nunca verguei a nada. Espero quando chegar a Lisboa tomar uma decisão sem vergar a nada. Vou tomar uma decisão, mas primeiro quero falar com a minha família”.
A revelação surgiu momentos depois de Bruno Lage ter garantido que contava com o apoio de todos dentro do Benfica. “Tenho de assumir a responsabilidade do que tem sido feito. Os jogadores estão comigo e estamos todos no mesmo barco. Tenho sentido o apoio de toda a gente desde o primeiro momento. Toda a gente quer que eu tenha sucesso no clube. Incluindo o presidente e toda a estrutura”. Ao deixar os Barreiros, Bruno Lage saiu acompanhado de Luís Filipe Vieira e Rui Costa.
Tudo isto já que o Benfica voltou a escorregar na Liga Portuguesa e hoje saiu derrotado da Madeira ao perder por 2-0 com o Marítimo. Nanu foi decisivo com duas arrancadas que arrasaram com a linha defensiva encarnada e permitiram os golos de Correa e Rodrigo Pinho já na segunda parte. Pode ver esses golos e o resumo do encontro aqui. No final do jogo, José Gomes reclamou mérito.
“Quando se conquistam pontos aos grande’, a forma como os media agarram no acontecimento é que o grande é que esteve mal, mas há muito mérito do Marítimo, dos meus jogadores, pelo rigor que demonstraram no jogo e pela concentração na exigência que este plano de jogo exigia, para que, taticamente, não fossemos surpreendidos”, afirmou.
Benfica que serviu de mote ao Último Passe de hoje com o António Tadeia a refletir acerca do chumbo dado pelos sócios às contas do clube. Pode ler o texto aqui. E se ainda não o fez, pode também ver a edição de hoje do Futebol de Verdade.
Alheio a tudo está o FC Porto que aproveitou o deslize encarnado para aumentar ainda mais a vantagem na frente da Liga Portuguesa que depois do triunfo por 1-0 desta noite sobre o FC Paços de Ferreira está já em seis pontos. Mbemba fez o único golo do encontro e logo aos sete minutos de jogo, golo e resumo que poder ver aqui. No final do encontro e apesar da vitória, Sérgio Conceição admitiu que a sua equipa podia ter tido mais qualidade em termos ofensivos.
“Em termos de entrega ao jogo e atitude, não há nada a dizer. Os jogadores tiveram determinação muito grande, como é o ADN desta equipa. Foi um jogo difícil, contra um bom adversário e jogadores interessantes. Sabíamos que íamos ter um jogo difícil. É importante a consistência que tivemos, com o quarto jogo sem sofrer golos. Tivemos dificuldades em termos ofensivos, podíamos ter mais qualidade, mas sabíamos que o Paços é uma equipa pressionante e não é nada fácil. Já depois da retoma, tivemos jogos em que criámos mais oportunidades e não conseguimos vencer. Esta é uma vitória importante”, afirmou o técnico dos Dragões.
Antes de tudo isto, o CD Aves recebeu o Moreirense e a derrota sofrida aos pés dos Cónegos ditou mesmo a descida de divisão da equipa Avense. Fábio Abreu voltou a fazer diferença ao apontar o único golo do jogo cujo resumo pode ver aqui.
Em Inglaterra, o Burnley colocou na mesa as credenciais europeias ao derrotar o Crystal Palace por 1-0 com golo de Ben Mee. Golo que pode ver aqui. Já em Espanha, no dia em que o Valência CF anunciou a saída de Albert Celades do comando técnico do clube, o Getafe CF acentuou a crise da Real Sociedad vencendo por 2-1. Pode ver esse golo aqui.
Apesar de grande parte dos campeonatos nacionais estarem ainda em atividade, o mercado já mexe e hoje foi dia de transferência blockbuster entre FC Barcelona e Juventus. Se Arthur foi anunciado como reforço da Juventus a troco de 72 milhões de Euros, Pjanic segue em sentido contrário tendo sido anunciado por 60 milhões nos catalães. Segundo informação prestada pelo Barcelona, o negócio de Arthur poderá ascender aos 82 milhões mediante determinadas variáveis. Variáveis que também poderão fazer o negócio Pjanic custar 65 milhões no total.
Juventus onde hoje foi anunciada a renovação por mais um ano de dois históricos do clube. Tanto Giorgio Chiellini como Gigi Buffon irão continuar a vestir de preto e branco tendo assinado com o emblema italiano por mais uma temporada prolongando assim os atuais vínculos com o clube. Recorde-se que o defesa-central está na equipa de Turim desde 2005, enquanto Buffon chegou ao clube em 2001, tendo saído para representar o Paris Saint-Germain durante uma época e regressado no início da presente temporada.
Hoje foi mesmo um dia de renovações. Também em Itália, mas em Verona, Miguel Veloso anunciou a renovação com o Hellas até 2021. O médio português de 34 anos chegou ao clube italiano no início da época e marcou dois golos em 25 jogos naquela que tem sido uma das sensações da temporada em Itália. Já em França, o PSG anunciou a renovação com o lateral francês Kurzawa até 2024, ele que terminava contrato com os parisienses no final da presente época.
É uma atitude que tem dado e que falar e é impossível fugir dela. Depois de Messi ter sido captado a ignorar o treinador adjunto do FC Barcelona, Quique Setién veio a público desvalorizar a situação. “Quando não ganhas todos ficam chateados. É esta a realidade em que vivemos. A relação que temos com o plantel é boa. É verdade que em situações pontuais não estamos de acordo, mas isso faz parte (…) Há sempre controvérsias. É normal que haja diferenças. Eu também não era um jogador fácil. Temos de convencer todos da ideia comum. Há uma boa comunicação, não ligo muito a essa polémica”, afirmou em conferência de imprensa de antevisão para o encontro com o Atlético Madrid.
O SC Braga vai a jogo com o Rio Ave esta terça feira e no lançamento para o mesmo Custódio anteviu um encontro virado para o ataque. “Senti a equipa feliz por aquilo que fez no último jogo, principalmente pelo resultado. Mais soltos, mas acima de tudo senti-os muito focados, porque o tempo de trabalho e recuperação é curto. Vamos participar num grande jogo, entre duas equipas que jogam um futebol positivo e de ataque. Quanto ao lateral esquerdo, temos várias hipóteses e o Pedro Amador é realmente uma delas”.
Terça feira será também dia de duelo de Vitórias e Ivo Vieira não escondeu que os últimos resultados da equipa do Vitória SC têm ficado aquém das expetativas. “Não temos de fugir à realidade. As coisas estão-se a distanciar. Vamos trabalhar para encurtar distâncias. Esse é objetivo em relação à distância pontual. Um resultado como aqueles contra um rival (SC Braga) a que queríamos muito ganhar tem um peso grande. Não tivemos a felicidade de somar pontos. Há uma tristeza enorme no seio do grupo, mas isso já está ultrapassado para nos focarmos no jogo com o Setúbal. Só nesse jogo podemos somar pontos (…) As vitórias morais são mais um ‘chavão’ ou desabafo para se ter algum conforto quando não se ganha. Mas isso não me dá conforto. A responsabilidade (do insucesso) é minha. Não é dos jogadores, nem dos adeptos. É exclusivamente minha. Não vou fugir às minhas responsabilidades”, assinalou.