O FC Porto foi até Viseu empatar 1-1 com o Académico, esta terça-feira, no Estádio do Fontelo, para a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal. Os dragões até estiveram em vantagem no marcador, através de um golo de Zé Luís, mas João Mário fez o encontro voltar à igualdade. Com este resultado, os azuis e brancos partem para o segundo duelo (12 de fevereiro) com ligeira vantagem devido ao golo marcado fora de portas.
O jogo foi para intervalo como um nulo no marcador, na sequência de uma primeira parte com poucas oportunidades claras de golo. A melhor aconteceu logo nos minutos iniciais e pertenceu ao FC Porto. Aos 3′, Marega foi isolado por Vítor Ferreira e tentou picar a bola sobre o guarda-redes Ricardo Fernandes, só que o remate passou ao lado.
No segundo tempo, Zé Luís avisou aos 59 minutos com um remate à meia volta e a bola a passar perto do poste. Parecia premonição, pois apenas um minuto depois o avançado colocou o FC Porto em vantagem no resultado. O lance começou numa recuperação de Vítor Ferreira, que avançou com o esférico e fez a abertura para Zé Luís que, livre de marcação, rematou cruzado para o fundo das redes.
A resposta do Académico apareceu aos 71 minutos, com o empate a 1-1 da autoria de João Mário. Após cruzamento de Kelvin da direita, João Mário apareceu no coração da área azul e branca para cabecear rumo às redes da baliza de Diogo Costa e restabelecer, dessa fora, a igualdade no marcador.
Nakajima ainda ameaçou aos 78 minutos com um remate em arco a forçar Ricardo Fernandes a uma defesa complicada. Aos 90+1′ o FC Porto ainda pediu grande penalidade por alegada falta sobre Corona, mas nada foi assinalado pelo árbitro João Pinheiro. O resultado não mais voltou a mexer e o jogo terminou com um empate a uma bola.
Veja abaixo o resumo desta partida.