Com dois golos ainda na primeira etapa, o FC Porto bateu o Santa Clara (2-0), hoje, no Dragão, pela sexta jornada da Liga Portuguesa. Os visitantes chegaram escudados pelo estatuto de então melhor defesa da competição, com apenas dois golos sofridos, mas o que se viu foi a artilharia portista não ter muito trabalho para furar a “muralha” insular e conquistar a vitória.
As duas equipas voltam a medir forças na quarta-feira, novamente no Dragão, agora pela Taça da Liga.
De volta ao onze após ser poupado frente ao Young Boys na quinta-feira, pela Liga Europa, o avançado Zé Luís assinou o primeiro golo do FC Porto – o sexto dele na I Liga – logo aos 15 minutos, de cabeça, após assistência de Danilo.
O FC Porto ampliou a vantagem ainda antes do intervalo, desta vez com a “colaboração” adversária. Aos 41, o defesa César tentou interceptar um livre de Corona e acabou por mandar a bola contra a própria baliza.
Bastaram, portanto, menos de 45 minutos para o FC Porto impor ao Santa Clara o mesmo número de golos sofridos em cinco jornadas na Liga.
Em desvantagem no placar, o Santa Clara voltou do intervalo disposto a aventurar-se um pouco mais ao ataque, o que permitiu ao FC Porto explorar os espaços cedidos pelos visitantes.
Até os 70 minutos, os portistas construíram uma sequência de oportunidades para ampliar, com Luis Díaz, Zé Luís (duas delas consecutivas) e Nakajima, mas o ritmo da partida acabou por cair com o jogo a aproximar-se do fim e nem a entrada de Soares, autor de dois golos na vitória frente ao Young Boys, resultou na alteração do placar.
Veja o resumo do jogo: