Era uma questão de tempo e hoje confirmou-se. Seguindo o exemplo de grande parte das maiores competições desportivas do Mundo, NBA incluída, também a Liga Portuguesa anunciou hoje que as suas competições – primeira e segunda divisão, portanto – estão suspensas até data indefinida. Tal como vem sendo habitual nas últimas horas, foram vários os países e ligas a anunciar o adiamento da competição por tempo indeterminado. Pode ler o comunicado emitido pela Liga Portuguesa aqui. Fábio Veríssimo, que apitou o Juventus-Real Madrid da Youth League, está em quarentena.
A Liga Portuguesa aconselhou mesmo que também os treinos das equipas sejam interrompidos e logo no dia em que o Sindicato dos Jogadores deu a conhecer a situação aflitiva vivida pelos jogadores do CD Aves que hoje boicotaram o treino da equipa devido a salários em atraso. A equipa avense, última classificada da Liga, não recebe desde dezembro e segundo o Sindicato há já vários jogadores despejados de casa. Já ontem foi dia do Ministério Público ter pedido a absolvição de Bruno de Carvalho no que à autoria moral da invasão de Alcochete diz respeito e, hoje, no Último Passe, o António Tadeia refletiu sobre isso. Para ler aqui.
Hoje foi um dia complicado também em Leicester. Não só porque o clube admitiu que vários jogadores da equipa principal, que milita na Premier League – que continua sem tomar medidas de precaução relativas ao coronavírus e ainda agora se soube que Arteta, treinador do Arsenal, também está infetado -, acusaram sintomas semelhantes aos do Covid-19 e que, por isso, foram colocados em quarentena voluntária, mas também porque Ricardo Pereira sofreu uma rotura do ligamento cruzado anterior e irá falhar os próximos meses de competição, inclusive o Europeu caso este se mantenha como planeado para este verão.
Ao que tudo indica tal não acontecerá já que a UEFA marcou uma reunião de emergência para a próxima terça feira. Nela será discutida a possibilidade do adiamento do Europeu, mas também das próximas rondas da Liga dos Campeões e Liga Europa. Segundo o L’Équipe, tudo isto será mesmo adiado e a reunião será somente uma burocracia. A verdade, é que tanto os encontros entre Olympique Lyon e Juventus, bem como o Manchester City-Real Madrid foram adiados para datas a definir mais tarde.
Já a CONMEBOL pediu o adiamento das eliminatórias referentes à qualificação para o Mundial 2022, enquanto a CONCACAF suspendeu as rondas a eliminar da Liga dos Campeões da América do Norte. Apesar de já se terem jogado três das quatro eliminatórias dos quartos de final, o Los Angeles FC-Cruz Azul da próxima madrugada foi cancelado. CONMEBOL que apesar de manter os jogos de hoje relativos à Copa Libertadores, até porque as equipas já haviam viajado, adiou todas as restantes eliminatórias da competição.
Depois de ontem FC Porto e Sporting terem deixado alertas aos adeptos e as medidas de precaução que devem tomar em função deste surto epidémico de Covid-19, hoje foi a vez do Benfica fazer o seu trabalho de sensibilização ao publicar um vídeo com instruções sanitárias. Afinal, os clubes têm uma posição social privilegiada e devem-na saber utilizar. Um pouco por todo o Mundo são também vários os futebolistas e restantes desportivas a utilizar as redes sociais apelado aos seguidores que estejam atentos às recomendações das autoridades de saúde internacionais.
Por cá, Alex Telles e Sérgio Conceição foram eleitos os melhores do mês de fevereiro na liga portuguesa. O lateral brasileiro foi eleito o melhor jogador do mês e o técnico, naturalmente, o melhor treinador. Já em entrevista, tanto Raúl Jiménez como Pedro Pereira explicaram o porquê de não terem dado certo na Luz. “Passei três épocas no Benfica à procura de estar no onze inicial. Umas vezes entrei, noutras vezes não. As lesões não me deixaram. Às vezes, os avançados que estavam na minha posição estavam sempre a marcar e, também por isso, era difícil jogar”, afirmou o avançado mexicano.
Já Pedro Pereira afirmou não ter sabido lidar com o erro: “Eu colocava muita pressão sobre mim e até já falei sobre isso com o meu mental coach. Isso prejudicava-me bastante. Queria estar sempre ao máximo e não lidava bem com falhas e erros, não conseguia lidar com isso. Estava a jogar regularmente na Sampdoria e quando cheguei ao Benfica vi aquela dimensão toda, aquela pressão toda e isso deixou-me nervoso, desconfortável. Estava sempre a lutar com a minha cabeça. Falhava? Não falhava? Depois, quando joguei na pré-época senti muito os meses que estive sem competir”, explicou em entrevista ao Mais Futebol.
Apesar de grande parte das competições internacionais de futebol caminharem para a sua suspensão, hoje foi dia de Liga Europa com o Manchester United a praticamente carimbar a passagem aos quartos de final ao vencer o LASK, na Áustria, por 5-0. Bruno Fernandes abriu caminho à goleada com uma assistência para Ighalo num jogo completamente incaracterístico do líder austríaco. Repleto de ausências, quer por lesão, quer por questões disciplinares, o LASK ficou a milhas de distância da sua melhor imagem e que permitiu que a pequena equipa de Linz chegasse a esta fase da prova. Pode ver os golos deste jogo aqui.
Mais do que em Linz, porém, a grande surpresa da tarde/noite aconteceu em Frankfurt. O Eintracht, com André Silva a titular e Gonçalo Paciência a entrar durante o jogo, foi surpreendido em casa pelo FC Basileia que foi à Alemanha vencer por 3-0 com golos de Samuele Campo, num golaço de livre de fora da área, Kevin Bua e Fabian Frei. Já em Istambul, o Basaksehir, adversário do Sporting na ronda anterior, venceu em casa o FC Copenhaga por 1-0 com golo de grande penalidade de Erdin Visca já perto do minuto 90.
Mais tarde estiveram em campo dez portugueses no empate a um golo entre Olympiacos e Wolverhampton Wanderers. Dadas as probabilidades acaba por não ser surpreendente que um golo tenha sido português. Foi Pedro Neto a fazer o empate para o Wolves depois de El Arabi ter dado vantagem ao Olympiacos poucos minutos antes e numa altura em que até já jogava com dez homens fruto da expulsão de Rúben Semedo. Pode ver os golos deste jogo aqui, bem como o lance da expulsão do central português. Já em Wolfsburgo, o Shakhtar de Luís Castro ganhou vantagem na eliminatória ao vencer fora o conjunto alemão por 2-1. Esta que foi uma noite interessante para as equipas forasteiras, já que em Glasgow o Bayer Leverkusen venceu o Rangers por 3-1 num confronto entre antigos adversários do FC Porto na competição.