O FC Porto entrou no Bessa sob forte pressão, mas ciente de que a vitória no derby teria o condão de dissipar uma eventual crise. Forte na marcação e perigoso no ataque, os comandados de Sérgio Conceição deram a resposta esperada pelo treinador e venceram o Boavista (1-0), hoje, pela 11ª jornada da Liga Portuguesa, resultado que acabou por ser ainda mais valorizado graças à consistente atuação enxadrezada. No final, acabou por valer o talento de Alex Telles, que com um golaço trouxe a paz de volta ao Dragão.
O resultado mantém o FC Porto em segundo lugar, com 28 pontos, no encalço do Benfica (30). O Boavista conheceu a segunda derrota na Liga Portuguesa, a primeira no Bessa, e agora é o sétimo, com 15 pontos.
O FC Porto iniciou a partida disposto a recuperar-se dos maus resultados nos confrontos com o Marítimo e Rangers, respetivamente pela Liga Portuguesa e Liga Europa. E, tomando as iniciativas logo no início do jogo, não tardou para isto.
Aos nove minutos, o primeiro golo portista começou e terminou em Alex Telles. O lateral iniciou a jogada pela esquerda e a bola acabou por voltar para os pés do brasileiro que, de fora da área, rematou sem chances para Rafael Bracali.
Após o susto inicial, o Boavista equilibrou as ações e esteve muito perto de igualar também o placar. Aos 27 minutos, na sequência de um canto, Ricardo Costa, sem marcação no segundo poste, não conseguiu finalizar.
A segunda etapa iniciou-se como terminou a primeira, com a equipa da casa a pressionar pelo empate e o FC Porto a tentar surpreender nas transições. Até os 60 minutos, porém, as hipóteses de golos saíram através de bola parada, uma para cada lado, em livres batidos por Marlon e Alex Telles.
Aos poucos, o FC Porto retomou o comando da partida e quase ampliou o placar na sequência de dois cantos. No primeiro, aos 71, Loum, sozinho, cabeceou perigosamente rente à baliza. Dois minutos depois, foi a vez de Marega tentar, mas Bracali fez uma enorme defesa.
O FC Porto teria ainda mais uma chance de ampliar, aos 89, através de Zé Luís, que acertou em cheio na baliza. O segundo golo portista escapou, mas não a vitória no derby.
Veja como foi o jogo: