FC Porto e Boavista empataram 2-2, este sábado, no Estádio do Dragão, para a 19ª jornada da Liga Portuguesa. Os azuis e brancos estiveram a perder por dois golos, conseguiram recuperar e ainda festejaram o terceiro golo em cima do minuto 90, mas o lance acabou anulado – Sérgio Oliveira falhou ainda um penálti. Com esta igualdade no dérbi da Invicta, o FC Porto mantém a segunda posição do campeonato, mas pode ver SC Braga e Benfica ficarem apenas a um ponto, caso vençam os respetivos jogos. Os dragões ficam a sete pontos de distância do líder Sporting, que ainda vai a jogo nesta ronda e pode ficar mais folgado na frente. O Boavista é 17º classificado.
Sem poder contar com Uribe e Luis Díaz (castigados), Sérgio Conceição apostou nos jovens e lançou no onze Fábio Vieira e João Mário, assim como Diogo Leite na defesa. Do lado do Boavista, Javi Garcia e Chidozie foram as baixas de peso. Os axadrezados deixaram o primeiro aviso logo aos três minutos com Marchesín a ter de parar um desvio de Elis. Quatro minutos depois foi a vez de Marega responder com um remate por cima.
O Boavista chegou à vantagem aos oito minutos com um golo de Porozo. Na sequência de um pontapé de canto cobrado por Sauer, Porozo ganhou nas alturas e cabeceou para o fundo das redes com a bola a desviar ainda na barra da baliza do FC Porto.
Marchesín teve de intervir novamente aos 31′ ao defender um desvio de Paulinho. Já em tempo de compensação na primeira parte, mais precisamente aos 45+1′, o Boavista aumentou a vantagem para 2-0 por intermédio de Elis. Após uma tabela no corredor esquerdo, Mangas cruzou para a pequena área azul e branca, onde apareceu Elis a fazer o golo.
Sérgio Conceição tentou agitar a partida e para a segunda parte lançou Zaidu, Grujic e Otávio. O médio brasileiro que aos 51 minutos rematou ao lado da baliza de Léo Jardim. O FC Porto conseguiu mesmo reduzir a desvantagem aos 54′ na sequência de um lançamento lateral. Manafá colocou a bola na área axadrezada e Taremi surgiu no remate com o esférico a desviar em Porozo e seguir rumo para o fundo das redes.
Destaque ainda para a estreia de Francisco Conceição pela equipa principal do FC Porto (aos 18 anos), ao entrar em campo para o ‘assalto’ final do FC Porto à baliza do Boavista. Aos 78′ foi Sérgio Oliveira a atirar para uma defesa de Léo Jardim. Os azuis e brancos conseguiram chegar à igualdade através de grande penalidade aos 82′, após falta de Devenish sobre Evanilson na área axadrezada. Sérgio Oliveira foi chamado à marca dos onze metros e não tremeu diante de Léo Jardim.
O FC Porto teve a oportunidade de concluir a reviravolta com mais um golo de penálti, desta feita após falta de Porozo sobre Francisco Conceição aos 86′. No entanto, Sérgio Oliveira atirou a bola ao poste. A bola ainda entrou dentro da baliza do Boavista aos 89 minutos, mas o lance acabou anulado por mão de Evanilson na bola, após Manuel Mota consultar as imagens do VAR.
Veja abaixo o resumo do jogo:
Comentários 2