Num sábado sem futebol em Portugal, o destaque da atualidade vai para um novo empréstimo obrigacionista lançado pela SAD do Benfica no valor de 35 milhões de euros. Através do documento enviado À CMVM, os encarnados destacam as sete milhões de subscrições como objeto da oferta e o valor nominal unitário de cinco euros. O prazo da Oferta Pública de Subscrição, que vence em 2023, tem início às 8h30 de 29 de junho 2020 e termina às 15h00 de 10 de julho de 2020, de acordo com o que se pode ler. A SAD das águias prevê encaixar cerca de 33 milhões de euros, já deduzidas as comissões e custos inerentes. Este empréstimo oferece uma taxa de subscrição de quatro por cento. Neste ano, os encarnados pagaram 75 milhões de euros em reembolsos, o mais recente teve lugar em abril.
Já o Sporting prepara-se para encaixar mais 9,5 milhões de euros pela transferência em definitivo de Matheus Pereira para o West Bromwich. Ao estar presente no onze titular do clube do Championship neste sábado frente ao Birmingham FC (0-0) – 30º jogo no como opção inicial pela equipa -, o luso-brasileiro ficou assim com a cláusula de opção de compra obrigatória automaticamente ativa. Os leões já tinham recebido 500 mil euros aquando do empréstimo do médio ofensivo de 24 anos, valor ao qual irão acrescer ainda 9,5 milhões. Com a formação feita em Alcochete, Matheus Pereira esteve ainda emprestado a GD Chaves e FC Nuremberga antes de rumar a Inglaterra.
Benfica e Sporting que estiveram em foco na sessão desta semana de Q&A com o António Tadeia, mas por outros motivos. Nas respostas a perguntas colocada pelos espectadores do Futebol de Verdade (segunda a sexta-feira às 12h30, nas redes sociais), o António Tadeia abordou as escolhas de Rúben Amorim no Sporting, a estratégia de Sérgio Conceição no FC Porto e o momento de Bruno Lage no Benfica, para além do momento geral do futebol português e do que significaria uma Liga Europeia. Veja aqui a sessão de Q&A.
Ainda neste sábado, o Conselho de Arbitragem revelou as nomeações para os primeiros jogos da 28ª jornada da Liga Portuguesa. Artur Soares Dias vai estar no dérbi entre FC Porto e Boavista, a 23 de junho, com Manuel Oliveira no VAR. O Benfica-Santa Clara, no mesmo dia, vai ser apitado por João Pinheiro, com Rui Costa como VAR. André Narciso vai arbitrar o Gil Vicente-CD Aves, Manuel Mota o Portimonense-Marítimo e Vítor Ferreira o duelo entre Vitória FC e Rio Ave.
Apesar de não ter sido dia de futebol em Portugal foi noutros dos principais campeonatos europeus. No país vizinho, o Atlético Madrid subiu ao pódio da Liga Espanhola com uma vitória por 1-0 diante do Real Valladolid, selada por um golo tardio de Vitolo, já sem João Félix em campo. O Getafe CF deu um passo em falso na luta pela Champions com um empate 1-1 na receção ao SD Eibar. Em terras bascas, o Athletic Bilbau levou a melhor sobre o Betis por 1-0. Mais abaixo na tabela, o Espanyol está na última posição depois da derrota por 3-1 frente ao UD Levante. Veja aqui todos os golos do dia em Espanha.
Em Inglaterra houve bomba portuguesa no triunfo do Wolverhampton WFC sobre o West Ham. Pedro Neto marcou um golaço e Jiménez fez o outro remate certeiro da vitória por 2-0 que coloca o Wolves em igualdade pontual com o Manchester United, quinto classificado. Num semblante mais carregado está o Arsenal, que voltou a perder pela segunda vez após a retoma, desta feita diante do Brighton & Hove Albion por 2-1. O Leicester City também não teve um bom dia ao empatar 1-1 com o Watford FC e pode ficar com o pódio em risco. A fechar a noite, o Crystal Palace derrotou o AFC Bournemouth por dois golos sem resposta. Veja aqui os golos deste sábado da Liga Inglesa.
Em solo alemão, o Borussia Dortmund garantiu a vice-liderança da Liga Alemã com um triunfo por 2-0 sobre o rival RB Leipzig na 33ª e penúltima jornada. Haaland foi a figura do encontro ao bisar. Em Munique fez-se a festa (sem adeptos no estádio…), com o Bayern já coroado campeão, e mais um triunfo, desta feita um 3-1 diante do SC Friburgo com bis de Lewandowski e um golo de Kimmich. Golo que André Silva não conseguiu fazer apesar da titularidade no FC Colónia–Eintracht Frankfurt (1-1) – Bas Dost marcou. O Borussia Mönchengladbach roubou o quarto lugar ao Bayer Leverkusen com uma vitória por 3-1 sobre o SC Paderborn, quando os farmacêuticos perderam por 2-0 em Berlim. VfL Wolfsburgo e TSG Hoffenheim confirmaram a presença nas competições europeias e mais abaixo Fortuna Düsseldorf e Werder Bremen deixaram para a última ronda a decisão entre quem desce e quem vai ao play-off de manutenção. Veja aqui os golos da jornada da Bundesliga.
Em Itália, este sábado não contou com jogos muito apelativos aos amantes do desporto rei. Ainda assim, o Hellas Verona de Miguel Veloso aproximou-se dos lugares europeus com uma vitória por 2-1 diante do Cagliari Calcio. O Parma Calcio de Bruno Alves foi menos feliz ao empatar 1-1 na deslocação ao terreno do Torino FC. Veja aqui os golos destes dois duelos.
Por cá, destaque ainda para a demolição do histórico estádio Mário Duarte, que acolheu os jogos do Beira-Mar desde 1935. O recinto vai ser utilizado para ampliar o Hospital Infante D. Pedro e neste sábado a direção do Beira-Mar abriu as portas aos sócios para se despedirem do estádio e se quisessem levar uma recordação como uma cadeira das bancadas ou um pedaço de relva. O Beira-Mar joga agora no Estádio Municipal de Aveiro, que terá um campo de treinos nas imediações, de acordo com o protocolo assinado entre o clube e a Câmara Municipal.


Com a fase final da Liga dos Campeões a ter lugar em Lisboa a partir de 12 de agosto, Neymar apontou baterias à conquista do troféu e “fazer história”, uma vez que a Liga Francesa foi dada por concluída devido à pandemia de Covid-19, com o Paris Saint-Germain proclamado campeão. “Este período foi atípico, mas o principal foi manter a segurança com a mente e o corpo em dia. Estou pronto e empolgado para o regresso, pensando muito na Liga dos Campeões, claro. Temos um grupo forte, conseguimos uma classificação histórica para os quartos de final e agora é focar no objetivo. Treinei muito nos últimos meses, com a mesma intensidade e dedicação, mas sinto falta do calor do jogo. Mal posso esperar para entrar em campo e, se Deus quiser, fazer história”, disse o internacional brasileiro através do site oficial. O PSG, o Atlético Madrid, a Atalanta e o RB Leipzig são as equipas já com presença assegurada nos ‘quartos’. Faltam ainda resolver as eliminatórias entre: Chelsea-Bayern Munique (0-3); SSC Nápoles-FC Barcelona (1-1); Olympique Lyon-Juventus (1-0); e Real Madrid-Manchester City (1-2).
Na Ucrânia foi dia de festa para Luís Castro e companhia com o Shakhtar Donetsk a sagrar-se campeão. O clube treinado pelo técnico português recebeu e venceu o Oleksandryia por 3-2, este sábado, resultado que confirmou o título. Taison e Tetê (bis) marcaram para o Shakhtar e os golos adversários chegaram por Banada e Tretyakov. O Shakhtar ficou, assim com 19 pontos de avanço sobre o Dínamo Kiev (tem menos um jogo), segundo classificado, quando faltam disputar apenas 15 pontos. O emblema de Donetsk atinge o tetracampeonato, o primeiro com Luís Castro após três conquistados por Paulo Fonseca.


Do Brasil chega a história de que Jorge Sampaoli estava a aguardar que Jorge Jesus deixasse o Flamengo no início da nova temporada por lá para assumir o comando do clube e por isso mesmo deixou o Santos, onde foi sucedido por Jesualdo Ferreira. “A passagem do Sampaoli foi um sucesso. É um excelente treinador, que conseguiu levar-nos ao vice-campeonato. O único problema foi ele não ter tido paciência para cumprir mais um ano de contrato que tinha connosco e ofereceu-se a outras equipas. Queria ganhar mais e nós não tínhamos condições para siso. Ofereceu-se ao Palmeiras, Atlético Mineiro e ficou à espera de que o Jorge Jesus deixasse o Flamengo, também”, referiu José Carlos Pereira, presidente do Santos, em declarações à Fox Sports.
Por falar em Brasil e Jorge Jesus, o Campeonato Carioca foi suspenso depois de ter sido reatado na quinta-feira. Marcelo Crivella, prefeito do Rio de Janeiro, suspendeu os eventos desportivos à porta fechada. A decisão tem o intuito de adequar “os protocolos sanitários apresentados pelas federações desportivas ao protocolo sanitário municipal”. O campeonato vai estar paralisado até ao dia 25 deste mês e serão necessárias inspeções prévias aos centros de treino das equipas para verificar o cumprimento do protocolo sanitário municipal. Os clubes cujos centros de treino são fora da prefeitura, terão de apresentar um relatório de inspeção sanitária do órgão municipal competente até dia 25.