Já ontem tinham sido confirmados pelos clubes em questão, mas hoje foram apresentados aos adeptos de Manchester United e Alavés. Bruno Fernandes e Fejsa, respetivamente, deixaram o futebol português, mas não são os únicos negócios do dia com ligações ao nosso país. Bem longe disso. Bruno Guimarães, por exemplo, chegou a ter proposta do Benfica conforme confirmou um dos diretores do Athletico Paranaense, mas hoje foi apresentado finalmente como reforço do Olympique Lyon. O clube francês pagou 20 milhões de Euros pelo médio do Athletico Paranaense que assinou até 2024.
O grande negócio do dia, porém, está relacionado com Daniel Podence. O extremo formado no Sporting foi oficializado como reforço do Wolverhampton Wanderers aumentando ainda mais o contingente português às ordens de Nuno Espírito Santo. Podence assinou por quatro épocas e meia com os ingleses que terão pago 20 milhões de euros pelo ex Leão segundo avança a imprensa inglesa. Ainda assim, igualmente mediática foi a contratação de Krzysztof Piatek que foi apresentado como reforço do Hertha Berlim que passou ao Milan 27 milhões de euros pelo avançado polaco, mas também de Sander Berge, um dos médios mais promissores do Mundo, que deixou o KRC Genk para se juntar ao Sheffield United a troco de 25 milhões de Euros, um recorde do clube inglês.
Outro treinador português que recebeu um reforço hoje foi Paulo Fonseca. A AS Roma confirmou a contratação de Gonzalo Villar, médio espanhol de 21 anos que jogava no Elche CF. Pelo jovem espanhol, a AS Roma terá pago quatro milhões de Euros. Além de Villar, a Roma garantiu ainda o extremo espanhol Carles Pérez, do FC Barcelona, por 11 milhões de Euros. Ainda em Espanha, o ex Real Madrid, Esteban Granero, rescindiu o contrato que o ligava ao Espanyol, enquanto o Villarreal contratou Páco Alcácer ao Dortmund por 25 milhões de Euros. E se Villar e Pérez chegaram a Roma de Espanha, para Espanha, de Roma, seguiu Florenzi que foi anunciado como reforço do Valência CF por empréstimo da Roma até final da temporada. A Espanha, para o Celta, chegou ainda Fedor Smolov por empréstimo do Lokomotiv também até ao final da temporada.
Por cá foram várias as contratações confirmadas nos clubes da primeira liga. A grande novidade acaba por ser Mirko Antonucci, avançado italiano que esteve nomeado para o Golden Boy e na temporada passada chegou a jogar a Liga dos Campeões, foi emprestado pela AS Roma ao Vitória FC até ao final da temporada. O Belenenses SAD anunciou a contratação de Cafú Phete, médio de 25 anos que atuava ao serviço do FC Famalicão. Phete assinou até 2022. Já o FC Paços de Ferreira oficializou a contratação de Denílson por empréstimo do Atlético Mineiro. Denílson passou a primeira metade da temporada no CD Tondela e agora muda-se para Paços de Ferreira assinando para a próxima temporada e meia. Já o GD Chaves anunciou a contratação do lateral esquerdo de 24 anos, Simão, que representava o Estoril Praia. Nos Açores, o Santa Clara anunciou a contratação de Pierre Sagna para a próxima temporada e meia. Já o Casa Pia recebeu Damien Furtado por empréstimo do Rio Ave até ao final da época. Além de tudo isto, o Benfica anunciou a contratação de Derlis Joel Mereles Mora, de 19 anos, que chega ao clube da Luz por empréstimo dos paraguaios do Club Rubio Ñú, provavelmente para integrar as equipas jovens do emblema encarnado.
Lá por fora, na Alemanha, o Fortuna Düsseldorf reforçou-se em Itália e garantiu Valon Berisha por empréstimo da Lazio até final da época. Recorda-se de Marcos Rojo? O antigo lateral esquerdo argentino do Sporting, há muito longe das opções no Manchester United regressou a casa e foi anunciado como reforço do Estudiantes que recebem o jogador por empréstimo até ao final da temporada. Já a Atalanta confirmou dois reforços e mais uma vez nomes alternativos: Raoul Bellanova e Bosko Sutalo. Já em Inglaterra, o Newcastle recebeu Danny Rose por empréstimo do Tottenham até ao final da época.
E não podíamos passar ao lado do grande rumor do dia. Segundo a imprensa portuguesa e espanhola, Francisco Trincão está a caminho do FC Barcelona com o clube catalão a reservar o extremo português a troco de 30 milhões de Euros. Além de Trincão, o AS avança ainda que o Tottenham desistiu de Willian José (Real Sociedad) e a Gazzetta dello Sport assegura que o Dortmund irá contratar Emre Can à Juventus por 30 milhões de Euros. Além disso, o Tottenham, Arsenal e Everton querem Pierre Emile Hojberg do Southampton FC, segundo a Sky Sports. Já no que ao Benfica diz respeito, Will Dantas, empresário de Pedrinho, jovem médio brasileiro do Corinthians supostamente pretendido pelo Benfica, considerou esta quinta-feira “ridícula” a proposta que foi feita nas últimas horas ao clube brasileiro pelos encarnados. “Nem se deviam ter sentado para conversar”, afirmou. Ao Benfica que poderá chegar Dyego Sousa segundo avança o Record.
As principais movimentações do mercado de janeiro até ao momento:
