Jorge Jesus não pensa terminar a carreira no Benfica. Ainda assim, o novo técnico do clube encarnado não descarta essa hipótese. “Dificilmente vou acabar a minha carreira no Benfica. Não penso acabar a minha carreira no Benfica. Tenho muitos mais anos para treinar e dois anos de contrato. Posso acabar a carreira no Benfica, ninguém sabe”, afirmou Jesus em entrevista à BTV.
À televisão do clube da Luz, Jorge Jesus abordou o que será o mercado de transferências da equipa encarnada e assumiu querer dois jogadores por posição, o que significa a contratação de pelo menos sete ou oito jogadores. “Desde a minha Chegada, o Gilberto já está e o [Éverton] Cebolinha ainda não está completamente. A nossa ideia é podermos contratar mais um jogador por posição. Seis, sete jogadores, no máximo (…) Quando começo uma pré-época gosto de, ao longo das semanas da pré-época, principalmente nas primeiras duas, conhecer melhor os jogadores e ter ideias mais fixas. Uma coisa é conhecer um plantel fora e outra é dentro. Há muitos jogadores que vão começar a época e que ainda não chegaram. E há muitos que vão começar e não vão acabar. (…) Há já alguns nomes que tenho na cabeça face à quantidade para a posição e o historial que tiveram no Benfica: à partida são jogadores em que a minha decisão já está tomada”, afirmou.
Jesus assumiu querer cerca de 25 jogadores no plantel. “Cerca de 25, não contando com os três guarda-redes. São mais do que dois jogadores por posição, porque vamos enfrentar várias competições. (…) Há lugares específicos em que não podemos ter polivalência. Mas há outras em que temos de ter polivalência. O futebol vai evoluir nesse capítulo”, afirmou. Jorge Jesus assumiu ainda o interesse do Benfica em Edinson Cavani e defendeu que a posição de Pizzi não pode ser junto a um dos corredores laterais.
“O Cavani já estava a ser conversado antes de eu chegar ao Benfica. Se me perguntar se quero o Cavani, claro que quero o Cavani. O presidente está a fazer tudo para que isso possa acontecer. Sabemos que financeiramente não é fácil. Tem de haver uma engenharia financeira, em que o presidente é muito forte (…) Se não foi o melhor, Pizzi foi o segundo melhor jogador do Benfica no campeonato. Para um jogar que joga naquela posição, [30 golos] é um número muito significativo. Ele pode fazer essas duas posições [atuar como extremo ou no corredor central], mas é um jogador de último passe. E os jogadores de último passe não jogam nas laterais: jogam nos corredores centrais. Vamos ver o que é melhor. Se estar aberto num corredor ou mais centralizado, como aconteceu nos dois anos comigo”, afirmou.
Jesus assumiu ainda querer reforçar a defesa com jogadores mais experientes. “Procuramos mais dois jogadores para preencher a última linha de quatro. Achamos que o Benfica precisa de ter jogadores com algum peso e poder técnico para poder também ajudar os mais jovens, como é o caso do Tavares do Rúben e do Ferro. É fundamental um onze ter jogadores com alguma experiência”. O técnico encarnado afirmou ainda que no futuro poderá ser mais lógico sonhar com uma possível conquista da Liga dos Campeões e explicou porquê.
“Face à pandemia, o ciclo pode mudar aqui. Porquê? Porque se olharmos para os playoffs, olhamos para as equipas e vemos que já não há tantos tubarões. As equipas não são aquelas grandes equipas que o Barcelona, o Real Madrid e o Bayern Munique tiveram. Mesmo essas equipas também já não estão tão fortes”, explicou. Ainda assim, Jesus confirmou que será sempre difícil pois não há tempo para formar uma equipa competitiva já que os clubes são obrigados a vender os seus melhores jogadores.
Maurizio Sarri já não é treinador da Juventus e até já tem substituto. A Vecchia Signora não perdeu tempo após a eliminação da equipa da Liga dos Campeões aos pés do Olympique Lyon e decidiu substituir Sarri por Andrea Pirlo. O antigo médio do clube tinha sido apontado treinador da equipa Sub-23 do clube há poucos dias, mas hoje mesmo, horas depois do anúncio do despedimento de Sarri, foi anunciado pelo clube italiano como o sucessor do técnico que levou a Juventus ao título nacional.
Ora se ontem a Juventus foi eliminada da prova pelo Olympique Lyon, hoje foi a vez de mais uma equipa italiana dizer adeus à prova com o SSC Nápoles a sair derrotado de Barcelona por 3-1. Depois do empate na primeira mão, os catalães não deram hipóteses e chegaram mesmo a estar a vencer por 3-0 em mais uma noite mágica de Lionel Messi. Pode ver o resumo desse jogo aqui. À mesma hora, o Bayern Munique voltou a esmagar o Chelsea ao vencer o conjunto inglês por 4-1. Pode ver o resumo desse jogo aqui. Por cá, o Fernando Gamito trouxe-lhe a história de Angel Gomes, contratação surpresa do Boavista por empréstimo do Lille OSC. O pedigree do jovem médio impressiona, pelo menos.
Em dia de exames médicos, o Benfica esteve ativo também na apresentação de jogadores ao longo da tarde e praticamente de uma assentada confirmou as contratações de Hélton Leite e de Gilberto, lateral direito que chega do Fluminense e pelo qual irá pagar 1,5 milhões de Euros, segundo o clube brasileiro. “A proposta para ele foi espetacular e para nós também. Fizemos a aquisição de 50 por cento dos direitos económicos por 80 mil euros e estamos a fechar a operação dos nosso 50 por cento por 1,5 milhões de euros. É uma oferta que não podíamos deixar de aceitar”, afirmou o presidente do clube à imprensa do país.
De saída do campeonato português poderá estar Stefan Ristovski, segundo o agente do jogador macedónio. “Teve três temporadas magníficas épocas no Sporting e talvez agora seja a altura de experimentar outras coisas. Provavelmente Ristovski vai sair do Sporting também porque o treinador [Rúben Amorim], com quem Ristovski sempre jogou, está à procura de um elemento mais ofensivo”, afirmou Leo Corsi ao TuttoMercato.
No Gil Vicente a novidade foi o luxemburguês Tim Hall, defesa central de 23 anos contratado pelos gilistas para as próximas duas temporadas. “Apesar dos vários convites que recebi, escolhi o Gil Vicente FC porque estou convencido de que é o melhor passo para a minha carreira. Optei pela I Liga porque é um campeonato de grande prestígio europeu”, afirmou o jogador durante a apresentação.
Já Carlos Carvalhal confirmou que pediu Taremi a António Salvador e confirmou também o interesse em Nico Gaitán. “Se pedi o Taremi ao presidente? Sim, obviamente. Se dissesse o contrário, as pessoas iam estranhar. (…) Gostava muito que ele viesse”, afirmou em entrevista ao Expresso. Sobre o médio argentino… “Tive oportunidade de falar com ele, o que é importante para perceber o que vai na cabeça no jogador, e vi-o extremamente motivado, cheio de vontade”, afirmou.
Comentários 1