O FC Porto foi travado pelo CD Aves com um empate sem golos nesta terça-feira para a 27ª jornada da Liga Portuguesa. Numa partida de domínio total, os azuis e brancos encontraram pela frente uma muralha avense no guarda-redes Fábio Szymonek, que negou o golo aos dragões em várias ocasiões, incluindo num penálti. Com esta igualdade, os comandados de Sérgio Conceição ficam com três pontos de avanço sobre o rival Benfica, mas podem ver os encarnados colarem-se caso consigam vencer na deslocação ao terreno do Rio Ave na quarta-feira, às 21h15. Já o Aves continua na última posição do campeonato e a onze pontos da zona de permanência.
Com várias baixas na defesa – Alex Telles e Manafá castigados, para além do lesionado Marcano -, Sérgio Conceição lançou Tomás Esteves na direita, em estreia na Liga Portuguesa, e Diogo Leite no corredor esquerdo. A primeira parte foi de sentido único e muitas vezes mesmo de sufoco junto à área do Aves, que quando pôde afastou a bola sem meias medidas. O esforço ofensivo do FC Porto surtiu efeito e deu aso a uma oportunidade ideal para chegar à vantagem: uma grande penalidade aos 19 minutos, quando Carlos Xistra apitou falta do guarda-redes Fábio Szymonek sobre Otávio. No entanto, Zé Luís não foi feliz da marca dos onze metros e o guardião avense levou a melhor com uma defesa ao remate do avançado.
Apesar de não ter conseguido chegar ao golo, o FC Porto continuou a dominar e a chegar com frequência perto da área do Aves, que foi conseguindo resolver os lances. Os azuis e brancos voltaram a estar perto do golo mesmo antes do intervalo, já em tempo de compensação, com Pepe a ganhar nas alturas na sequência de um pontapé de canto, mas a cabecear ao lado. Pouco depois, Luis Díaz ainda introduziu a bola dentro da baliza do Aves, mas o árbitro já tinha assinalado falta de Tomás Esteves sobre Afonso Figueiredo.
Os dragões voltaram do balneário a apertar o Aves e em busca do golo que desse a vantagem. Primeiro foi Sérgio Oliveira a causar calafrios aos avenses aos 47′ e apenas um minuto depois Fábio Szymonek brilhou com uma defesa a remate de Luis Díaz. Aos 51′ os jogadores do FC Porto ficaram a pedir penálti sobre Corona e ainda se ouviu o apito de Xistra, mas o árbitro assistente tinha a bandeirola no ar por fora de jogo, confirmado pelo VAR. Conceição deu um caráter ainda mais ofensivo à equipa com a entrada de Marega para o lugar de Tomás Esteves e consequente recuo de Corona à hora de jogo. O próprio Marega apareceu na área avense aos 70′ e forçou Fábio Szymonek a uma defesa apertada.
O FC Porto não tirou o pé do acelerador, mas do outro lado encontrou um guarda-redes que fez de tudo para negar o golo. Aos 81 minutos Fábio Szymonek defendeu um disparo de Sérgio Oliveira e um minuto depois impediu o golo a Soares, mesmo depois de a bola ter sofrido um desvio. Aboubakar ainda foi lançado perto do tempo de compensação, mas o FC Porto não conseguiu desfazer o nulo na Vila das Aves, nem num cabeceamento de Soares aos 90+2′ e num tiro de Marega aos 90+5′.
Veja abaixo o resumo do jogo.
Comentários 1