O Gil Vicente derrotou o Rio Ave por 1-0, em Barcelos, este domingo, para a 30ª jornada da Liga Portuguesa. Os gilistas conseguiram aguentar a vantagem mesmo a jogar a maioria da segunda parte com dez. Com esta vitória, os gilistas praticamente asseguram a permanência no principal escalão, pois ficam em 11º lugar com 36 pontos, nove acima da zona de descida, quando faltam disputar 12 pontos. Já o Rio Ave tem quinto lugar em risco, pois tem um ponto de avanço sobre o Vitória SC e dois sobre o FC Famalicão, mas os famalicenses ainda defrontam o CD Tondela nesta tarde.
O Gil Vicente chegou à vantagem pouco antes do intervalo, mais precisamente aos 39 minutos, por intermédio de Rodrigão. Na sequência de um livre cobrado por Rúben Ribeiro, o central ganhou nas alturas dentro da área vilacondenses e cabeceou para o fundo das redes da baliza de Kieszek.
A tarefa de defender o resultado complicou-se para o lado gilista aos 54 minutos, com a expulsão de Rúben Fernandes, ao ver o segundo amarelo após travar em falta Taremi. Quatro minutos depois, o árbitro Iancu Vasilica ainda assinalou penálti para o Rio Ave por considerar falta de Lourency sobre Dala na área do Gil Vicente, mas após consultar as imagens do VAR decidiu que não havia grande penalidade. Tarantini colocou a bola dentro da baliza de Dênis aos 82′, mas o lance foi anulado por fora de jogo e o Rio Ave acabou por não conseguir desfazer o desaire em Barcelos.
Veja abaixo o resumo do jogo.