A participação do FC Porto na Liga Europa começou com uma vitória, numa noite inspirada de Soares. O avançado brasileiro aproveitou a oportunidade de começar como titular e fez golos do triunfo (2-1) contra o Young Boys, hoje, no Dragão.
Com o resultado, os portugueses lideram o Grupo G, com os mesmos três pontos do Rangers, que bateu o Feynoord, em Glasgow (1-0). O FC Porto redireciona as atenções agora para a Liga Portuguesa. Domingo, novamente no Dragão, recebe o Santa Clara, pela sexta jornada.
O início da partida parecia anunciar uma estreia confortável para os donos da casa. Dominando as ações, logo aos 8 minutos o FC Porto chegou a golo, através de Soares. A jogada começou num lançamento de longa distância de Otávio e terminou no drible rápido e remate certeiro da entrada da área do avançado brasileiro.
A impressão era de que o 2-0 não tardaria. Danilo fez a sua parte, num remate forte de média distância, que o guarda-redes Von Ballmoos teve dificuldades em rechaçar. Logo depois, porém, a sensação de conforto dissipou-se.
Num momento de desatenção da defensiva portista, o avançado Assalé viu-se frente a frente com Marchesín. O argentino tentou parar a jogada, mas o árbitro assinalou falta. Nsané, aos 15, através de grande penalidade, igualou a partida.
O FC Porto não acusou o revés e retomou a pressão. Aos 25, Danilo esteve novamente perto de marcar, mas a bola cabeceada encontrou o ferro. Quatro minutos depois, porém, em nova jogada iniciada por Otávio, Corona invadiu a área e achou Soares, livre, para bisar e recolocar os portistas à frente.
O susto no empate helvético serviu de lição e o FC Porto manteve a guarda alta e terminou a primeira etapa em vantagem e sem maiores sobressaltos.
A partida reiniciou com o Young Boys a tentar tomar as rédeas do jogo, adiantando a linha de marcação. Foi do FC Porto, porém, a primeira jogada de perigo, aos 58, mais uma vez num lance iniciado por Otávio e que, por pouco, Soares não concluiu.
A pressão helvética manteve-se no decorrer do jogo e restou ao FC Porto apostar na noite inspirada de Soares. O avançado recebeu a bola de Romário Baró e, numa repetição da jogada do primeiro golo, outra vez esteve próximo de marcar.
Os visitantes seguiram tentando o empate, com a bola a rondar perigosamente a grande área portista, ora forçando Marchesín a exibir a sua técnica, ora contando com a falta de precisão do adversário.
Aos 81, Soares cedeu o lugar a Fábio Silva. O “young boy” portista, de apenas 17 anos – o mais jovem jogador a representar o clube nas competições europeias – precisou de apenas um minuto para dar um susto em Von Ballmoos, no último lance de perigo do jogo.


No mesmo horário do FC Porto-Young Boys, o SC Braga enfrentava o Wolverhampton. Leia a crónica do jogo aqui.
Comentários 1