O FC Porto triunfou por 2-0 frente ao Santa Clara, nos Açores, esta segunda-feira, para a 23.ª jornada da Liga Portuguesa. Num compromisso resolvido com golos dos defesas e um penálti falhado pelo meio, os azuis e brancos chegam à liderança provisória do campeonato e colocam pressão na Luz, onde o Benfica ainda joga para esta ronda e tem de vencer para segurar o primeiro posto.
O jogo começou praticamente com um lance de perigo que poderia ter resultado no golo do FC Porto aos três minutos. João Afonso quase colocou a bola na própria baliza, na sequência de um corte mal calculado ao qual o guarda-redes Marco conseguiu responder com uma defesa que enviou a bola ao poste.
Aos 33 minutos foi a vez dos açorianos levaram perigo à baliza de Marchesín. Costinha enviou a bola à barra na cobrança de um livre direto.
No entanto, foram os azuis e brancos a adiantar-se no marcador à passagem do minuto 37, por intermédio de Manafá. O lateral levou o esférico do corredor direito para o centro, tabelou com Sérgio Oliveira, entrou dentro da área do Santa Clara e rematou de pé direito para o fundo das redes.
Aos 43′ Manafá voltou a estar em destaque, mas por outros motivos. Carlos Xistra mostrou inicialmente cartão vermelho direto ao lateral após uma entrada sobre Costinha, mas reverteu a decisão para amarelo após consultar o VAR e ver as imagens.
Já na segunda parte, o Santa Clara voltou a enviar a bola aos ferros da baliza de Marchesín e novamente na sequência de um livre. Aos 55 minutos, Lincoln disparou de pé esquerdo e a bola embateu no poste da baliza do FC Porto.
Os dragões tiveram oportunidade de ouro para aumentar a vantagem ao minuto, mas Alex Telles falhou uma grande penalidade. Após falta de Marco sobre Otávio, o lateral foi chamado à marca dos onze metros, mas rematou ao poste.
O segundo golo dos azuis e brancos apareceu sim aos 75 minutos e foi da autoria de Marcano. Sérgio Oliveira cobrou uma bola parada para dentro da área do Santa Clara, onde Marcano ganhou nas alturas e cabeceou para o 2-0.
Com este resultado, o FC Porto assume provisoriamente a liderança da Liga Portuguesa e fica com 59 pontos, dois de avanço sobre o Benfica, que está a jogar também na noite desta segunda-feira diante do Moreirense (em caso de vitória os encarnados voltam ao primeiro lugar). O Santa Clara fica em nono lugar com 29 pontos.
Veja abaixo o resumo deste compromisso.
Comentários 1