Um penalti de Rúben Macedo sobre Francisco Conceição, convertido por Otávio, aos 90+3′, permitiu ao FC Porto vencer o Marítimo, por 2-1, no Funchal, no jogo que encerrou a 20ª jornada da Liga portuguesa. Os dragões conseguiram assim recuperar a segunda posição ao SC Braga e manter os dez pontos de distância para o líder, o Sporting, antes do jogo entre ambos, que está marcado para o Dragão, já no próximo sábado. O Marítimo, por sua vez, mantém a última posição na tabela, com 17 pontos, mas apenas a um da linha de água.
Uribe tinha marcado o golo portista, logo aos 14′, mas Leo Andrade empatou pouco depois, ao 18′. Até final, apesar do amplo domínio portista e do bloco muito baixo do Marítimo, o empate foi sempre persistindo e a ocasião mais clara para o desfazer até pertenceu à equipa da casa, quando Zainadine cabeceou ao poste, na sequência de um canto. Os dragões continuaram a acreditar até final e, já em período de compensação, tiveram a grande penalidade que lhes permitiu desbloquear o marcador. Taremi chegou a ajeitar a bola para bater, mas do banco vieram ordens no sentido de ser Otávio a cobrar, o que o médio fez de forma exemplar.
O FC Porto adiantou-se logo aos 14′, por Uribe, na sequência de uma bola parada. Livre de Sérgio Oliveira, Corona chegou à ressaca e chutou para a área, onde a bola encontrou Uribe. Este chutou contra Taremi, que lhe devolveu a bola para uma segunda tentativa, desta vez imparável. Pode ver aqui o golo:
O Marítimo chegou rapidamente ao empate, também na sequência de uma bola parada. Foi aos 18′, num canto de Edgar Costa, que Joel Tagueu desviou à entrada da área para a conclusão de Leo Andrade na cara de Marchesín. O árbitro auxiliar ainda anulou, por fora-de-jogo, mas o VAR veio repor a verdade o golo foi validado, pois Marega estava a dar condição ao defesa insular, como pode ver aqui:
Na ponta final do jogo, quando já tinha em campo Francisco Conceição e Toni Martínez, o FC Porto acabou por marcar, de penalti. Rúben Macedo encostou nas costas de Francisco Conceição, derrubando-o na área. Na conversão da grande penalidade, Otávio fez o 1-2 final. Pode ver aqui o lance:
Aqui fica o resumo do jogo: