O que têm em comum Fribourg, na Suíça, o Atlético de Madrid e o FC Famalicão? Provavelmente, até hoje, nada em especial, mas a partir de agora um nome: Ruben del Campo. Aos 19 anos, o avançado internacional sub-19 pela Suíça é reforço do FC Famalicão chegando ao Minho oriundo do Atlético Madrid, mas rubricando contrato até 2024. Nascido na Suíça, Del Campo é produto da formação do Young Boys e em 2017 rumou a Madrid para representar o Atlético, emblema pelo qual participou na Youth League. “Fiquei muito satisfeito com o desafio lançado pelo FC Famalicão. É um clube que está em plano de destaque na Liga Portuguesa e que tem conseguido potenciar muitos jogadores jovens”, referiu Del Campo em comunicado de apresentação emitido pelo clube.
Del Campo acaba por ser o principal negócio do dia, numa altura em que as principais novelas estão ainda por concluir. Bruno Fernandes continua sem ver o entendimento entre clubes, Bruno Guimarães, segundo a imprensa brasileira, está cada vez mais próximo do Arsenal e há reuniões marcadas entre Edu e responsáveis do Athletico Paranaense e Sporar, também segundo comunicado do Slovan Bratislava, continua por se resolver devido a questões relacionadas com garantias bancárias e prazos de pagamento.
Ainda assim, durante o dia de hoje foram confirmados alguns negócios importantes para o futebol europeu. O Bayer Leverkusen, por exemplo, comunicou a renovação com Peter Bosz, antigo treinador do Ajax e desde a temporada passada ao leme dos farmacêuticos até 2022. Já em Inglaterra, foi o Chelsea quem confirmou a renovação com Reece James, jovem lateral direito inglês de 20 anos até 2025. Depois de um empréstimo ao Wigan na temporada passada, Reece James leva já 18 jogos e dois golos pelos Blues esta temporada. Por horas está a oficialização de Pedro, avançado brasileiro de 22 anos da Fiorentina que será emprestado ao Flamengo para os próximos meses. Pedro já está no Rio de Janeiro e afirmou ser uma grande emoção vir a representar o Flamengo, ele que até foi revelado no… Fluminense.
Em Itália foram vários os negócios a serem oficializados. Musa Barrow foi anunciado como reforço do Bolonha FC até ao final da próxima temporada, mas ficando o clube rosoblu com uma cláusula de compra obrigatória no valor de 13 milhões de euros que pode mesmo ascender aos 19 milhões conforme determinados objetivos. Além do avançado gambiano de 21 anos, também Duván Zapata ficou a saber que a Atalanta é o seu clube em definitivo depois de ter passado alguns meses em Bergamo por empréstimo da Sampdoria. Já Liam Henderson, médio escocês do Hellas Verona que passou a primeira metade da temporada emprestado ao Bari foi agora cedido ao Empoli até final da época.
Quem também renovou contrato foi Eric Bailly. Mesmo numa altura em que o defesa central marfinês de 25 anos se encontra lesionado, o Manchester United deu uma prova de confiança ao seu jogador e renovou-lhe o vínculo até 2022. A mesma sorte não teve Naldo, defesa central brasileiro de 37 anos que passou por clubes como o Werder Bremen, o Wolfsburgo ou o Schalke, com o Mónaco a comunicar a rescisão do contrato que ligava o jogador ao clube desde janeiro de 2019.
Recorda-se de Joris Kayembe? Extremo belgo-congolês que passou pelo FC Porto entre 2013 e 2017? Pois bem, depois de duas temporadas em França ao serviço do FC Nantes onde nunca se conseguiu impor e apenas fez três jogos em 2017/18, está de regresso a casa. Kayembé foi hoje anunciado como reforço do Sporting Charleroi equipa que atualmente ocupa uma surpreendente segunda posição na liga belga.
Rumores? Ora, em Itália o Inter continua à procura do seu ala esquerdo. Ashley Young foi já oficializado, mas os nerazzurri ter-se-ão virado agora para Federico Dimarco, segundo a imprensa italiana. O lateral esquerdo de 22 anos do Hellas Verona deverá chegar a Milão por empréstimo até ao final da temporada. Já Robert Beric, avançado esloveno de 28 anos do Saint-Étienne deverá ser reforço dos Chicago Fire a troco de 2 milhões de Euros. Por fim, Chris Willock, que tem tido dificuldades em impor-se no WBA a quem o Benfica emprestou o extremo no início da temporada poderá vir a ser cedido ao Fortuna Sittard e foi o próprio diretor do clube, Sjoerd Ars, ao jornal holandês ‘Algemeen Dagblad’ que confirmou o interesse no jovem inglês.
Eis os principais negócios do mercado de janeiro até ao momento:
