Um hat-trick de Zé Luís, completado por um golo de Luís Diaz, permitiu ao FC Porto dar um abanão na crise que começava a abater-se sobre a equipa. Os dragões golearam o Vitória FC por 4-0, no Dragão, em partida da segunda jornada da Liga, e asseguraram que entrarão na Luz, para defrontar o Benfica, no próximo sábado, a apenas três pontos dos campeões nacionais.
O FC Porto começou o jogo com uma pressão intensa sobre a baliza do Vitória FC. Marcou cedo, logo aos 11’, mas antes disso já tinha falhado duas oportunidades claras de golo, ambas na sequência de bolas paradas. Primeiro foi Zé Luís que, logo aos 2’, após canto de Alex Telles, cabeceou para boa defesa de Makaridze. E depois, aos 8’, de livre direto, Alex Telles acertou no poste do guardião georgiano, tendo Marcano visto a recarga ser safa quase em cima da linha por Mano.
Cheirava a golo do FC Porto, que entrara em campo com três mudanças em relação ao jogo com o FK Krasnodar: Uribe em vez de Sérgio Oliveira, Romário Baró no lugar de Nakajima e Zé Luís na frente, com passagem de Corona para lateral direito, tendo saído do onze o argentino Saravia. E foi precisamente Zé Luís quem abriu o ativo, aos 11’, num remate de belo efeito de fora da área, com o pé direito, que nem é o seu melhor pé. A bola entrou junto ao poste da baliza de Makaridze, como pode ver:
A pressão portista, no entanto, não afrouxou. É verdade que Hachadi ainda podia ter feito o empate, na sequência de um erro de Danilo, que desfez um cruzamento de Sílvio, mas deixou a bola à mercê do marroquino. Marchesin voltou a ser decisivo, ao deter o remate do ponta-de-lança marroquino. E apenas três minutos depois, aos 20’, o segundo golo de Zé Luís deu margem de segurança ao FC Porto. Foi na sequência de um livre lateral de Alex Telles e de um desvio de Pepe, que o cabo-verdiano aproveitou para, de cabeça, colocar a bola longe do alcance de Makaridze. Veja aqui o lance:
Até ao intervalo, a equipa portista afrouxou o ritmo, mas o Vitória também não voltou a dar mostras de poder sequer incomodar Marchesin. Só em dois remates de longe os portistas voltaram a ameaçar, mas Makaridze foi sempre suficiente para o que o ataque da casa lhe enviou. Ao intervalo, Sandro Mendes trocou Leandro Vilela por Carlinhos, tentando melhorar o início do processo criativo a meio-campo, mas mantendo o tridente ofensivo com que iniciara a partida: Zequinha na direita, Heriberto na esquerda e Hachadi no meio. O jogo decorria então a um ritmo mais baixo, por isso mesmo com menos desequilíbrios e ocasiões de golo. Até que Zé Luís voltou a mostrar-se: aos 63’, na sequência de mais um canto de Alex Telles, subiu mais alto que toda a gente e cabeceou para o 3-0. Pode ver aqui o golo:
O 3-0, fruto do primeiro hat-trick de Zé Luís desde 7 de Abril de 2015, quando marcou os três golos do SC Braga numa vitória por 3-0 sobre o Rio Ave, para a Taça de Portugal, abalou o Vitória FC, que se desconcentrou e sofreu quase imediatamente o quarto golo. Desta vez foi Marega quem ganhou a linha de fundo pela direita, de onde cruzou atrasado para a entrada de rompante de Luís Diaz. Este finalizou sem hipótese para Makaridze, como pode ver aqui:
Sérgio Conceição começou então a rodar a equipa, trocando Romário Baró por Nakajima, primeiro, mas fazendo ainda entrar Soares (para o lugar de Marega) e o jovem Fábio Silva, que alinhou os últimos 13 minutos em vez de Zé Luís, que saiu para receber a merecida ovação das bancadas. Do outro lado, Sandro Mendes abdicou de Hildeberto e fez entrar Brian Mansilla, mas o jogo estava resolvido. E mesmo que não estivesse, Marchesin é que não estava pelos ajustes: aos 76′, fez duas defesas fantásticas, a remates de Hachadi, primeiro, e Éber Bessa, depois.
O resultado, porém, já não se alteraria, conforme pode ver pelo resumo que se segue.