O FC Porto juntou-se a Estoril, Benfica e SC Braga nas meias-finais da Taça de Portugal, após vencer o Gil Vicente, por 2-0, no último desafio dos quartos-de-final, em Barcelos. Um golo de Corona, logo aos 10′, valeu à equipa comandada por Sérgio Conceição abrir uma vitória difícil e suada, sobretudo face à reação dos gilistas no segundo tempo, período que no entanto se concluiu com o 0-2, obra de Taremi, aos 88′. Nas meias-finais, os portistas vão defrontar o SC Braga, enquanto o Benfica e o Estoril lutarão pela outra vaga na decisão.
Sérgio Conceição fez apenas duas alterações ao onze que na segunda-feira tinha ganho em Faro ao Farense: trocou de guarda-redes, com a entrada de Diogo Oliveira para o lugar de Marchesín, e poupou Marega, assumindo o 4x3x3 com Luís Díaz ao lado de Corona e Taremi na frente. Numa noite de temporal, com muita chuva, Ricardo Soares fez mais mudanças no onze do Gil Vicente que um dia depois do desafio dos dragões tinha sido batido pelo SC Braga: manteve apenas Joel Pereira, Rodrigo e Yuri Nogueira na linha defensiva, Claude Gonçalves no meio-campo e Baraye na frente. E as duas equipas ainda procuravam adaptar-se uma à outra quando o FC Porto marcou, logo aos 10′: João Afonso deixou que um passe atrasado ficasse curto, Díaz recuperou a bola, levou-a até à área e ali serviu Corona para uma bela finalização, a picar a bola sobre Beunardeau. Veja aqui o golo do mexicano:
O FC Porto ameaçou o segundo aos 30′, num livre de Uribe que passou perto do poste, enquanto que o Gil Vicente só no segundo tempo é que se mostrou minimamente ameaçador. Ainda assim, foram os dragões quem começou melhor a segunda parte, com Luís Díaz a chutar para fora, aos 47′, numa boa ocasião. Assustou também o Gil Vicente, por Lucas Mineiro, aos 54′: o remate do brasileiro, no entanto, acertou no poste da baliza de Diogo Costa. Esfumou-se a melhor ocasião da equipa da casa para poder forçar o prolongamento.
A segunda parte trouxe ao FC Porto motivos de preocupação, porque Otávio saiu lesionado, a 10′ do fim. Antes, já Corona tinha dado o lugar a Sérgio Oliveira, não só para equilibrar o meio-campo como também para poupar o mexicano. Ainda assim, foram os dragões a marcar, por Taremi, aos 88′. Desta vez a recuperação de bola foi de Sérgio Oliveira, mas a finalização do iraniano foi também muito boa, igualmente com a bola picada sobre o guarda-redes, como pode ver aqui:
Fique ainda com o resumo do jogo: