Já são conhecidos os finalistas da edição 2019/20 da Liga Europa. Depois do Sevilha FC ter vencido o Manchester United, ontem, em Colónia, hoje foi a vez do Inter Milão assegurar a presença na final da competição batendo com estrondo o Shakhtar Donetsk de Luís Castro por 5-0. O Inter até chegou ao intervalo a vencer apenas por 1-0, mas na segunda parte acabou por construir um resultado dilatado. Lautaro Martínez e Lukaku voltaram a estar em evidência ao bisar no encontro, enquanto D’Ambrosio fez o outro golo dos italianos. Pode ver resumo do jogo aqui.
Por cá, o António Tadeia já está de regresso e hoje debruçou-se sobre o mercado do Benfica na edição do dia do Último Passe. Pode ler a edição de hoje do Último Passe aqui. Já no Futebol de Verdade, a edição de hoje teve o mercado como ponto central, mas também uma análise aquilo que têm sido as final 8 de Liga Europa e Liga dos Campeões. Pode ver o vídeo aqui.
Quique Setién já não é treinador do FC Barcelona. O técnico de 61 anos não resistiu à pressão dos resultados e à humilhante derrota por 8-2 perante o Bayern Munique e foi hoje dispensado das funções às quais tinha chegado no decorrer da presente temporada substituindo Ernesto Valverde. “Esta é a primeira decisão de uma ampla reestruturação da equipa principal, que se fará entre a secretaria técnica e o novo treinador, que será anunciado nos próximos dias”, prometeu ainda o clube.
Pouco surpreendente foi também o anúncio do West Bromwich Albion confirmando que Matheus Pereira se juntou ao clube de forma definitiva. Matheus tinha passado a temporada passada no recém-promovido à Premier League por empréstimo do Sporting e há muito que se aguardava a confirmação oficial acerca da sua transferência em definitivo para Inglaterra.
Tiago Mendes foi hoje apresentado como treinador do Vitória SC. O antigo médio internacional português afirmou almejar mais acima do que apenas uma qualificação europeia. “Todos sabemos que a dimensão do Vitória nos obriga a muito mais do que chegar à Europa. Estes adeptos são muito exigentes e querem sempre mais e mais. Mais do que dizer que o objetivo é chegar à Europa, o objetivo é ganhar cada jogo. Sabemos a obrigação que temos e esse é o foco”, afirmou, definindo-se como um “um treinador exigente, que gosta de ter bola e de controlar todos os momentos do jogo”, mas sem se alongar.
Por sua vez, Coates aponta o Sporting à Liga dos Campeões. “Desde que aqui cheguei, o Sporting já demonstrou que é um grande clube e, como grande clube que é, tem de estar nas melhores competições. A Liga dos Campeões é um dos objetivos que temos e essa tem de ser a ambição do clube” afirmou à Sporting TV. Para esta época, entrar na fase de grupos da Liga Europa é o primeiro grande objetivo do clube leonino. “Entrar na fase de grupos é um objetivo que temos e vamos preparar esses jogos que serão muito difíceis, mas temos um grupo bom, com muita qualidade e temos de o demonstrar nesses jogos, mostrando também que somos capazes de fazer uma boa campanha na Liga Europa”, afirmou ainda.
Ainda por cá, o FC Paços de Ferreira anunciou a contratação de Lucas Silva, avançado brasileiro do Flamengo, de 22 anos. O avançado brasileiro contratado ao Flamengo assinou um vínculo com os castores válido por três temporadas, tendo participado em 16 jogos do clube do Rio de Janeiro na temporada passada sob orientação de Jorge Jesus. Já Florent deixou o Vitória SC que hoje regressou ao trabalho e rumou ao Paris FC da segunda liga francesa. Os detalhes do negócio e duração de contrato não foram divulgados. Também de saída está Yaw Ackah que deixa o Boavista para rumar ao Kayserispor.
De regresso ao trabalho está também o Portimonense e Paulo Sérgio assegurou estar a preparar-se para competir na primeira liga portuguesa. “Tenho muito respeito pelo Vitória de Setúbal, porque joguei lá dois anos e tenho por lá muitos amigos, mas tenho de ser claro e dizer que nos estamos a preparar para jogar na I Liga, porque é isso que a minha administração me diz”, afirmou. Ainda assim, Paulo Sérgio garante que não irá proceder a nenhuma revolução no clube algarvio. “Não prevemos fazer nenhuma revolução, mantendo atletas que não tiveram muitas oportunidades para jogar, mas nos quais acredito, e vamos procurar reforçarmo-nos cirurgicamente em pontos-chave em que nos temos de nos tornar mais fortes, para enfrentar um campeonato que vai ser muito competitivo”, afirmou.
Segundo os responsáveis do Palmeiras, o Benfica está interessado no médio de 20 anos, Patrick de Paula. “O Patrick é um grande jogador, um grande talento. Não é só o Benfica, é bom ressaltar, há outros clubes interessados. O nosso objetivo é manter esses miúdos, mas temos de administrar o clube. Tudo que vier a acontecer tem de ser feito com muita calma e responsabilidade. Este é um ano atípico. Os clubes precisam de receita, e a única receita que existe hoje para ser um valor adicional, um dinheiro novo, é a venda de jogadores. Mas temos que fazer com muito equilíbrio, no momento correto”, afirmou Maurício Galiotte, presidente do clube brasileiro.
James Rodríguez continua sem espaço no plantel do Real Madrid e apesar de ainda ter um ano de contrato com o clube espanhol, o médio colombiano ex FC Porto não dá como garantida a continuidade no Bernabéu. Na verdade, o próprio admite que também ele gostava de saber onde vai jogar na próxima época. “Eu também gostava de saber para onde vou… Podem faltar dias ou semanas até que eu saiba para onde vou. Não sei, a sério. Quero ir para onde possa jogar, onde seja feliz e onde me sinta querido por todos”, afirmou James em entrevista.
O médio colombiano assumiu mesmo que a temporada que agora findou foi uma das suas maiores deceções em toda a carreira. “Esta época é uma das maiores desilusões da minha carreira, mas ainda sou jovem e tenho anos pela frente para ser feliz. É frustrante não jogar. Sei que tenho condições para jogar sempre, mas devido a outras pessoas, não posso fazê-lo, e isso é frustrante. Se eu fosse um mau jogador, aceitaria, mas eu sou uma pessoa que quero ganhar e jogar sempre”, afirmou. Mas porque não jogou James no Real Madrid?
“São gostos. Ele [Zidane] tem as suas preferências por alguns jogadores e temos de respeitar. Aí não me meto. Mas quando vês que não tens as mesmas oportunidades que os teus companheiros é difícil. Eu já quis sair e o clube não me deixou. Quis ir para onde pudesse jogar porque sabia que não ia ter oportunidades, porque o Zidane já tinha a sua base. Gostava que os adeptos ficassem com a recordação da minha anterior passagem em Madrid, não esta… eu fiz 36 golos e 42 assistências”, atirou.
Em Inglaterra continua a premiar-se os heróis da temporada passada e, hoje, foi a vez da PFA anunciar Sadio Mané como o melhor jogador da temporada da Premier League 2019/20. Na votação levada a cabo pela Associação de Jogadores Profissionais, Mané levou a melhor sobre os companheiros de equipa Trent Alexander-Arnold e Virgil van Dijk (vencedor do ano passado), sobre Raheem Sterling (melhor jovem da época passada) e Kevin De Bruyne, ambos do Manchester City, e ainda sobre Jamie Vardy, do Leicester City, avançado que se sagrou o melhor marcador da temporada.
Por fim, em Itália, noticia para a venda da AS Roma ao grupo americano Friedkin, detido pelo milionário Dan Friedkin. “O Grupo Friedkin anunciou a aquisição, através de Romulus e Remus Investments LLC, de cerca de 86,6 por cento do capital social do clube e, adicionalmente, gará uma oferta pública de compra obrigatória das restantes ações ordinárias, por cerca de 13,4 por cento do capital social”, anunciou o clube em comunicado.
Comentários 1