Depois do empate em França, a Seleção Nacional já prepara a receção à Suécia (quarta-feira, às 19h45) e do lado contrário já há quem faça a antevisão à partida. Kulusevski, jogador da Juventus, aproveitou para deixar um aviso aos colegas de seleção quanto a Cristiano Ronaldo, com o qual partilha balneário em Turim. “É impossível travar Cristiano Ronaldo. Ponto! É impossível… Se ele estiver num bom dia decide tudo sozinho. Já conversámos sobre o jogo desta quarta-feira e brincámos um pouco. Disse-lhe que desta vez não se safam… Ele disse-me que ficou bem impressionado connosco na primeira partida e achou que jogámos bem”, disse o o atacante sueco em entrevista ao diário Aftonbladet. “Tens que ser agressivo para deixá-lo frustrado. Eu sei o que é jogar contra defesas agressivos e no fim ficas frustrado”, acrescentou. Kulusevski que ficou em isolamento em Turim até à véspera do jogo com a Croácia realizado no domingo, ao contrário de Ronaldo, que viajou para se juntar à Seleção Nacional desde o primeiro dia de estágio.
A Seleção portuguesa treinou nesta segunda-feira sem os titulares da partida contra a França. Rui Patrício, Nélson Semedo, Pepe, Rúben Dias, Raphäel Guerreiro, Danilo, William Carvalho, Bernardo Silva, Bruno Fernandes, João Félix e Ronaldo limitaram-se a fazer trabalho de recuperação, segundo comunicou a Federação Portuguesa de Futebol. Fernando Santos orientou assim 15 jogadores, que trabalharam com bola e sem limitações nos 15 minutos de treino com acesso aos jornalistas. Já durante a noite, Cristiano Ronaldo publicou uma fotografia com todos os jogadores no estágio da Seleção durante o jantar com a legenda “unidos dentro e fora de campo”.
Por cá, o António Tadeia explicou porque Fernando Santos torceu o nariz à qualidade de jogo de Portugal contra a França e a razão pela qual se tornou a Liga das Nações dificilmente se podia pedir mais a esta equipa. Pode ler aqui o Último Passe. O António Tadeia que passou também em análise o empate entre portugueses e franceses na edição do Futebol de Verdade.
Ainda há quem recorde o encontro entre gauleses e portugueses com especial carinho. Camavinga levou uma recordação ao alcance poucos, mais precisamente a camisola de Cristiano Ronaldo… e até deixou uma revelação curiosa. “Eu não a lavo”, atirou o jovem internacional francês que tem tido uma das mais rápidas chegadas ao estrelato no mundo do futebol, tanto que tem sido muito apontado ao Real Madrid, embora tenha decidido continuar no Stade Rennes.
Na véspera da Seleção Nacional de Sub-21 defrontar Gibraltar (terça-feira, às 18h00), Rui Jorge considerou que é necessário “respeitar” o adversário, apesar de não ter o mesmo valor do que a Noruega, que os portugueses venceram recentemente. “A aglomeração de jogadores vai ser maior junto à baliza adversária, cremos nós. Será mais difícil encontrar espaços nessa zona, mas temos de ter capacidade para o fazer. À partida, [Gibraltar] não tem o mesmo valor da Noruega”, mas ainda assim os jovens portugueses têm de “defrontar e respeitar”, nas palavras do selecionador dos Sub-21.
No que toca ao futebol de clubes, João Henriques foi apresentado como o novo treinador do Vitória SC, sucedendo a Tiago Mendes em Guimarães. O contrato é até ao final desta temporada, com opção de extensão até 2022. O novo técnico do clube prometeu muita ambição e fome de triunfos. “O Vitória será uma equipa ambiciosa em cada jogo, a jogar para ganhar em qualquer campo, com uma identidade muito própria, uma característica dos ‘conquistadores’”, referiu João Henriques em declarações aos meios de comunicação do emblema vimaranense. “O Vitória é, só por si, um desafio aliciante para qualquer pessoa. É o melhor clube para estar nesta altura é o Vitória, pois gosta de ganhar”, acrescentou ainda.

Corona confidenciou que acredita faltar-lhe golo para chegar à elite do desporto rei. “Queremos chegar à elite o mais rápido possível, mas não sabemos quando isso é possível. Tenho de trabalhar sempre mais, estar concentrado, o resto vai chegando. Vou ser sincero, creio que me falta mais golo. Tenho de ser mais eficaz no último terço, definir melhor. Mas também creio que isso vai chegar com o trabalho que faço. Tudo o que consegui até agora, consegui-o através de muito trabalho e acredito que, se continuar assim, vou conseguir os meus objetivos”, disse o jogador do FC Porto ao portal TUDN. Corona disse ainda ter ficado “muito contente e orgulhoso” pela distinção como melhor jogador do campeonato em 2019/20.
Tomás Esteves não vai estar nas contas de Sérgio Conceição nesta época, mas espera que o empréstimo ao Reading resulte em muitos minutos dentro das quatro linhas. “Vim aqui para jogar, para aprender e para crescer como jogador e como pessoa. Saí da minha zona de conforto e estou aqui para mostrar o meu futebol. Não joguei 46 jogos na época passada, mas espero jogá-los esta época. Sou um jogador muito técnico e inteligente. Tenho algumas dificuldades, mas é normal. Quero evoluir fisicamente e acho que estou no sítio certo para isso. Gosto de jogar bom futebol. Penso que sou completo, mas quero evoluir”, disse o jovem lateral em entrevista aos canais do novo clube.
Por falar em FC Porto, Casillas confidenciou que trocou o Real Madrid pelos azuis e brancos, pois os dragões ofereciam-lhe algo que os merengues não. “Claro que é uma bela história começares e terminares com a mesma camisola. Não sabes quando podes mudar de equipa. Mudei devido às circunstâncias. O FC Porto ofereceu-me algo que o [Real] Madrid não e, por isso, mudei de campeonato e país”, recordou o antigo guarda-redes dos dragões à Gazzetta dello Sport, quando questionado sobre a possibilidade de Messi deixar a Liga Espanhola (tema muito badalado no já encerrado mercado de transferências…), já depois de Cristiano Ronaldo o ter feito.
O Benfica era para jogar diante de dez mil espectadores no estádio na Polónia frente ao Lech Poznan para a Liga Europa, mas o clube polaco anunciou a suspensão da venda dos bilhetes nesta segunda-feira. “A venda de ingressos para os jogos da fase de grupos da Liga Europa está suspensa até quinta-feira. Aguardamos a decisão do Ministério da Saúde na quinta-feira sobre zonas de segurança e regras em cada região”, publicou o clube onde joga o português Pedro Tiba na rede social Twitter. De ressalvar, ainda assim, que os adeptos visitantes (neste caso, os do Benfica) também não poderiam marcar presença. Os encarnados deslocam-se à Polónia a 22 de outubro para a primeira jornada da fase de grupos da Liga Europa. O Rangers e o Standard Liège completam o agrupamento das águias.

Por falar no Benfica, Vertonghen foi dispensado da seleção belga. O central deixou a digressão da Bélgica para regressar a Portugal devido ao facto de “não estar apto” para o compromisso com a Islândia, depois de também não ter jogado contra Costa do Marfim e Inglaterra. O defesa tinha falhado inclusive a partida mais recente do Benfica e está a contas com uma lesão no rosto e teve de treinar com máscara protetora.
Já no Sporting, Rúben Amorim teve mais uma baixa, mas também três novidades no treino desta segunda-feira. Eduardo Quaresma está em tratamento a uma fratura da apófise transversa lombar. Ao invés, Tiago Tomás, Gonçalo Inácio e Rodrigo Fernandes estiveram presentes na sessão desta manhã, depois de voltarem dos trabalhos da Seleção Nacional de Sub-20. Feddal e Sporar também continuam a receber tratamento. Jovane já efetuou treino condicionado com vigilância e pode recuperar totalmente a tempo do clássico de sábado diante do FC Porto.
O mercado de transferências já encerrou, mas nem por isso deixam de haver contratações. O Farense anunciou a aquisição de Bilel para as próximas duas temporadas. O extremo de 26 anos estava sem clube desde que terminou contrato com o Moreirense no fim da época passada. Bilel chegou a Portugal em 2014 e já representou SC Covilhã, Sporting B e Moreirense. Na época passada, o franco-argelino marcou um golo em 32 partidas pelos cónegos.
No que toca a saídas, ficou confirmado que Fábio Abreu troca o Moreirense pelo Al-Batin. O clube saudita vai desembolsar uma quantia que permite aos cónegos encaixar cerca de 2,5 milhões de euros. Fábio Abreu foi o quinto melhor marcador da Liga Portuguesa na época passada com 13 golos.
Um dos destaques do fim de semana foi a gravíssima lesão de Edinho, que teve de ser operado de urgência após fraturar a tíbia e o perónio no jogo da Taça de Portugal entre o Cova da Piedade e o GRAP. “Infelizmente, o dia de ontem foi difícil, pois não só falhei um penálti na carreira como tive uma lesão grave. Não vou mentir que estou desiludido, mas com aquilo que é minha confiança e força mental, irei voltar um monstro cheio de fome! Vou superar mais esta batalha, nada me tem sido dado de borla, (…) não me afeta bem como podem ter certeza de que vou voltar”, salientou o avançado de 38 anos numa publicação nas redes sociais.
Comentários 1