Paulinho vai ser jogador do SC Braga até 2025. O avançado internacional português renovou hoje o contrato que o liga ao clube arsenalista, semanas depois de ter sido associado a vários clubes ao longo da janela de transferências. Paulinho chegou ao SC Braga em 2017 e, ao todo, são já 132 jogos e 53 golos com a camisola do SC Braga.
Por cá, o dia começou com uma reflexão do António Tadeia acerca do triunfo concludente de ontem do Benfica sobre o Rio Ave, mas, mais do que isso, acerca da postura de Jorge Jesus no final do encontro num registo fora do habitual para o técnico encarnado, principalmente, quando vence jogos de forma tão “confortável” como ontem. Pode ler aqui o Último Passe de hoje. Já durante o Futebol de Verdade a reflexão incidiu sobre os jogos dos grandes, do empate no clássico à vitória do Benfica em Vila do Conde. Pode ver aqui a edição de hoje do Futebol de Verdade.
Hoje não foi um dia repleto de futebol, mas que o houve, houve. Por cá também foi dia de clássico com o triunfo do Vitória SC no Bessa perante o Boavista. Marcus Edwards estreou-se a marcar esta temporada e logo com um golaço que valeu os três pontos ao Vitória naquela que foi também a estreia de João Henriques como treinador dos vimaranenses. Pode ver o resumo do jogo aqui.
No final do encontro, João Henriques mostrou-se satisfeito com a exibição da sua equipa. “É bom começar com o pé direito, nomeadamente para os jogadores sentirem que o trabalho de uma semana já surtiu algum efeito, sobretudo ao nível da primeira parte. Fomos a equipa mais pragmática e mais eficaz, soubemos estar por cima do jogo na primeira parte e também por baixo na segunda. Queríamos prolongar os primeiros 45 minutos para os 90, ainda não conseguimos, mas os jogadores fizeram um bom esforço. Soubemos sofrer para levar daqui os três pontos, que era o mais importante”, analisou. E, se ainda não o fez, pode ler aqui o artigo do Fernando Gamito acerca do novo treinador do Vitória.
Já Vasco Seabra considerou desoladora a derrota da sua equipa. “O que fizemos durante 95 minutos foi sermos superiores ao adversário. Na primeira parte, tivemos três momentos em que não fomos competentes, dois em que entregámos a bola e permitimos duas oportunidades ao adversário e no lance do golo. Tirando isso, penso que o jogo foi de sentido único, fomos mais agressivos, mais intensos, 95 minutos superiores, tivemos mais oportunidades, fizemos tudo aquilo que temos de fazer para conseguirmos marcar golo. Estamos tristes, frustrados, queremos muito entregar vitórias aos nossos adeptos, estamos de cara fechada porque ser Boavista é ganhar. Fizemos tudo para o conseguir e não deu. Estamos à procura do momento da vitória, senti um grupo com alma muito grande e muita dedicação. Conseguir um ponto seria negativo, perder o jogo é desolador, frustrante. Vamos continuar neste caminho e ganhar muitas vezes seguidas” assumiu o técnico axadrezado.
Mas, então, o que correu mal? “Chegámos com muita gente à área, tivemos capacidade para empurrar o Vitória completamente para trás, pusemos o Vitória e jogar em 30 metros. Faltou-nos ser mais agressivos no momento da finalização. A quem cria estas oportunidades, quem se entrega ao jogo desta forma, a vitória vai acontecer, sabemos isso. Este é o nosso caminho”, analisou Vasco Seabra.
Lá por fora, em Inglaterra registou-se o primeiro nulo da temporada na Premier League com o empate a zero entre West Bromwich Albion e Burnley FC. Mais tarde, o Wolverhampton Wanderers foi ao terreno do Leeds United vencer por 1-0 com um golo de Raúl Jiménez. Pode ver aqui toda a ação do dia em Inglaterra. Já em Itália, numa jornada que até ficou marcada pela quantidade de golos que foram marcados, Hellas Verona e Génova CFC encerraram a ronda com um nulo. Pode ver os melhores momentos desse jogo aqui.
André Almeida saiu lesionado do encontro entre Benfica e Rio Ave deste fim de semana e hoje confirmou-se o pior dos cenários. Em comunicado, o Benfica anunciou que o lateral direito sofreu uma rotura de ligamentos no joelho direito, lesão que deverá afastar André Almeida dos relvados para os próximos seis a nove meses. “Obrigado por todas as mensagens de preocupação… Momento muito duro e difícil, que nunca se espera mas que infelizmente sucede e faz parte… Escolhi esta imagem porque é isto que eu sou e é assim que vou lidar com qualquer dificuldade que me apareça e esta é só mais uma… Sorriso na cara e positivismo de quem sempre se deitará grato por fazer aquilo ama. Estamos juntos”, escreveu o jogador nas redes sociais.
Está confirmado o árbitro que irá dirigir o encontro entre o FC Porto e o Manchester City desta quarta feira, encontro relativo à primeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Andris Treimanis, da Letónia, foi o árbitro escolhido pela UEFA para dirigir a visita do FC Porto a Manchester, juiz que já anteriormente havia dirigido um encontro dos dragões. Esta será, por isso, a segunda vez que Treimanis irá dirigir um jogo do FC Porto, depois de ter estado na época passada na receção ao Young Boys, a contar para a fase de grupos da Liga Europa e que o FC Porto venceu por 2-1. Já Artur Soares Dias irá apitar o encontro entre Midtjylland e Atalanta. Terminada a jornada em França, é tempo de avaliações e hoje o L’Equipe colocou três jogadores portugueses entre os melhores da ronda no país. Para a conceituada publicação francesa, Renato Sanches (Lille OSC), José Fonte (Lille OSC) e Anthony Lopes (Olympique Lyon) estiveram entre os melhores e integraram a equipa de sonho da jornada sete da competição.
De França para o Boavista veio Adil Rami e o defesa central gaulês destacou a importância de Luís Campos na sua contratação. “Entretanto, o Boavista ligou-me. O discurso foi mais suave, deram-me tempo para trabalhar. Além disso, o projeto deles está vinculado ao Luís Campos, por quem eu tenho um apreço enorme. Preciso de pessoas assim para ser bom em campo. Ele sabe como falar com os jogadores, através do discurso, da sua abordagem”, explicou à imprensa gaulesa. Rami admitiu que ficou perto de terminar a carreira durante o defeso. “Este ano foi complicado com o coronavírus. Depois do Fenerbahçe, fui para a Rússia, gosto de descobrir novos países, novos campeonatos. Mas quando cheguei lá, ficamos confinados. Eles recusaram-se a pagar-me sob o pretexto da covid e de que eu não fiz nenhum jogo. Mas não tenho culpa (…) Naquele momento, disse a mim mesmo que ia largar o futebol. Estava farto, não jogava… Há muito, muita gente me queria meter no fundo”, desabafou.
Laszlo Bölöni continua ativo e depois de não ter durado muito tempo no comando técnico do KAA Gent depois de substituir Jess Thorup já no decorrer da atual temporada, o antigo técnico campeão português ao serviço do Sporting foi hoje anunciado como o novo treinador do Panathinaikos. Esta será a segunda aventura do experiente técnico romeno na Grécia depois de ter treinado o PAOK. Já na Segunda Liga, Miguel Leal foi anunciado como sucessor de Paulo Alves que deixou o comando técnico do Varzim este fim de semana. “Para mim é uma satisfação enorme abraçar este projeto. Poderá ser feito um ajuste mais à frente, mas poderá nem ser necessário. Acima de tudo, acredito neste grupo, tenho confiança e sei que vamos vencer, é para isso que cá estou. O trabalho tem de ser sério, dedicado, feito com paixão”, afirmou o técnico que assinou até ao final da temporada.