O FC Porto aproximou-se da liderança da Liga Portuguesa com um triunfo por 2-1 frente ao Vitória SC, este domingo, para a 21.ª jornada da Liga Portuguesa. Em Guimarães, os azuis e brancos viram-se em vantagem no marcador cedo, devido a um autogolo, os vimaranenses ainda conseguiram igualar, mas Marega selou os três pontos. O maliano que pediu substituição e abandonou o relvado alguns minutos após o golo, na sequência de insultos vindos das bancadas do Estádio D. Afonso Henriques.
Enquanto Ivo Vieira fez apenas uma alteração no onze em comparação com a goleada imposta ao FC Famalicão (Evangelista rendeu João Carlos Teixeira), Sérgio Conceição operou cinco mudanças no conjunto que venceu o Académico de Viseu a meio da semana – Marchesín, Marcano, Sérgio Oliveira, Otávio e Marega voltaram às escolhas iniciais.
O primeiro golo da partida surgiu ainda cedo no relógio, mais precisamente aos onze minutos, e foi para o FC Porto. Na sequência de um cruzamento de Zé Luís a partir do corredor esquerdo, Sérgio Oliveira encheu o pé e disparou à barra da baliza do Vitória, com a bola a ir embater nas costas de Douglas e a entrar para o 1-0.
O Vitória respondeu aos 18 minutos, com Marcano a cortar em cima da linha um remate de Edwards. Apenas um minuto depois, Pêpê testou os reflexos de Marchesín ao disparar para uma defesa do guardião. Marega esteve ainda perto do 2-0 para os azuis e brancos em cima do intervalo, mas o maliano rematou ao lado da baliza vimaranense.
A partida foi para intervalo com 1-0, mas o Vitória marcou logo a abrir a segunda parte. Aos 49 minutos, Bruno Duarte ganha as costas a Marcano e Marchesín e aparece ao segundo poste a cabecear para o fundo das redes, na sequência de um cruzamento de Ola John.
A resposta do FC Porto teve lugar aos 60 minutos, com Marega a marcar à ex-equipa e a colocar os dragões de novo na vantagem. Na sequência de um passe longo a régua e esquadro de Mbemba, Marega ganhou o lance a Frederico Venâncio e não tremeu em frente a Douglas, ao picar a bola sobre o guardião brasileiro. O avançado viu ainda amarelo por festejos dirigidos às bancadas.
Aos 70 minutos Marega pediu a substituição. O avançado do FC Porto tinha sido alvo de assobios e palavras (insultos racistas, de acordo com a transmissão televisiva) vindos das bancadas na sequência dos festejos do golo. Os responsáveis dos dragões, assim como jogadores de ambas as equipas, ainda tentaram demover o maliano, mas este acabou mesmo por sair, com Manafá a entrar para o lugar dele. Sérgio Conceição chegou mesmo a virar-se para a bancada e dizer “isto é uma vergonha”.
Corona ainda teve oportunidade de aumentar a vantagem aos 82′, mas Corona rematou por cima quando estava em frente a Douglas. Davidson ainda esteve perto do golo aos 90+6′, mas rematou por cima da baliza de Marchesín. O resultado não mais mexeu e o FC Porto saiu mesmo de Guimarães com os três pontos na bagagem.
Com este triunfo, o FC Porto aproxima-se da liderança da Liga Portuguesa. Os azuis e brancos estão na segunda posição da tabela classificativa com 53 pontos, a um de distância do Benfica. O Vitória encontra-se em oitavo lugar com 28 pontos, agora a cinco do quinto classificado, o Rio Ave.
Veja abaixo o resumo desta partida.