O FC Famalicão tem realizado um trajeto ao alcance de poucos nesta temporada, mas nem por isso a equipa minhota pretende abrandar e tem demonstrado isso no mercado de transferências. Nesta terça-feira, os famalicenses anunciaram Ivo Pinto como reforço, num claro acréscimo de experiência ao setor mais recuado da equipa. No comunicado divulgado no site oficial, o clube português não desvendou ainda quais os contornos do negócio. O lateral de 30 anos estava no Dínamo Zagreb, onde tinha jogado pouco nesta época (658 minutos divididos por oito encontros). Com formação dividida entre FC Porto e Boavista, Ivo Pinto já passou também por Gil Vicente, Vitória FC, SC Covilhã, UD Leiria, Cluj e Norwich City.
Outro dos destaques do dia vai para um avançado que vinha sendo apontado ao Sporting nos últimos dias, mas que decidiu rumar a terras alemãs. Fala-se de Dabbur, atacante israelita de 27 anos que deixou o Sevilha FC para ser transferido rumo ao TSG Hoffenheim, negócio por 12 milhões de euros (de acordo com o portal Transfermarkt). Dabbur estava na Andaluzia somente há meia época, mas não vinha a ser opção de Lopetegui e marcou três golos em nove jogos pelos sevilhanos. Este será o quinto campeonato pelo qual o israelita irá passar depois de Espanha, Suíça, Áustria e o país de origem.
Na ordem do dia estiveram ainda jogadores portugueses. Em Inglaterra, o Fulham FC anunciou a aquisição em definitivo de Ivan Cavaleiro, ele que estava cedido pelo Wolverhampton WFC ao emblema do segundo escalão. Cavaleiro soma cinco golos em 26 compromissos nesta temporada.
#OurManIvan! 🇵🇹
— Fulham Football Club (@FulhamFC) January 7, 2020
The permanent registration of @ivancavaleiro17 as a Fulham player has been completed.
Também por terras inglesas, o Everton recuperou João Virgínia. O guarda-redes de 20 anos estava cedido ao Reading FC, mas realizou apenas três encontros, embora tenha começado o trajeto como titular da equipa. Ainda por lá, o Chelsea voltou a emprestar Drinkwater, desta feita ao Aston Villa.
Danny Drinkwater has joined Aston Villa on loan until the end of the season! 🙌#AVFC @eToro
— Aston Villa (@AVFCOfficial) January 7, 2020
No que diz respeito a treinadores, ficou esta terça-feira oficializada a rescisão de contrato entre o Estoril Praia e Tiago Fernandes. O técnico de 38 anos deixa o comando da equipa da Linha após oito vitórias em 18 partidas em 2019/20. Ainda no capítulo das rescisões – e à atenção do Sporting -, Arda Turan ficou livre após acordar o término de contrato com o Istambul Basaksehir. O internacional turco tem vivido muitos problemas fora de campo e deixou, assim, o próximo adversário do Sporting na Liga Europa.
Homem golo para Sporting e Jesualdo ouve falar de Quaresma
Depois das certezas, damos lugar aos rumores que ecoaram no mundo do desporto rei nesta terça-feira. Um dos nomes em destaque é o de Sporar. O avançado esloveno de 25 anos leva 20 golos apontados em 26 partidas pelo Slovan Bratislava e diz-se na generalidade da imprensa desportiva nacional que foi sondado pelo Sporting. O diretor-geral do clube deu conta de uma proposta formal vinda de Portugal pelo atacante e a imprensa desportiva nacional avança que os leões são a equipa em questão.
De Portugal para o Brasil, Jesualdo Ferreira aterrou esta terça-feira para começar a aventura no comando técnico do Santos. O ‘Globo Esporte’ dá conta que o treinador português pretende levar Quaresma com ele e a mesma publicação diz que o internacional luso não descarta essa possibilidade, embora tenha propostas de outros mercados. Ora, até Jesualdo foi questionado sobre isso no aeroporto e respondeu recordando outro nome com quem já se cruzou. “Por que motivo todos falam do Quaresma? Jogaram tantos [jogadores] comigo. Há o Lucho [González], que está no Athletico Paranaense…”, disse.
Por falar em técnicos portugueses, José Mourinho estará a fazer todos os esforços para contar com Lemar no Tottenham. De acordo com o ‘The Independent’, os spurs oferecem ao Atlético Madrid pelo francês um empréstimo com opção de compra cifrada em 60 milhões de euros. Dos empréstimos para as transferências, o ‘Telegraph’ aponta que o Inter Milão está na pole-position para garantir Giroud, que estará de saída do Chelsea. Nas renovações, o ‘Le Parisien’ dá conta de que o Paris Saint-Germain está a iniciar esforços para as renovações com Neymar e Mbappé, embora saiba que será um missão complicada, diz a publicação.
Fique com o top-10 de transferências deste mercado de inverno, até agora.
