O FC Porto espalhou-se ao comprido no relvado do FC Famalicão, falhando clamorosamente o regresso à Liga após a paragem devida à Covid19. Os famalicenses ganharam a partida por 2-1, graças a golos de Fábio Martins e Pedro Gonçalves, dos quais o guarda-redes Marchesín não saiu bem visto – sobretudo no primeiro. Pelo meio, Corona ainda marcou, dando aos portistas que se concentraram nas imediações do estádio para apoiar a equipa alguma base para terem esperança, mas a verdade é que a equipa de Sérgio Conceição não só não ampliou a vantagem sobre o Benfica no topo da tabela como tem mesmo a liderança em risco, podendo ser ultrapassada no caso de os encarnados ganharem amanhã em casa ao CD Tondela, no jogo que lhes cabe fazer nesta 25ª ronda da prova.
O jogo chegou ao intervalo sem golos e superioridade portista. Como se esperava, Sérgio Conceição chamou Manafá e Mbemba a ocupar os lugares dos ausentes Alex Telles e Marcano, mas a maior surpresa até veio do onze do FC Famalicão, no qual João Pedro Sousa incluiu Rúben Lameiras, sacrificando Gustavo Assunção e baixando Fábio Martins para uma posição no trio de meio-campo. Os portistas mostravam alguns problemas de construção pelo meio, mas mesmo assim tiveram a primeira ocasião de golo, quando Marega se isolou após um passe longo da sua defesa (11′). Responderam os donos da casa num remate cruzado de Diogo Gonçalves, aos 21′, mas foi o ataque do FC Porto que voltou a estar perto de abrir o ativo, em duas perdidas quase escandalosas de Díaz (aos 22′) e Soares (aos 35′). Em ambos os casos foi mais forte o guarda-redes Defendi.
E foi precisamente pelo guarda-redes que o FC Porto começou a baquear. Displicente face ao pressing de Toni Martínez após recolher uma bola atrasada por um colega, Marchesín colocou-a nos pés de Fábio Martins, que só teve de a empurrar para as redes desertas. A ganhar desde os 48′, João Pedro Sousa não esperou muito para reforçar a defesa com a inclusão de um terceiro defesa-central, Patrick, já prevendo o reforço ofensivo que o adversário fez pouco depois, com a entrada de Zé Luís para o lugar de Danilo. O reforço atacante teve resultados, pois um minuto depois da entrada do cabo-verdiano Corona aproveitou um cruzamento largo de Sérgio Oliveira para marcar, após uma receção excelente e um remate que saiu entre o guarda-redes Defendi e o poste mais próximo. Só que, já com Guga em campo em vez de Fábio Martins, de forma a dar ao meio-campo mais solidez, o FC Famalicão voltou a colocar-se em vantagem, graças a um excelente golo de Pedro Gonçalves: o médio começou a jogada, tabelou com Racic e, da entrada da área, disparou longe do alcance de Marchesín.
Veja aqui os lances mais importantes do jogo:
Comentários 3