Esta terça-feira foi dia de apresentações com destaque para a de Otamendi, que até começou três horas depois do previsto, visto que a apresentação do argentino no Benfica e a de Rúben Dias no Manchester City estavam coordenadas e a “documentação foi mais morosa do que o esperado”, justificou Rui Costa. No que a palavras diz respeito, Otamendi vincou que aquilo que fez no FC Porto está no passado e jurou fidelidade aos encarnados, os quais assegura que “defende até à morte”.
“Em cada equipa que joguei defendi a camisola como sendo a única, fui sempre profissional e tentei sempre crescer e dar uma boa imagem. Hoje defendo a camisola do Benfica e defenderei até à morte”, começou por referir o central argentino aos jornalistas. “Tenho a sorte de ter saído pela porta grande em todos os clubes que representei, é o mais valioso que te podem dar. Isso foi no passado, agora estamos no presente e a verdade é que as conquistas ficam sempre na memória. Agora vamos dar o melhor pela equipa do Benfica esta época”, acrescentou. Otamendi assinou com o Benfica por três épocas e ficou com uma cláusula de rescisão de 30 milhões.
Ao mesmo tempo, Rúben Dias foi apresentado no Manchester City, naquela que acredita ter sido uma “oportunidade que não podia recusar”. “Ter a oportunidade de juntar-me a um clube como o Manchester City é uma excelente oportunidade para mim, algo que eu não podia recusar. O sucesso que o clube teve nos últimos anos fala por si só. Têm sido uma equipa dominante em Inglaterra, com um estilo de jogo muito ofensivo que eu penso que se enquadra bem ao meu estilo”, referiu o central português.
Tabata também foi apresentado no Sporting, naquele que disse ser “o dia mais feliz” da sua vida. O extremo brasileiro ex-Portimonense, que vai vestir a camisola sete no Sporting, assina com os leões um contrato válido por cinco épocas e ficou com uma cláusula de rescisão cifrada nos 60 milhões de euros. “Estou a realizar um dos meus principais sonhos, que era o de chegar a um gigante europeu”, salientou o jogador de 23 anos em declarações reproduzidas no site do clube leonino. “Posso jogar nas duas alas ou no meio, não tenho preferência. Estou preparado para jogar onde o míster quiser e aquilo que espero é, juntamente com os meus companheiros de equipa, dar muitas alegrias”, referiu ainda Tabata.


Por cá, o António Tadeia decifrou o discurso de Pinto da Costa nos Dragões de Ouro, onde o presidente do FC Porto frisou que gostaria de ter Sérgio Conceição em “tempos mais fáceis”. Trata-se de desafiar a dialética de construção do portismo moderno, tal como pode ler aqui no Último Passe. Já no Futebol de Verdade, o António Tadeia comentou a estreia explosiva de Jota pelo Liverpool FC, o plantel do Sporting e passou também pelas palavras de Pinto da Costa. Pode ver aqui a mais recente edição do FDV.
No futebol dentro das quatro linhas, o Tottenham carimbou a presença nos quartos de final da Taça da Liga ao vencer o Chelsea no desempate por penaltis. Até mesmo com várias poupanças levadas a cabo por José Mourinho – os spurs jogam já na quinta-feira para a Liga Europa -, o Tottenham ganhou por 5-4 no desempate por grandes penalidades, após a igualdade a uma bola no tempo regulamentar, tal como pode ver aqui.
Em Espanha, o Getafe CF assumiu a liderança do campeonato ao ganhar por 3-0 na receção ao Betis de William Carvalho. Veja aqui os golos.
Já Olympiacos, Dínamo Kiev e Ferencváros asseguraram a presença na fase de grupos da Champions ao vencerem as respetivas eliminatórias do play-off. Veja aqui toda a ação europeia desta noite.
Voltamos ao Sporting para dar conta de que Rúben Amorim está recuperado da Covid-19 e já orientou o treino dos leões nesta terça-feira. O emblema leonino está a preparar a receção ao LASK Linz, de quinta-feira, às 20h00, para o play-off de acesso à fase de grupos da Liga Europa. Os leões voltam a treinar na manhã de quarta-feira.
No que toca ao FC Porto, a preparação para o compromisso com o Marítimo no sábado faz-se com Evanilson condicionado. O avançado brasileiro ainda não se estreou com a camisola dos azuis e brancos depois de um problema muscular contraído na semana passada. Também Cláudio Ramos treinou de forma condicionada. Marcano e Mbaye constam também do boletim clínico dos dragões.


Depois de na segunda-feira ter sido dada a conhecer a proposta, é agora confirmado que vai haver adeptos no estádio na receção do Santa Clara ao Gil Vicente, agendada para sábado. A administração da SAD dos açorianos já confirmou a situação e que o estádio terá uma lotação de dez por cento, ou seja, mil pessoas. “Este jogo assumirá um caráter experimental e pretende recuperar o papel pedagógico e de divulgação que o Futebol Profissional, pela sua notoriedade, pode e quer desempenhar, como a Liga Portugal e as Sociedades Desportivas pedem desde a primeira hora. A Santa Clara Açores, Futebol S.A.D e a Liga Portugal congratulam-se pela decisão tomada pela DRS. O Futebol português tem sido exemplar no processo paulatino de regresso à normalidade possível. Temos total convicção de que este poderá ser um passo histórico para a nossa Sociedade Desportiva, para a Liga Portugal e para o futebol português em geral”, pode ler-se no comunicado emitido pelo Santa Clara.
Também os próximos compromissos da Seleção vão ter público nas bancadas. São eles o Portugal-Espanha (particular a 7 de outubro) e o Portugal-Suécia (para a Liga das Nações a 14 de outubro), ambos a disputar no Estádio José Alvalade. A Federação Portuguesa de Futebol anunciou, através de comunicado, que a partida com a Espanha terá cinco por cento da lotação máxima do estádio e dez por cento diante da Suécia. Segundo a FPF, a decisão vem na sequência de reuniões com o Governo e a Direção-Geral da Saúde ao longo das últimas semanas e estes compromissos serão como testes piloto para um eventual futuro regresso do público aos jogos em Portugal.
Ainda no futebol português, o Rio Ave decidiu suspender Matheus Reis, depois de o defesa ter recusado jogar contra o Vitória SC no domingo. “Ele recusou jogar no dia do jogo. Nós não podemos aceitar estas atitudes. Foi uma surpresa muito grande. Estávamos a negociar o jogador com um clube e ele queria que fosse mais rápido. Eu aconselhei-lhe calma, explicando que estávamos a negociar e que tínhamos de chegar a acordo”, explicou à Rádio Renascença o presidente do clube, António Silva Campos. Embora não tenha referido o clube em questão, a imprensa desportiva aponta o Olympiacos como principal interessado em Matheus Reis. “Se cedermos neste caso, há outros jogadores, que quando receberem propostas de empresários e de outros clubes, olham para este exemplo e podem fazer a mesma coisa”, concluiu o presidente dos vilacondenses.
Não está nada fácil a situação do Vitória FC, depois de o clube ter caído do primeiro para o terceiro escalão do futebol português por não ter conseguido cumprir os requisitos financeiros. Agora foi o plantel do clube sadino que se recusou a treinar devido a salários em atraso. Os capitães da equipa deram o mote e foram seguidos pelos restantes jogadores, com a equipa técnica de Alexandre Santana a acatar a decisão. De recordar que o recente recurso apresentado pelo Vitória ao Tribunal Arbitral do Desporto foi remetido para o Tribunal Central Administrativo Sul.
Cada um a exarcebar e extravasar a realidade, “Com papas e bolos…”