O FC Famalicão ganhou por 3-1 ao Gil Vicente na deslocação a Barcelos, esta terça-feira, e pressionou assim o Sporting na tabela classificativa. Com esta vitória, na abertura da 26ª jornada da Liga Portuguesa, os comandados de João Pedro Sousa cimentaram o quinto lugar e igualaram pontualmente o Sporting, quarto classificado (os famalicenses até têm vantagem no confronto, mas o que conta de momento é a diferença de golos), com os leões a terem ainda de ir a jogo nesta ronda na sexta-feira frente ao FC Paços de Ferreira. Este compromisso foi o primeiro da Liga Portuguesa no qual já foram permitidas cinco substituições em três paragens possíveis.
Em Barcelos foi o Famalicão a primeira equipa a levar o perigo à área contrária e a equipa visitante conseguiu chegar mesmo ao golo logo aos 12 minutos, através de grande penalidade. Toni Martínez foi carregado por Banguera na área gilista. Chamado à marca dos onze metros, Fábio Martins não tremeu e bola para um lado, guarda-redes para o outro… a colocar os famalicenses em vantagem no marcador.
O Gil Vicente esteve perto de igualar a partida em mais do que uma ocasião perto da meia-hora, mas quem não marca, sofre… assim diz o velho ditado. Toni Martínez entrou na área gilista pela esquerda, cruzou atrasado e Diogo Gonçalves disparou de primeira de pé direito para o fundo das redes. Dénis ainda tocou no esférico, mas não foi suficiente para impedir o golo.
Numa segunda parte pautada por escassas oportunidades de golo, o Gil Vicente conseguiu reduzir aos 78 minutos. Na sequência de um cruzamento da esquerda para o centro da área famalicense, Hugo Vieira apareceu livre de marcação e cabeceou para o fundo das redes da baliza de Vaná. No entanto, o esforço final da turma de Vítor Oliveira foi insuficiente para conseguir a igualdade e até foi o Famalicão a aumentar para 3-1 já em tempo de compensação. Depois de ter causado a grande penalidade, Benguera ficou novamente mal na fotografia, desta feita com um autogolo na tentativa de corte a um cruzamento de Diogo Gonçalves aos 90+1′. O Gil Vicente está em décimo lugar com 30 pontos, 11 acima da zona de descida.
Veja abaixo o resumo do jogo.
Comentários 1