O FC Porto regressou aos triunfos para a Liga Portuguesa com uma vitória por 1-0 sobre o CD Aves, este domingo, para a décima jornada. Marcano foi o autor do golo solitário em pleno Estádio do Dragão. Com este resultado, os dragões voltam a estar a dois pontos do líder Benfica.
Sérgio Conceição voltou a apostar em Mbemba como titular e foi o defesa o primeiro a criar perigo no jogo, logo a abrir, com um cabeceamento por cima. Até foi um jogador do setor mais recuado a colocar os dragões em vantagem no marcador. Aos 13 minutos, Marcano surgiu na área do Aves e respondeu a um cruzamento exímio de Otávio com um remate de pé esquerdo para o fundo das redes.
Aos 25 minutos, o árbitro Hélder Malheiro assinalou primeiramente uma grande penalidade a favor do FC Porto, na sequência de um lance entre Afonso Figueiredo e Bruno Costa, mas o juiz reverteu a decisão depois de consultar as imagens.
O Aves conseguiu levar algum perigo à baliza de Marchesín ao minuto 31, com um remate de Welinton Júnior a rasar a barra. A resposta do FC Porto surgiu por Luis Díaz, com um disparo defendido por Aflalo. Os azuis e brancos voltaram a pedir penálti aos 41′, num lance com Mehremic, mas a equipa de arbitragem considerou que o jogador não jogou com o braço de forma irregular.
Só já no segundo tempo, mais precisamente aos 57 minutos, voltou a haver ligeiro perigo, num lance de Alex Telles que resultou em pontapé de canto. Mas não resultou nada da bola parada.
A partir do minuto 64′, o FC Porto criou uma dupla oportunidade de golo. Primeiramente foi Danilo a protagonizar uma arrancada de 50 metros e a tentar colocar a bola em Manafá, com Mehremic a surgir para o corte. Apenas um minuto depois, Pepe enviou a bola à barra, na sequência de um pontapé de canto cobrado por Alex Telles.
Aos 71 minutos foi a vez de Soares causar o pânico na área avense. O avançado do FC Porto ganhou nas alturas e cabeceou um pouco desviado. Soares voltou a estar perto do golo aos 77′, com um remate que sofreu um desvio a passar muito perto do poste da baliza de Aflalo. O resultado não mais mexeu até ao apito final.
Veja aqui o resumo do jogo: