Portugal venceu Andorra por 7-0 no jogo que serviu de aquecimento para a partida contra a França, no sábado, onde vai começar a definir o futuro na Liga das Nações. Pedro Neto e Paulinho (este por duas vezes) assinalaram as estreias com golos, tendo os restantes tentos pertencido a Renato Sanches, Emil Garcia (na própria baliza), Cristiano Ronaldo e João Félix. Perante um adversário que acabou a desabar pelo relvado – os jogadores de Andorra estão inativos, pois a competição por lá está parada – a seleção nacional podia ter conseguido um resultado histórico, tantas foram as ocasiões falhadas.
A equipa acabou por atingir os objetivos, que passavam por estrear jogadores – além de Pedro Neto e Paulinho também se estreou Domingos Duarte –, rodar outros e permitir a Ronaldo a aproximação a Ali Daei na lista dos melhores goleadores do futebol internacional. Não deu para perceber quais são as ideias de Fernando Santos para sábado, pois a ideia que ficou foi a de que o selecionador começou a partida sem nenhum dos que serão titulares no jogo com a França – ainda que à medida que o jogo se aproximava do fim a equipa se tenha aproximado mais desse onze. Foi nessa altura que a equipa criou e perdeu mais situações de golo, mas isso ter-se-á devido mais à quebra evidente do adversário do que à entrada em campo dos potenciais titulares.
O jogo, até aí, foi muito aquilo que se esperava. A equipa nacional com a bola, a seleção de Andorra com um bloco curto e baixo, formado por uma linha de cinco homens e outra de quatro, bem junto à sua área, deixando apenas Sanchez mais solto na frente. Assim sendo, impossibilitado de ligar o jogo por dentro do bloco adversário, a Portugal pouco mais restava do que ir circulando a bola de um lado ao outro, procurando criar abertas para chegar à baliza de Gomes.
E apesar da falta de espaço o golo inaugural até chegou cedo, por intermédio do estreante Pedro Neto, logo aos 8’. Nélson Semedo encontrou espaço para acelerar o jogo na direita – altura em que Neto percebeu o que ia acontecer e sprintou também para a área – e cruzou. Paulinho chegou mais alto e chamou a ele dois adversários, deixou a bola para Sérgio Oliveira que, face a uma finalização que podia ser difícil, optou por colocar a bola à frente de Neto, que estava a chegar da esquerda. Pode ver aqui o golo.
Golo da @selecaoportugal! Golo do @pedrolneto7! 1.º jogo e golo do avançado pelas quinas.#sporttvportugal #portugal #fpf #andorra #pedroneto pic.twitter.com/qmtbkGFvP0
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) November 11, 2020
Mesmo a perder, Andorra não desmontou. E não chegava à área de Portugal, que jogava com os dois centrais quase sempre bem dentro do meio-campo adversário. Renato Sanches esteve perto do 2-0 aos 10’, Paulinho imitou-o aos 15’. Mário Rui obrigou Gomes a mais uma defesa aos 27’ e Paulinho fez mesmo o segundo golo aos 29’. Mais uma vez, o lance nasceu numa arrancada de Nélson Semedo na direita, de onde veio o cruzamento para uma entrada em antecipação do ponta-de-lança, que meteu a bola entre o guarda-redes e o poste com um toque subtil. Veja aqui o segundo golo de Portugal:
Golo da @selecaoportugal! Golo do Paulinho! 2-0! Mais uma estreia de ouro nas quinas. Excelente movimento de ponta-de-lança.#sporttvportugal #portugal #fpf #andorra #paulinho pic.twitter.com/zIGLJzaiUx
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) November 11, 2020
A perder por 2-0, a equipa de Andorra como que desmobilizou e Portugal teve inúmeras chances de conseguir o terceiro antes do intervalo. Por alguma razão seis dos onze remates que Portugal fez na primeira parte surgiram neste período de 15’: Renato Sanches aos 31’, Sérgio Oliveira aos 33’, Mário Rui aos 34’, Paulinho aos 35’, Nélson Semedo aos 42’ e João Moutinho aos 45’.
O terceiro golo, no entanto, só surgiu na segunda parte, já com Ronaldo e Berardo Silva em campo, tendo saído Neto e Sérgio Oliveira e a equipa portuguesa passado a jogar num 4x4x2 que mais parecia um 2x4x4, devido ao adiantamento dos laterais. Ronaldo era uma espécie de homem livre, jogando a equipa com Bernardo na direita, Trincão na esquerda e Paulinho ao meio. E foi Renato Sanches quem veio do meio-campo para fazer os 3-0, aos 56’. Ronaldo perdera chances aos 48’ e aos 52’, mas assistiu o companheiro para um sprint que acabou com a bola nas redes de Gomes. Pode ver aqui o golo:
Golo da @selecaoportugal! Golo do @renatosanches35! Grande assistência de @Cristiano e está feito o 3-0.#sporttvportugal #portugal #fpf #andorra #renatosanches pic.twitter.com/Pp2RqkgiKO
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) November 11, 2020
Cinco minutos passaram e apareceu mais um golo. Aos 61’, após cruzamento de Mário Rui, com Ronaldo nas costas a queixar-se de estar a ser agarrado, Paulinho saltou mais alto e cabeceou para as redes. Também fica aqui o quarto de Porugal:
Golo da @selecaoportugal! Golo do Paulinho! BIIISSS! Está feito o 4-0 para a seleção das quinas.#sporttvportugal #portugal #fpf #andorra #paulinho pic.twitter.com/HyAOb4s8vO
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) November 11, 2020
A partir daí, as situações de golo avolumaram-se com a quebra da equipa visitante e a entrada em campo das estrelas de Portugal. João Félix e William entraram aos 63’ e ambos se viram rapidamente envolvidos em situações de golo iminente: Félix não acertou no alvo aos 66’ e William viu um golo mal anulado pouco depois. O quinto chegaria, assim, aos 76’, e até foi um autogolo de Emil Garcia. Bernardo Silva serpenteou pela defesa adversária, da direita para o meio, e tentou oferecer a bola a Ronaldo, mas o central andorrenho desviou antes, para o fundo das redes. Pode ver o lance aqui:
Golo da @selecaoportugal! Autogolo do Emili Garcia! 5-0! É uma mão cheia de golos.#sporttvportugal #portugal #fpf #andorra pic.twitter.com/MIEh27feBC
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) November 11, 2020
A partir daqui, quase toda a equipa estava a jogar para Ronaldo. Incluindo Danilo e Jota, que já tinham entrado em campo aos 74’. O capitão português estava a oito golos do recorde do iraniano Ali Daei (109-101) e esta parecia ser uma ocasião de ouro para reduzir as diferenças. Só que as finalizações não estavam a sair-lhe bem: perdeu o sexto de cabeça aos 79’ e de pé direito aos 81’ e 84’, antes de o marcar, em golpe de cabeça, após cruzamento milimétrico de Mário Rui, aos 85’. Veja aqui o 102º golo de Ronaldo pela seleção de Portugal:
Golo da @selecaoportugal! Golo do @Cristiano! Depois de várias tentativas, CR7 volta a marcar.#sporttvportugal #portugal #fpf #andorra #cristianoronaldo #cristiano #cr7 #ronaldo pic.twitter.com/YpTXWCMDyY
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) November 11, 2020
O sétimo chegou por João Félix, aos 88’. Bernardo Silva cruzou, William atrasou a bola e o avançado chutou de vólei para o fundo das redes. Aqui está o golo de João Félix:
Golo da @selecaoportugal! Golo do @joaofelix70! Avançado em excelente forma a fazer o 7-0 final.#sporttvportugal #portugal #fpf #andorra #joaofelix #felix pic.twitter.com/p63tYbBwPi
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) November 11, 2020
Mais não entraram porque, apesar das constantes perdas de tempo, o árbitro não deu um segundo de descontos. Mas o objetivo estava mais do que atingido.