O FC Porto empatou sem golos na deslocação ao terreno da B SAD, esta quinta-feira, num jogo que terminou com um susto após Nanu ter necessitado de ser transportado pela ambulância para o hospital na sequência de um choque de cabeça. Os dragões ficam a três pontos do líder Sporting, mas podem ver os leões aumentar essa distância para seis na deslocação a casa do Marítimo (sexta-feira, às 19h00).
Ainda antes do apito inicial, Sérgio Conceição surpreendeu com uma revolução no onze dos azuis e brancos. Foram quatro as alterações efetuadas pelo treinador em relação à última equipa inicial: Nanu, Fábio Vieira, Felipe Anderson e Evanilson entraram para os lugares de Zaidu, Corona, Luis Díaz e Marega.
O resultado ao intervalo foi um nulo, mas o FC Porto até teve um par de oportunidades para ficar em vantagem. Evanilson até colocou mesmo a bola dentro da baliza da B SAD aos 43′, mas o lance foi anulado por fora de jogo após um ressalto de bola entre Taremi e Sithole. Os dragões carregaram no fim do primeiro tempo e Felipe Anderson, assim como Taremi, forçaram Kritciuk a um par de defesas já em tempo de compensação.
Antes disso, já Uribe e Sérgio Oliveira tinham tentado a sorte com remates aos 22′ e 30′. Aos 23′, Afonso Sousa tentou aproveitar uma saída de Marchesín para fazer um chapéu ao guarda-redes, mas a bola passou ao lado. Ambas as equipas pediram penáltis nos primeiros 45′: o FC Porto após queda de Taremi na área aos 12′; a B SAD quando Afonso Sousa caiu na área aos 26′. Fábio Veríssimo mandou jogar em ambos os casos, inclusive após consulta com o VAR.
Na segunda parte, os elementos do FC Porto ficaram a pedir a expulsão de Sithole após uma falta sobre Fábio Vieira, visto que já tinha amarelo, mas Fábio Veríssimo mandou seguir. O mesmo se passou com Calila aos 73′ após falta sobre Corona, mas o desfecho foi igual ao anterior. Aos 78′, Miguel Cardoso deixou para trás Pepe e quando tentava rematar apareceu Mbemba a perturbar e Marchesín conseguiu segurar o esférico. Taremi respondeu aos 82′ com um cabeceamento forte, mas Kritciuk conseguiu defender.
O jogo ficou marcado por um lance já na reta final em que Nanu teve de sair transportado na ambulância após um choque violento de cabeça com Kritciuk na área da B SAD. De realçar que o jogador do FC Porto tinha movimento quando estava a ser assistido pelos médicos, de acordo com o que foi dito na transmissão televisiva. Os elementos do FC Porto pediram grande penalidade no lance, mas o jogo prosseguiu. A partida foi reatada e decorreu até ao apito final sem golos no marcador.
Veja abaixo o resumo do jogo:
Comentários 2